Primeira turma de entregadores se forma em programação no iFood

Em junho, 67 entregadores e entregadoras receberam seu certificado após fazer curso com bolsa no Potência Tech

O programa Potência Tech, do iFood, acaba de formar sua primeira turma composta apenas por entregadores e entregadoras —um dos públicos-alvo dessa iniciativa de educação da empresa para capacitar mais pessoas na área de tecnologia

No dia 20 de junho, 67 alunos receberam, em uma cerimônia na sede da empresa, em Osasco, seus diplomas de conclusão do curso de Desenvolvimento Back-End da Cubos Academy, realizado entre agosto de 2022 e maio de 2023. 

Alguns comemoraram também um novo emprego. Entre os 67 recém-formados e formadas, 12% já haviam conquistado uma posição no mercado de tecnologia antes mesmo de concluir o curso.

programação no ifood

O Potência Tech oferece bolsas de estudo em instituições parceiras e prioriza a capacitação de grupos sub-representados no mercado de tecnologia, como mulheres, pessoas negras, indígenas e LGBTQIAPN+.

O impacto para a entregadora Amanda

Quem recebeu o diploma na cerimônia pode contar melhor o que ele representa. A entregadora Amanda Aguiar Silva explica que terminar o curso significou ter “uma visão nova do futuro”. 

E não apenas em conhecimentos técnicos, mas também em termos de “encarar os desafios, o autoconhecimento, o trabalho em equipe e como isso vai mudar toda a minha vida daqui pra frente”, diz.

“Como mulher, tive poucas referências de identificação. Sentimos carência de ver mais mulheres pretas na área de tecnologia. E espero que daqui em diante eu me torne uma referência, porque foi difícil, mas consegui chegar até aqui.”

As palavras da Amanda ecoam nas ideias de Luana Ozemela, vice-presidente de Impacto Social do iFood. “As mulheres tiveram o desafio de cuidar de suas famílias, continuar trabalhando e ainda se dedicar a um curso de programação”, destaca a executiva. “Agora elas vão apoiar não apenas seus entes mais próximos, mas suas comunidades.”

Do curso para o iFood

Além das aulas, os participantes da turma também receberam mentorias dos FoodLovers – como são conhecidos os colaboradores do iFood.

Essa ponte com os profissionais do iFood, uma empresa brasileira de tecnologia, agrega muito conhecimento para quem está estudando. E serve também de espelho para futuras oportunidades.

A história do ex-entregador Rogério Fidencio é um bom exemplo de uma carreira em tecnologia que começou no Potência Tech. Ele participou do programa e hoje atua como engenheiro de software no iFood. 

Hoje FoodLovers, Rogério esteve presente na cerimônia do último dia 20 de junho. Levou aos diplomados um pouco de sua experiência, abordando a importância de ter flexibilidade para aproveitar as oportunidades no mercado de tecnologia e ter um olhar especial para quem será impactado pelos produtos criados.

“Hoje em dia vivemos em um mundo muito complexo, com a tecnologia evoluindo o tempo todo”, ressalta Sylmara Ramon, gerente de Inovação Educacional do iFood. “Oferecer o letramento digital e especialização por meio do programa é essencial para termos um amanhã mais próspero e para que as pessoas possam sonhar com outras carreiras e outros lugares”, diz.

Novas bolsas

No evento no iFood, foram anunciadas ainda para os formados e formadas 10 bolsas integrais para cursos superiores na Faculdade das Américas (FAM) e 10 bolsas para cursos de inglês, bem como mentorias com Diego Barreto, vice-presidente de Finanças e Estratégia do iFood, e Osvaneo Ferreira, diretor de Engenharia do iFood.

Desde seu lançamento, em 2021, o Potência Tech já ofereceu 30 mil bolsas de estudo e cerca de 2 mil pessoas já foram empregadas. No final de junho, o programa vai oferecer mais bolsas de estudo.

Em parceria com a ADA Tech, são 50 mil bolsas para cursos digitais com conteúdos introdutórios sobre programação. Os alunos que concluírem 80% desses conteúdos poderão se inscrever para 1.500 vagas para seis meses de formação, 40% delas destinadas a mulheres e 50% a pessoas pretas e pardas. Também é preciso ter uma renda per capita de até R$ 2 mil.  As inscrições para concorrer vão de 27 de junho e 9 de agosto no site do Potência Tech.

Também serão disponibilizadas 5 mil vagas para um bootcamp de ciência de dados com Python, em parceria com a DIO. As oportunidades são destinadas a pessoas em vulnerabilidade socioeconômica e grupos de diversidade. As inscrições vão de 29 de junho a 23 de julho, também no site do Potência Tech.

Esse conteúdo foi útil para você?
SimNão

Publicações relacionadas