O iFood é uma empresa de tecnologia que tem como propósito alimentar o futuro do mundo. Para isso, é fundamental que os FoodLovers (como o iFood chama seus colaboradores e colaboradoras) se orgulhem dessa essência tech.
E essa é justamente a ideia por trás do projeto Orgulho Tech, que surgiu com o objetivo de fortalecer a identidade tech da empresa e resgatar o orgulho geral do público interno do iFood em fazer parte de uma empresa de tecnologia.
Deu tão certo que a ação “iFood Share – Somos Tech” foi reconhecida nacionalmente na categoria “Relacionamento com o Público Interno” em outubro de 2022 no Prêmio Aberje, da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial, que elege as melhores ações de comunicação das empresas.
“Essa entrega reforça a atuação estratégica da área de comunicação em contribuir com o negócio e o papel do iFood Share como um ritual interno incrivelmente capaz de materializar na prática como é a cultura do iFood”, comenta Gabriela Ranzani, coordenadora de Comunicação Interna e Cultura no iFood, que comemora a conquista do Prêmio Aberje com todo o time que se dedicou tanto ao projeto.
iFood Share: o pontapé inicial do Orgulho Tech
Para alcançar o objetivo de despertar orgulho em trabalhar em uma empresa tech nos FoodLovers, a equipe de Comunicação Interna do iFood realizou em 2022 uma ação de grande impacto como pontapé inicial do projeto Orgulho Tech.
Em maio, a edição semestral do iFood Share, principal ritual de cultura do iFood, voltado para os mais de 5 mil funcionários, ganhou o mote “Somos Tech”. E toda a narrativa do evento foi desenhada para trazer a atmosfera de tecnologia, desde a cenografia, recursos tecnológicos com palco multitelas, até a construção da agenda.
Para começar, em vez de as falas iniciais serem do CEO Fabrício Bloisi, quem “hackeou positivamente” essa abertura foi o CTO (Chief Technology Officer) do iFood, Flavio Stecca.
Metaverso em cena
O conceito de conectar o real ao virtual (que é o próprio metaverso) foi a aposta da área para trazer a atmosfera tech para o evento e oferecer uma experiência de conexão com o tema para todos os FoodLovers, presencialmente ou virtualmente.
Em vez de entrar no palco como de costume, o CEO do iFood estava lá no metaverso, trazendo suas mensagens em forma de avatar, em uma “savana”, ao lado do Elefante Johnny.
Esse personagem representa a cultura do iFood de enfrentar “cara a cara” os fatos brutais para encontrar as soluções mais fáceis, ágeis e rápidas para os problemas.
Ao sair pelo lado esquerdo do telão, o avatar do CEO deu lugar ao Fabrício em pessoa no palco, sincronizando o metaverso com o mundo real. O recado foi claro: o iFood está em todos os lugares e para todas as pessoas.
O formato híbrido permeou todo o evento, alternando atrações físicas e digitais. A agenda contou com diversos quadros, a maioria deles focado intencionalmente em tecnologia, sem perder a leveza e o espírito do “rir de si mesmo”, característica bastante presente na cultura do iFood.
E, se o evento tinha o objetivo de fortalecer o Orgulho Tech, não tinha como não falar de quem sonhou junto com o iFood desde que ele começou tão pequeno. A aposta da área de comunicação interna para isso foi um vídeo que cruzou a história de Flavio Stecca com a do iFood, projetando um diálogo imaginário entre o CTO e o CEO Fabrício Bloisi quando eram mais jovens – uma viagem tecnológica no tempo, digamos.
No final, o evento trouxe bons resultados:
- Mais de 4.500 FoodLovers assistiram remotamente ao vivo
- Mais de 800 FoodLovers viram o conteúdo pós-evento
- Mais de 1.000 “reações” no link da transmissão no Workplace
- 492 FoodLovers marcaram presença na plateia em Osasco
- 40 FoodLovers estiveram na plateia em Campinas
- 68 FoodLovers estiveram na plateia virtual● 423 terceiros de tech assistiram ao evento online.