Drones no delivery: o futuro da logística já está virando realidade no iFood

Um dos principais ativos do iFood é a sua capacidade de se reinventar de maneira ágil. Dessa forma, podemos testar ideias novas e nos adaptar rapidamente a mudanças, que nunca param de acontecer. A experimentação é a missão dos nossos times de Jet Skis, as cabeças por trás da nossa inovação disruptiva.

Em abril de 2019, lançamos um dos nossos Jet Skis mais inovadores dos últimos tempos. Dessa vez, a provocação foi focar no futuro da logística. Quando imaginamos esse amanhã, é difícil não visualizar um delivery feito com a ajuda de drones e de robôs.

Para entender como transformar essa visão em realidade, criamos um Jet Ski e trabalhamos com dois parceiros: uma fabricante de drones e um desenvolvedor de robôs. Nosso desafio era descobrir como evoluir e adaptar os veículos autônomos para otimizar a entrega e aumentar a eficiência logística. E nossa primeira estratégia foi monitorar e estudar mercados avançados de robótica fora do Brasil e fazer benchmark do modelo de entrega autônoma com alguns potenciais parceiros.

Para além do desenvolvimento tecnológico, um dos maiores desafios desse tipo de projeto é o tempo que se leva para obter as aprovações necessárias das agências governamentais brasileiras para testar as inovações em áreas públicas. Vencida essa etapa, o iFood foi o primeiro a obter aprovação regulatória para testar rotas de entregas de alimentos por drone na América Latina.

Em agosto de 2020, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) nos autorizou a operar duas rotas de delivery por drone em Campinas, uma das maiores cidades do estado de São Paulo. Em parceria com a Speedbird Aero e a AL Drones. Deu certo: usando drones Speedbird Aero, o drone fez a rota em dois minutos, economizando oito minutos do tempo previsto no transporte terrestre.

No primeiro semestre de 2021, finalizamos uma segunda operação de testes também em Campinas, com mais de 300 entregas e participação de 20 restaurantes parceiros. Agora estamos prospectando outras áreas, com planos de iniciar uma nova operação de testes no segundo semestre.

Dessa forma, nós caminhamos para nos firmar como a primeira foodtech das Américas a acelerar o tempo de entrega de alimentos usando drones, com a aprovação do governo. Nos Estados Unidos, por exemplo, houve testes limitados de alimentos entregues por drones em locais como San Diego, Califórnia, mas as regras federais finais da Administração Federal de Aviação (FAA) para o voo de drones sobre áreas povoadas só foram divulgadas no final de 2020.

Além dos Drones, este Jet Ski trabalha no desenvolvimento do robô autônomo ADA, que leva o nome da primeira programadora mulher – Ada Lovelace.

Iremos operar inicialmente no Shopping Iguatemi Ribeirão Preto. No segundo semestre, a expectativa é realizar também uma operação teste outdoor.

Problemas e aprendizados e falhas no caminho fazem parte, mas estamos andando rápido para aprender e melhorar nosso Jet Skis . Este é o caminho da inovação, e contamos com seus líderes, Fernando Martins, Brunna Bambini e Leilane Melo, para descobrir os caminhos. Estamos empolgados com essas inovações e com a ideia de ser um dos primeiros do mundo a dominar essas tecnologias em escala.

Esse conteúdo foi útil para você?
SimNão

Publicações relacionadas