Restaurantes contam como cresceram com o iFood

Quatro empreendedores falam sobre como expandiram sua operação usando as ferramentas da plataforma

Quando um restaurante entra na plataforma do iFood, os empreendedores têm à sua disposição uma série de ferramentas para melhorar sua operação no dia a dia e ter acesso a uma análise inteligente de dados e à sua expertise em logística.

Com isso, podem descobrir novas oportunidades de gerar vendas e ter mais recursos para tomar decisões estratégicas de negócio. Quer saber como isso acontece? Conheça a história de quatro restaurantes que cresceram com o iFood.

A Casa da Severina: dark kitchen de comida nordestina 

A Casa da Severina é um restaurante de comida nordestina fundado em 2018 no Rio de Janeiro (RJ). No ano seguinte, a empresa entrou no iFood, mas percebeu que não estava tendo resultados, conta Felipe Helvio, sócio-gestor do estabelecimento. 

Foi então que seus gestores perceberam que estava faltando fazer a lição de casa. “Decidimos seguir à risca as orientações do iFood. Providenciamos fotos dos produtos e passamos a participar das campanhas realizadas pelo aplicativo”, explica Felipe.

A partir daí, A Casa da Severina deslanchou. “Com a divulgação adequada, a máquina passou a trabalhar sozinha a nosso favor”, diz Felipe. Ele conta que um dos problemas era que, no começo, os clientes tinham a opção de montar seus pratos com diversos itens. 

“Percebemos que muitos não davam continuidade ao pedido por ficarem em dúvida sobre o que escolher. Passamos, então, a oferecer pratos específicos já montados, e isso resolveu o problema”, afirma.

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A Casa Severina explora um bom nicho no app: o de comida nordestina

O sucesso foi tanto que, em dezembro de 2021, A Casa da Severina montou uma dark kitchen para ajudar a atender aos pedidos de delivery. “Só em dezembro de 2022 foram 4.500 pedidos, um número bastante expressivo para um tipo de comida que não tem tradição nesse modelo”, conta o empreendedor.

Ele considera as ferramentas disponibilizadas pela plataforma essenciais para o crescimento do negócio. “Em dias de pico, usamos o Entrega Fácil para não atrasar os pedidos”, diz Felipe. O serviço ajuda os parceiros a entregar todos os pedidos que costumam receber por outros canais de venda (como telefone, redes sociais e outros aplicativos de delivery).

O iFood Shop, plataforma de compras que atende aos restaurantes parceiros do iFood, também é habitualmente utilizado pela casa. “Produtos como arroz e óleo estão geralmente muito mais baratos ali em relação aos preços de mercado”, destaca. “A própria embalagem que usamos contribui para que as pessoas peçam um baião-de-dois ou um feijão tropeiro no almoço, por exemplo.”

Doceria Kiorelle: apoio logístico para crescer

A Doceria Kiorelle, fundada em 2019 em São Paulo (SP), também aproveitou o suporte do iFood para traçar uma estratégia de expansão durante a pandemia de Covid-19.

Na época, seus sócios notaram que havia uma demanda também por salgados. “Com a pandemia, percebemos que o negócio precisava ainda de um braço de itens de padaria”, afirma o fundador Paulo Henrique Oliveira Neves.

A marca começou apenas com a doceria na plataforma do iFood. Mas, quando os sócios disseram para a empresa que tinham interesse em expandir o negócio para outras cozinhas, receberam ajuda para entender onde havia demanda. Resultado: hoje a Kiorelle tem quatro lojas diferentes no iFood —incluindo uma de açaí.

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A doceria Kiorelle hoje tem quatro lojas diferentes no iFood

Paulo explica que esse crescimento não seria possível sem o apoio logístico do iFood. “No nosso primeiro mês de operação, tivemos 20 pedidos pelo delivery”, contabiliza. “Na Black Friday de 2022, chegamos a 12 mil pedidos. Sozinho, eu não teria o know-how de entrega para viabilizar uma escalada desse porte.”

O empreendedor afirma ter percebido significantes aumentos no número de pedidos pela participação em promoções incentivadas pelo iFood. “Nossa marca ficou muito conhecida na zona norte de São Paulo graças a elas”, sentencia.

A análise adequada do aplicativo, diz, também é crucial para entender as melhores estratégias de atração e fidelização dos clientes. “Faz mais sentido eu dar frete grátis para clientes que estão a um raio de 3 km do restaurante”, exemplifica.

Boali: do salão para a dark kitchen

A franquia de restaurantes de alimentação saudável Boali foi fundada em 2016 focada na abertura de restaurantes. Em seus primeiros anos, a marca centrou seus investimentos e esforços no atendimento no salão, conta o CEO, Rodrigo Barros.

Em 2019, quando a marca entrou no iFood, o delivery ainda não tinha muita expressão para eles. “A gente era bem pequenininho dentro do iFood, 98% do nosso faturamento estava concentrado no balcão”, lembra Rodrigo.

Mas o jogo logo virou quando no ano seguinte veio a pandemia de Covid-19. “O iFood se transformou no nosso mais importante parceiro. Nós aumentamos o número de lojas e de cidades”, afirma o empreendedor, que conta aqui toda a sua trajetória com a Boali.

Hoje, a Boali tem não só lojas franqueadas mas também dark kitchens —e um projeto de internacionalização. “Em 2023 temos uma expectativa de faturamento ainda maior. Entendemos que o iFood não é apenas o nosso parceiro de delivery, é um parceiro estratégico para o nosso crescimento.”

Bar do Alemão: expansão do interior para a capital

O Bar do Alemão nasceu em Itu (SP), onde ficou famoso pelo filé à parmegiana. E, com apoio do iFood, expandiu o negócio para outras cidades, incluindo a capital. “Essa parceria foi fundamental para abertura de duas novas unidades de delivery”, conta o sócio Joubert Steiner. 

Joubert conta que, usando dados estratégicos (como os de hábitos de consumo), o iFood o ajudou a tomar decisões importantes para essa expansão. As novas unidades ficam em São Paulo (SP) e Santo André (SP) e são dedicadas apenas ao delivery (dark kitchen). Hoje, respondem por 50% do faturamento da empresa.

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O Bar do Alemão, famoso pelo filé à parmegiana, planejou sua expansão com dados do iFood

Ele avalia que a tecnologia do iFood permite que o restaurante dê conta do aumento de demanda ocasionado durante as campanhas promocionais realizadas na plataforma. “O sistema é muito ágil”, afirma o empreendedor, que chama atenção para a força da marca do iFood como um fator que potencializa o alcance do estabelecimento.

Outra ferramenta que Joubert usa no dia a dia é o Cardápio Digital. Para ele, a ferramenta ajuda no contato direto com os clientes e na construção do relacionamento com eles, a um custo que é favorável para o empreendimento.

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