O iFood defende a valorização e o respeito aos entregadores. Por isso, tem uma política de tolerância zero em relação a ofensas ou agressões a esses profissionais, expressa nos Termos de Uso do aplicativo.
Em junho, a empresa passou a oferecer uma central de apoio psicológico e jurídico para dar suporte aos entregadores que passem por situações de discriminação e violência.
O serviço é gratuito e inclui assistência jurídica e psicológica para todas as entregadoras e os entregadores ativos no aplicativo do iFood que foram vítimas de discriminação enquanto estiverem exercendo a sua profissãof.
O suporte jurídico e o psicológico são realizados por meio de uma parceria com a Black Sisters in Law, uma associação global de advogadas negras que atuam em várias áreas do Direito.
Para que a Black Sisters in Law possa oferecer esse acolhimento e tomar as medidas adequadas, é fundamental que os entregadores que sofrerem discriminação reportem o caso para o iFood. É muito importante que a vítima reúna, sempre que possível, evidências, tais como fotos, vídeos ou testemunhas.
Saiba, a seguir, quais são os passos necessários para fazer a denúncia corretamente para o iFood.
Entregadores: como reportar discriminação?
- Acesse o menu do aplicativo iFood para Entregadores;
- Selecione a opção “Alerta de casos graves”;
- Escolha a opção “Quero reportar um caso grave”;
- Selecione a opção “Sofri discriminação”
- Escreva um relato detalhado do ocorrido;
- Se houver, anexe fotos relevantes;
- Envie a sua denúncia.
A equipe de segurança do iFood, então, entra em contato com o entregador ou a entregadora para registrar o caso e prestar o primeiro acolhimento.
Nesse momento, é oferecida assistência jurídica e psicológica. Caso o entregador queira o apoio, uma advogada da Black Sisters in Law entrará em contato e combinará os passos seguintes diretamente com o entregador.
O serviço é oferecido para a fase de investigação, desde o registro do boletim de ocorrência até a finalização da investigação do caso na delegacia. O iFood analisará caso a caso a extensão da assistência de casos na esfera judicial.
Vale esclarecer que a assistência jurídica também está disponível para o registro do boletim de ocorrência. Estar acompanhado de uma profissional especializada pode fazer diferença nesses casos.
Além do suporte jurídico, os entregadores têm direito a receber assistência psicológica, com até três sessões de terapia para ajudar a lidar com as consequências emocionais desse tipo de situação.
O entregador tem liberdade para dizer se quer tanto o apoio jurídico quanto o psicológico ou apenas um ou outro.
Há uma capacidade de atendimento de até 80 casos por mês, e todos os casos serão direcionados para advogadas e psicólogas que estiverem fisicamente próximas da vítima.
Os casos reportados como discriminação ao iFood, mas que não se enquadrem como discriminação, não serão atendidos. É importante, portanto, reportar de maneira correta para garantir a agilidade no atendimento da Black Sisters in Law nos casos elegíveis.