Antes da pandemia de Covid-19, fazer compras online todo dia ou toda semana fazia parte do dia a dia de 35% dos brasileiros e brasileiras. Depois de março de 2020, essa taxa cresceu e chegou a 57%, e em 2021 a maioria (55%) disse que continuaria fazendo compras em lojas digitais mesmo depois da pandemia, segundo a pesquisa “Consumo Online no Brasil”, realizada pela Edelman para o Paypal.
O estudo, realizado com mil pessoas em todo o país, mostra que 87,5% dos entrevistados incorporaram as compras online ao seu cotidiano —e a maioria (84,5%) faz isso sempre que pode. O smartphone é o meio escolhido por 91% para comprar, e 58% preferem usar o notebook.
No segmento de alimentos e restaurantes, os apps de delivery são os mais usados: ficam com uma fatia de 93,7% dos pedidos online. Quase metade (44%) das pessoas disseram que fazem esse tipo de compra toda semana, especialmente pela comodidade e para economizar tempo, segundo o estudo.
Os aplicativos de entrega também são o principal canal de compras online em supermercados e farmácias, representando 73,3% das transações online (e 34% das pessoas fazem ao menos uma compra por semana dessa forma).
Uma novidade apontada pela pesquisa é que as pessoas estão se familiarizando com o uso de carteiras digitais. Quase 83% dos entrevistados dizem que usam esse meio de pagamento com muita frequência —especialmente as mulheres e quem tem de 25 a 44 anos.
Essa modalidade também vem sendo muito usada para fazer compras online de combustíveis. Entre os entrevistados, 39% disseram usar apps de carteiras digitais para abastecer seus veículos; nove entre dez afirmaram que continuarão pagando nesta modalidade no pós-pandemia. Nos Estados Unidos, 15% dos usuários de carteiras digitais já nem saem mais de casa com a física no bolso (ou na bolsa), aponta uma pesquisa da consultoria McKinsey realizada em 2021.
Lidar com meios de pagamentos online não é considerado um obstáculo. Ao contrário: 98,3% dos brasileiros e brasileiras acha fácil fazer esse tipo de operação. Os homens gostam mais de usar o cartão de crédito (80,2%) e as carteiras digitais (47,2%), enquanto as mulheres preferem liquidar a fatura na hora, usando o cartão de débito (59,4%) e o PIX (51,8%).
No futuro, destaca a pesquisa, brasileiros e brasileiras querem usar os meios digitais para pagar outros tipos de conta. Em cinco anos, eles desejam quitar boletos de contas de água, eletricidade e serviços de educação usando carteiras digitais e QR Codes.
Saiba mais
- Digitalização de restaurantes: Como usar a tecnologia a favor do seu negócio
- Formas de pagamento do iFood: saiba quais são e como são protegidas
- Digitalização do cardápio ajuda a alavancar vendas de restaurantes
- Como melhorar o desempenho no delivery? iFood dá dicas aos restaurantes parceiros