Saiba como você pode proteger seus dados ao fazer compras online
Desde que a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) passou a valer, em 2020, o tema da proteção de dados pessoais passou a chamar mais atenção dos brasileiros. Afinal, a nova legislação chegou para definir como as empresas devem tratar os dados pessoais de seus clientes de forma segura, preservando a sua privacidade.
O iFood conta com times especializados em Segurança e Proteção de Dados Pessoais que agem para garantir padrões rígidos de segurança, bem como a conformidade à LGPD do tratamento dos dados de titulares envolvidos, como seus usuários, entregadores e representantes legais de parceiros.
Com o auxílio da tecnologia, a proteção de dados dos clientes é reforçada. Um exemplo é a anonimização dos dados dos cartões de crédito de quem usa o app para pedir comida ou fazer mercado. “A segurança com as informações dos cartões é uma das maiores preocupações dos clientes”, explica Camila Nagano, encarregada do programa de privacidade do iFood.
Quando um cliente digita as informações de seu cartão de crédito no aplicativo, o iFood não armazena nenhum desses dados. Em vez disso, transforma essas informações em um token (uma sequência aleatória de números) protegido por criptografia, que é usado para validar os pagamentos —explicamos aqui como isso é feito.
Isso significa que os dados de cartão dos clientes ficam armazenados somente em seu dispositivo e nos servidores das empresas que fazem essa anonimização (que, por sua vez, possuem certificações para manter a proteção e a segurança dos dados).
Como você pode proteger seus dados
Existem medidas que podemos adotar para proteger nossos dados. Ao usar o iFood, por exemplo, nossa primeira dica é jamais fornecer seus dados pessoais ou códigos de confirmação de acesso por telefone ou mensagem quando solicitados fora do ambiente da plataforma, pois o iFood já tem esses dados disponíveis no sistema. Essa abordagem pode ser um golpe de terceiro, como o da taxa extra de reentrega ou o da oferta de falsas promoções (ou suporte para resolver problemas). Fiquem atentos!
Além desse cuidado, listamos outras seis precauções podem ser tomadas para reforçar a proteção dos dados quando estamos navegando ou fazendo compras na internet:
- Evite usar aparelhos e redes públicas de internet, que deixam seus dados mais expostos
- Não use redes abertas de conexão Wi-Fi para fazer compras online
- Não clique em links desconhecidos recebidos por e-mail ou SMS, que podem ser uma isca para furto de dados (em vez disso, acesse o site da empresa e cheque se é autêntico)
- Ao fazer compras usando o navegador, confira se o endereço da página é autêntico: procure sempre o “s” antes do “https://” (pois significa que a página é criptografada) e se há um ícone de cadeado na barra do navegador
- Jamais forneça dados ou imagens do seu cartão de crédito ou débito para outras pessoas
- Use senhas diferentes em cada aplicativo ou site e nunca as compartilhe com outras pessoas
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