Presente em diversos setores, a realidade virtual movimenta um mercado de bilhões de dólares todos os anos e ganha cada vez mais adeptos e espaço, em especial no metaverso.
Ainda assim, muita gente tem dúvidas sobre como ela funciona e onde é aplicada. Neste guia, explicamos tudo isso e damos alguns exemplos, além de tratar de sua importância e da diferença para realidade aumentada.
O que é realidade virtual?
A RV é o uso de tecnologia para criar ambientes virtuais tridimensionais com os quais as pessoas podem interagir, alterando sua percepção do mundo.
Ela cria um ambiente digital imersivo que simula a presença do usuário em outro lugar ou situação, usando recursos como óculos de RV, sensores de movimento e áudio 3D.
Em vez de apenas observar uma tela, você se sente dentro do ambiente virtual, podendo interagir com ele de forma natural (virar a cabeça, mover as mãos, andar).
Alguns exemplos práticos de uso são:
- Jogos e entretenimento: experiências de videogame totalmente imersivas.
- Treinamentos profissionais: simulações para medicina, aviação, indústria.
- Educação: aulas em ambientes virtuais (como visitar Marte ou o fundo do oceano).
- Arquitetura e design: visualizar projetos em escala real antes de construí-los.
Características da realidade virtual
Suas aplicações ampliam os sentidos de visão, tato e audição, enriquecendo a experiência dos usuários nesses ambientes virtuais tridimensionais e multissensoriais.
A RV consiste em tecnologias de interface entre usuários e um sistema operacional. São elas que permitem a imersão, a navegação e a interação em ambiente virtual.
Como a realidade virtual funciona?
A realidade virtual funciona por meio de dispositivos tecnológicos que geram ambientes nos quais uma pessoa interage com o mundo virtual em três dimensões e em tempo real.
Conceitos fundamentais
O ambiente gerado é baseado nos conceitos de imersão, interação e envolvimento:
- Imersão: diz respeito à sensação de presença física no ambiente virtual
- Interação: tem a ver com manipulação de objetos virtuais pelo usuário por meio de dispositivos de entrada tridimensionais, como óculos de RV
- Envolvimento: diz respeito ao grau de motivação do usuário com atividades de interação e manipulação dos objetos no ambiente virtual
Óculos de Realidade Virtual: saiba como funcionam
Os óculos de RV são acessórios utilizados em jogos, filmes, locais de exposição, como museus, na educação e medicina, entre outros.
Tecnologia dos Óculos RV
Esses óculos são compostos por um ou dois displays LCD por olho. Para cada olho, é gerada uma imagem diferente da outra.
Essas imagens são tridimensionais e dão uma ideia de profundidade de percepção ao usuário.
Além disso, os sistemas de rastreamento dos óculos de RV fazem um mapeamento dos movimentos dos usuários, ajustando as imagens de acordo com esses movimentos.
Tipos de Óculos RV
Se uma pessoa estiver usando óculos para projetos de arquitetura, por exemplo, poderá simular uma caminhada no local e, ao seu redor, poderá visualizá-lo de diferentes ângulos.
Atualmente existem quatro tipos de óculos de realidade virtual:
- PC VR
- Console VR
- Smartphone
- Standalone — que são completos, sem necessidade de se conectar a um dispositivo externo
A importância da RV para as empresas
As empresas estão valorizando seu uso em áreas como medicina, turismo, segurança, arquitetura e marketing, entre outras.
Mercado e projeções
Com isso, o mercado de realidade virtual e realidade aumentada deve atingir US$ 451,5 bilhões até 2030, segundo projeção da empresa de consultoria Acumen.
Benefícios Empresariais
A RV pode trazer uma experiência imersiva em um ambiente real em tempo real para diferentes finalidades, como:
- Treinamentos de segurança
- Vivência em um determinado local de trabalho remoto sem necessidade de deslocamento
- Ferramenta eficaz de comunicação
- Aprimoramento da experiência dos usuários quando estão imersos no metaverso
- Informações detalhadas de produtos para compradores em potencial
Realidade Aumentada x Virtual: principais diferenças
Tanto a realidade virtual como a realidade aumentada modificam a forma como as pessoas percebem a realidade e o mundo, porém fazem isso de formas diferentes.
Realidade Aumentada
A realidade aumentada adiciona elementos virtuais à realidade, sobrepondo figuras virtuais em cenários e ambientes físicos. Um exemplo clássico é o jogo Pokémon Go.
Realidade Virtual
Já a RV cria ambientes totalmente virtuais, oferecendo uma experiência imersiva e interativa em ambientes e cenários totalmente digitais.
Onde a realidade virtual já é utilizada?
A RV já é usada em diversos setores produtivos e de diferentes formas em áreas como:
- Medicina
- Turismo
- Marketing
- Varejo
- Construção civil
- Educação
- Finanças
- Recursos humanos
- Indústria 4.0
Aplicações práticas
Treinamento de pessoal e de segurança, desenvolvimento de protótipos, visitas virtuais em museus, treinamentos médicos e jogos educativos são algumas utilizações de RV.
Apesar de essa tecnologia estar em desenvolvimento, a redução nos custos de equipamentos, a popularização e adesão de empresas ao seu uso vão se tornar cada vez mais comuns.
Exemplos práticos de uso da realidade virtual
Existem diversos exemplos de como empresas têm utilizado RV em seus negócios, do varejo à educação.
Casos de Sucesso
Walmart
A rede de supermercados está explorando experiências XR (realidade estendida, que inclui realidade virtual) para criar lojas virtuais em plataformas como Roblox, Spatial, Zepeto e Minecraft. Em 2025, a marca lançou uma experiência chamada Walmart Unlimited na plataforma Spatial, com narrativa, jogabilidade e comércio real embutido.
Adidas
A marca usou RV para simular a escalada de montanha no percurso Delicatessen, em Punta du Corbi, na Córsega. Os usuários colocavam headsets de RV para vivenciar uma escalada virtual. Dessa forma, a Adidas engajou o público da linha outdoor, mostrando a intensidade da atividade, escala, e desafios para além da simples publicidade tradicional.
Highland Spring
A marca de água potável do Reino Unido fez uma campanha nacional que incluiu uma experiência de RV em que os consumidores usavam headsets para serem transportados virtualmente para o topo da fonte da Highland Spring nos vales escoceses e participar de um desafio de encontrar logos da ação em prol da reciclagem entre as colinas.


