No final de semana de 14 e 15 de janeiro, o Aterrinho da Praia de Iracema, em Fortaleza (CE), vai receber 70 mil pessoas para o festival gratuito “Férias na Pi”, que terá atrações como Ludmilla e Don L.
E o projeto Re-ciclo —plataforma gratuita de coleta de recicláveis da prefeitura de Fortaleza em parceria com iFood, Solos e Ecofor Ambiental— estará lá novamente para coletar recicláveis durante todo o evento.
Na festa de Réveillon, o Re-ciclo mobilizou um grupo de catadores de associações locais e também autônomos, que juntos recolheram oito toneladas de resíduos recicláveis nos dias 30 e 31 de dezembro.
Agora, a operação se repete, e um novo grupo com cerca de 20 a 25 catadores vai estar a postos para coletar materiais recicláveis (como plásticos, papel, vidro e alumínio) ao lado de garis, que farão a varrição da areia.
Haverá também uma central de reciclagem no local, perto do palco, onde esse material passará por uma triagem para ser encaminhado para a reciclagem. Lá, os catadores farão a separação e a pesagem do material. Depois, a retirada do material será feita pela empresa de limpeza urbana licitada pela prefeitura.
Na ação do Re-ciclo realizada no Ano Novo, 64% do material coletado era composto por resíduos de vidro, 17% de alumínio, 15% de plástico e 4% de papelão, segundo a prefeitura de Fortaleza. Cada catador recebeu, em média, R$ 660 pelos dois dias de trabalho, o dobro do valor que eles costumam arrecadar por mês.
E, no final, para cada tonelada recolhida de resíduos recicláveis, o projeto Re-ciclo, com a participação de seus apoiadores, realizará o plantio de mil árvores. Serão, então, 8 mil no total, enriquecendo a cobertura vegetal de Fortaleza.
“Depois do sucesso de operação e impacto do Re-ciclo no Réveillon, agora damos continuidade a um ciclo de grandes eventos em Fortaleza em que a reciclagem será protagonista. Essa é uma mudança estruturante na cidade. Geramos percepção e despertamos maior interesse pelo tema, conseguimos efetivamente coletar os resíduos e dar o destino correto e profissionalizar e melhorar a qualidade do trabalho e renda dos catadores”, afirma cofundadora da Solos, Saville Alves.
O que é o Re-ciclo?
O Re-ciclo surgiu em setembro de 2022. Seus objetivos são promover a coleta seletiva porta a porta em residências, bares e restaurantes em cinco bairros do município e atingir a marca de 370 toneladas de recicláveis coletados até junho de 2023.
No Re-ciclo, a coleta é feita por triciclos elétricos conduzidos por catadores de associações selecionadas para atuar no projeto para gerar maior inclusão social e aumento de renda para os catadores.
Fortaleza também foi, em setembro, a primeira cidade do país a aderir ao “Guia para Cidade Modelo em Gestão de Resíduos e Reciclagem”, publicação criada pelo iFood em parceria com a Manuia Consultoria.
Resultado de uma imersão nos desafios da reciclagem de lixo no Brasil, o guia foi elaborado com base na Política e o Plano Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). A publicação passou a integrar o Programa Fortaleza Mais Verde, orientando práticas como a gestão de resíduos recicláveis em grandes cidades direcionando para um modelo que atenda à política atual.