Como os pedidos são distribuídos no iFood?

Distribuição de pedidos para os entregadores segue critérios como proximidade de regiões de grande demanda, bem como bom uso do app

No iFood, os pedidos são distribuídos aos entregadores de acordo com um conjunto de critérios. Para distribuir as rotas a quem vai levar a refeição ou as compras até a sua casa, a empresa usa inteligência de dados e conta com algoritmos para distribuir os pedidos. 

Confira, a seguir, quais são os critérios que o app leva em conta para fazer a distribuição dos pedidos:

Proximidade de regiões de grande demanda

Entregadores que estão mais perto de locais de demanda intensa, como os que concentram lojas e centros comerciais, são priorizados para que o deslocamento do entregador até o ponto de retirada seja o mais curto possível.

Dedicação a uma região específica

Algumas lojas e regiões que têm operações especiais exigem maior agilidade para atender aos pedidos. Por isso, entregadores dedicados, que em determinados horários atuam em áreas específicas, recebem os pedidos daquela região antes de outros entregadores. Atualmente, entregadores dedicados são vinculados a um operador logístico

Agendamento de horário 

Nas praças onde o iFood oferece a ferramenta de Planejamento, o agendamento de horários por parte dos entregadores é o segundo critério usado na distribuição dos pedidos.

Assim, entregadores que agendam com antecedência os horários em que estarão disponíveis nessas praças são priorizados na distribuição.

A ferramenta ainda informa quão cheio cada horário está. Ao visualizar os bonequinhos de ocupação, que mostram a relação entre demanda e oferta de entregadores agendados, é possível avaliar qual período oferece mais chances de receber pedidos na hora de escolher os horários.

Bom uso do app

Outro critério para a distribuição de pedidos do iFood é o bom uso do app pelos entregadores, ou seja, a adoção de boas práticas que garantem o bom funcionamento do app e a qualidade das entregas.

Um exemplo de boa prática é manter a cordialidade com lojas e clientes e manter uma boa finalização de coletas e entregas. Outra é estar com pelo menos 15% de carga na bateria do celular e com o GPS calibrado em alta precisão.

A gentileza e o cuidado ao realizar as entregas são também importantes para a conceituação dos entregadores, pois melhoram a avaliação no app.

Atualmente, o bom uso do app está passando por atualizações para se transformar no Score, uma numeração que estabelece o nível do entregador de acordo com seu histórico de uso do aplicativo. Quanto melhor o Score, maior a prioridade do entregador na distribuição de pedidos.

Essa é uma novidade que começou a ser introduzida no final de 2022 e está disponível apenas em praças específicas. O iFood prevê a expansão dessa atualização para mais praças no primeiro semestre de 2023.

Necessidades especiais do pedido

O último critério a ser considerado são as necessidades especiais do pedido, como o peso e a forma de pagamento. Nas rotas de pequena distância com pedidos mais leves, por exemplo, o algoritmo geralmente seleciona entregadores que estão de bicicleta.

Já para rotas mais longas com itens que cabem na bag, são priorizados os que estão de moto. Por fim, para as compras volumosas, como as de mercado, são priorizados os entregadores que entregam com carro.

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