Quem consegue resistir a um convite para fazer uma pausa e tomar um café especial? Não é aquele do dia a dia, só para acordar de manhã, e sim um mais elaborado, o 100% arábica.
Esse nome, aliás, remete ao trajeto que o café fez até chegar ao Brasil. Isso porque seu consumo se popularizou na Etiópia (África) e ganhou projeção na Arábia Saudita, de onde vem a denominação “arábica”, que se refere à espécie mais consumida.
Seu sabor e aroma suaves seduzem os fãs da bebida. Mas qual é a diferença entre o café especial e os demais? A gente explica a seguir.
O que é café especial?
Café especial (ou café de especialidade) é aquele feito com grão arábica e que possui acima de 80 pontos na classificação da Specialty Coffee Association (SCA), que vai até 100.
Considerado um café de alta qualidade, tem origem controlada, é feito com grãos nobres e sua produção é certificada como ambiental e socialmente sustentável.
Por causa de seus atributos qualitativos, ele tem um significativo valor extra de mercado quando comparado aos cafés tradicionais.
Mesmo assim, o consumo de cafés especiais cresce 15% ao ano, segundo levantamento de 2021 da Federação dos Cafeicultores do Cerrado.
O que é considerado um café especial?
Os atributos avaliados para um café ser considerado do tipo especial são fragrância e aroma, uniformidade, amargor, acidez, corpo, equilíbrio, sabor residual (retrogosto) e ausência de defeitos.
Para atingir a pontuação de acordo com esses critérios, a produção do café deve ser feita com os frutos maduros, os chamados grãos cereja, por conta da cor avermelhada.
Depois de secos, limpos e selecionados, os grãos são encaminhados para um laboratório de análises sensoriais, para então serem torrados.
A região de cultivo do café também indica se o café é especial. No Brasil, os cafés especiais vêm de plantações situadas de 800 a 1500 metros acima do nível do mar.
Montanhas no sul de Minas Gerais, cerrado mineiro, norte do Paraná, região Alta Mogiana, em São Paulo, planalto e oeste da Bahia são regiões onde se produz café especial.
Como saber se o café é especial?
Para saber se um café é especial é necessário observar as seguintes características: cor do café, sabor, aroma e embalagem com certificação.
O café especial tem uma coloração avermelhada ou caramelizada, sabor com notas doces e suaves, que remetem , em geral, a frutas, flores, mel, nozes, chocolate e caramelo.
Além disso, é possível identificar um café especial pelas certificações que aparecem no rótulo e/ou embalagem, como o selo da Brazil Speciality Coffee Association.
E qual é a diferença entre café especial e tradicional?
São muitas, e elas começam na seleção dos grãos. No caso do café especial, os grãos são selecionados, uniformes e sem defeitos.
Já para o café tradicional, são utilizados grãos que podem apresentar defeitos e impurezas, pois não passam por uma seleção rigorosa como os especiais.
Outra diferença é o sabor. Cafés tradicionais têm sabor mais ácido e amargor acentuado do que os especiais, que são suaves.
A cor também é uma característica que os diferencia. O café especial pronto tem cor achocolatada e translúcida, enquanto o tradicional é preto e opaco.
Entenda a diferença entre café gourmet e especial
Café gourmet é a certificação de café dada pela Associação Brasileira da Indústria do Café (ABIC) para cafés de alta qualidade, feitos com grãos selecionados e torra controlada.
Segundo a ABIC, são cafés raros, finos e exclusivos, deixando um gosto delicado e suave na boca. Esses cafés têm nota de Qualidade Global de 7,3 até 10.
O café especial passa por outro tipo de classificação, como visto anteriormente, e também possui qualidade superior aos tradicionais.
Onde comprar? Confira dicas do iFood
Você sabe onde comprar esse tipo de café no app do iFood? É simples: abra o aplicativo e clique em “Busca”, no canto inferior esquerdo da tela. Depois, digite “cafés especiais” e selecione entre os mostrados nos resultados.
Também dá para fazer essa compra em mercados que estão no app. No canto superior direito da tela inicial, clique em “Mercados” e, no campo de busca, digite “cafés especiais” para saber o que está disponível.
Café especial em grãos
Para encontrar café especial em grãos, vá no campo de busca e digite o termo “café especial em grãos”. Daí vão aparecer os itens disponíveis na sua região.
Cafés, padarias, empórios e mercados são os locais ideais para comprar café especial em grãos.
Veja como armazenar da forma correta
Existem formas corretas e incorretas de guardar esse tipo de café. Veja algumas dicas de como fazer isso, segundo o barista da Unique Café.
O grande vilão do café é o oxigênio, que acelera o processo de oxidação, provocando mudanças no sabor. Por isso, evite usar um pote para o café.
Ao retirar o café especial da embalagem e colocá-lo em um pote, ele vai entrar em contato com o oxigênio, fazendo com que perca suas características.
Por isso, o ideal é deixar o café na embalagem original, que é preparada para a manutenção certa, com uma película laminada no seu interior e uma válvula para liberar o oxigênio e lacre.
Depois de aberta a embalagem, feche bem com o lacre, pressione bem para liberar o oxigênio e, se possível, use um elástico para envolver toda embalagem.
Feito isso, guarde a embalagem bem fechada em um pote com tampa.
Uma forma incorreta é armazenar esse café na geladeira, pois isso faz com o que ele absorva o gosto de outros alimentos, como cebola e alho. Além disso, pode absorver umidade.