Adotar a bicicleta como modal de transporte, inclusive para fazer entregas, alivia o impacto sobre o meio ambiente, uma vez que ela não é movida a combustíveis fósseis.
Pedalar também faz bem à saúde, especialmente quando a magrela é a tradicional, que demanda exercício físico. Mas, para tirar o melhor proveito desses benefícios, a manutenção da bike convencional precisa estar em dia.
Fazer a manutenção preventiva da bicicleta é uma questão de segurança no trânsito —afinal, a falta da checagem das condições da bike pode causar acidentes. Além disso, não cuidar dela pode aumentar os gastos por causa do desgaste precoce ou da inutilização de seus componentes.
Um exemplo simples de como a ausência de manutenção detona a bicicleta está em um componente dos freios, a sapata. É a pastilha de borracha que provoca o atrito com a roda para frear o veículo.
Quando ela está desalinhada, pode causar cortes no pneu. Se a borracha da sapata estiver muito gasta, poderá estragar até a roda.
A falta de lubrificação é outro problema que não pode ser negligenciado, pois leva ao desgaste antecipado da engrenagem e da corrente —e aumenta o risco de tombos.
De olho no checklist e nos sinais
Para orientar quem quer saber qual é a manutenção necessária, o iFood News reúne dicas do curso “Mecânica da bike: o que você precisa revisar”, disponibilizado gratuitamente pelo iFood Decola (plataforma de conteúdos rápidos de qualificação pessoal e profissional para parceiros do iFood) aos entregadores. O curso foi desenvolvido em parceria com o Sesi.
Para começar, quem usa a bike convencional precisa ficar de olho na periodicidade de cada tipo de manutenção preventiva. E prestar atenção aos sinais de que algo não vai bem com a bicicleta.
Correntes frouxas, por exemplo, em geral indicam desgaste das engrenagens. Se elas fazem barulho, possivelmente falta lubrificação.
Quanto aos freios, a dica é verificar se eles travam as rodas quando acionados e se elas são liberadas quando os manetes são soltos.
O alinhamento também tem de estar no radar. Confira se a distância do pneu dianteiro ao garfo é igual dos dois lados e faça a mesma vistoria do traseiro em relação aos tubos do quadro.
Para checar se os pneus estão murchos, basta pressioná-los com a mão. Se estiverem, será preciso calibrá-los. Na lateral deles costumam estar indicadas as pressões máxima e mínima recomendadas pelo fabricante. Use a máxima para o asfalto e a mínima em vias não pavimentadas.
No quesito lavagem, evite o uso de máquinas de alta pressão na limpeza: prefira pano e detergente específico.
Os cuidados com a manutenção precisam ainda estar alinhados com boas práticas no trânsito, como o uso de equipamentos de segurança para o condutor, como o capacete, e a sinalização com os braços quando for fazer manobras.
Quer um resumo? Confira esse checklist para a manutenção da bike convencional, que mostra o que precisa ser checado —e com qual frequência.