Essa história começa com um sonho grande. Um sonho de fã, realizado pelo iFood, que usou a inteligência artificial para unir em um dueto os cantores e compositores pernambucanos João Gomes e Luiz Gonzaga —este último falecido em 1989.
Neste domingo, 9 de julho, os dois artistas se “encontraram” em São Paulo, no Arraial Estrelado, patrocinado pelo iFood. Com uma mãozinha da tecnologia, o jovem João Gomes, revelação do forró e do piseiro, cantou um de seus maiores sucessos, “Eu Tenho a Senha”, ao lado de Gonzagão, o nosso Rei do Baião —e um grande ídolo de João.
João sonhava em cantar com Luiz Gonzaga. E o iFood, uma empresa brasileira conectada com as raízes culturais do país, resolveu encarar o desafio de tornar possível essa parceria.
“A ideia surgiu há pouco mais de um mês”, conta Fernanda Neder, gerente de Brand Experience do iFood. “Sempre buscamos ações inusitadas e inovadoras em tudo o que a gente faz.”
Mas como a inteligência artificial uniu João Gomes e Luiz Gonzaga?
Para realizar o sonho de João seguindo sua pegada de inovação, o iFood buscou a expertise de duas empresas: a Haute, responsável pelo projeto criativo, e o Ateliê Digital Analógico, que cuidou do projeto audiovisual.
O Ateliê é comandado pelo artista audiovisual Caio Fazolin, que trouxe para o iFood News alguns dados curiosos – e reveladores – sobre o trabalho que deu origem ao dueto de João Gomes e Luiz Gonzaga no Arraial Estrelado.
“O processo audiovisual foi 100% realizado utilizando ferramentas de inteligência artificial, não tem nada de outras técnicas na produção do áudio ou do vídeo”, explica Caio. “Foram duas inteligências distintas, uma para o som e outra para a imagem.”
Para compor a performance visual e vocal de Luiz Gonzaga, as ferramentas de inteligência artificial precisaram ser “treinadas”. A preparação de voz envolveu 80 minutos de amostras de voz isoladas de Luiz Gonzaga, retiradas de quase cem músicas de seu repertório.
Já a participação visual de Gonzagão foi dividida em seis gerações, ou fases, de treinamento. Cada uma focou diferentes aspectos da figura de Luiz Gonzaga, como seu tipo físico, suas expressões e suas roupas. Ao todo, foram utilizadas no processo cerca de 60 imagens.
Durante mais de um mês, o trabalho mobilizou um time de 12 pessoas considerando as duas empresas parceiras, entre planejamento, roteiro e processo criativo.
O dueto no Arraial Estrelado
O resultado final de tanto esforço foi visto por quem participou do Arraial Estrelado. E foi a realização de um sonho grande que aparece no próprio vídeo produzido por inteligência artificial.
Antes de rolar a cantoria em parceria, as imagens no telão projetam uma animação de João Gomes, nos transportando para sua infância no município pernambucano de Serrita. É ali que começava seu desejo de um dia cantar com Luiz Gonzaga.
“Puxamos o vídeo para um caráter mais lúdico, que no fundo é uma forma de entender o que a inteligência artificial está fazendo, ela está sonhando e não replicando em cena toda a realidade”, desenvolve Caio Fazolin.
“A ideia nunca foi substituir o Luiz Gonzaga, mas sim fazer uma homenagem, porque máquina nenhuma substitui um artista como ele.”
Traçando um paralelo com o negócio do iFood, Fernanda Neder descreve o dueto como “a entrega de um pedido”. “Está no DNA da empresa”, diz. “E, no caso, o que entregamos foi a realização do sonho do João Gomes.”