Especialista em recrutamento mostra o passo a passo de como alcançar seus objetivos
Tirar planos do papel, embora pareça tarefa simples, demanda planejamento. Mas, com alguns passos, é possível colocar em prática o que desejamos. Confira a seguir cinco dicas da Ana Paula Prado, diretora nacional da plataforma de recrutamento InfoJobs, para atingir metas estabelecidas:
1. Defina objetivos possíveis
Em primeiro lugar, as metas definidas devem ser alcançáveis e estar dentro da sua realidade. “Elas podem ser desafiadoras, mas precisam ser tangíveis para que você não deixe de lado ou desanime ao longo do ano”, afirma Ana Paula.
2. Escreva os objetivos
Segundo a especialista, visualizar cada uma das metas ajuda a ter mais controle sobre elas, uma vez que estarão sempre à nossa disposição. Vale anotar no papel, no planner, em um aplicativo —todos vão ajudar a manter o foco e a não esquecer o que planejamos.
3 . Divida as metas
Se seu objetivo é ler quatro livros sobre sua área de atuação profissional no ano, divida-o em partes menores (como ler uma obra a cada três meses). “Uma forma de ter maior controle é colocar metas de curto prazo e definir um tempo para as ações macro. Outra dica é dividir por períodos e áreas da vida”, explica ela.
4. Revise suas metas
Além de anotar os objetivos, é importante acompanhar a evolução de cada um. Por isso, Ana Paula aconselha marcar datas de revisão e, a cada determinado período, analisar o andamento de cada meta para ver como estão se desenvolvendo. “Voltando ao exemplo do livro: talvez você tenha acumulado um livro para o próximo trimestre e precise de um novo cronograma”, diz.
5. Tenha autocompaixão
Perseguir metas é importante, mas algumas situações fogem do nosso controle. Não por acaso, a autocobrança precisa se manter num nível saudável, sem excessos que a tornem nociva. “Os objetivos precisam ser motivadores, e não o oposto. Se estiverem gerando pressão ou sentimentos negativos, recalcule a rota. O mais importante é desfrutar das conquistas.”
Nova Economia: o que é um OKR?
5 dicas para crescer profissionalmente em 2022
4 iniciativas do iFood para se inscrever neste começo de ano
Você tem as competências valorizadas para o trabalho do futuro?