Neste ano acontece a primeira edição do iFood Move, um grande evento promovido pelo iFood para empreendedores de restaurantes, e que foca em inovação, empreendedorismo e crescimento.
Entre os dias 25 e 26 de setembro, grandes nomes do setor vão se reunir em São Paulo para compartilhar experiências e falar sobre futuro e estratégias de crescimento para uma plateia estimada em dez mil pessoas.
A pré-venda de ingressos para o evento começa nesta terça-feira (2 de abril), às 10h, e será realizada no site da Sympla.
Entre os palestrantes estarão chefs brasileiros —como Janaína Torres, eleita melhor chef do mundo— e empreendedores de peso, como Jay Livingston, CMO da rede de hamburguerias Shake Shack, referência internacional em inovação e atendimento ao cliente.
Em entrevista ao iFood News, ela conta como o evento vai trazer a inovação e a IA para o dia a dia dos restaurantes e como o iFood apoia esses empreendedores em sua plataforma.
iFN – Por que o iFood está promovendo um evento desse porte para os restaurantes?
Beatriz
A gente sempre quis fazer um evento assim, para ampliar as discussões sobre inovação e futuro dos restaurantes. A ambição de crescimento do iFood é enorme, e para isso todo o nosso ecossistema, ou seja, as pessoas que fazem parte do delivery, tem que crescer junto.
O iFood Move vai trazer conteúdos de alto nível em termos de inovação, tecnologia e gestão. Teremos palestrantes importantes do Brasil e do mundo para contar como esse mercado está evoluindo e o que está por vir.
Vamos olhar para as alavancas de crescimento no presente e trazer as tendências para os próximos anos. Assim, os empreendedores poderão se preparar e investir a sua energia de forma mais certeira. Assim, os empreendedores podem se preparar e investir a sua energia pensando no futuro.
iFN – Qual é o perfil dos empreendedores que estão no app do iFood?
Beatriz
São negócios que estão em crescimento: 70% da nossa base é formada por restaurantes de médio ou pequeno porte.
São empreendedores em evolução. Eles formam a maior parte dos empreendedores que estão no iFood, o que demonstra como a nossa plataforma é acessível
iFN – De que forma o iFood Move quer inspirar esses empreendedores a crescer?
Beatriz
Nós queremos trazer para o Brasil o que tem de mais novo no setor e construir o futuro junto aos empreendedores. E que qualquer empreendedor ou empreendedora que vá ao Move saia do evento com muitas ideias na cabeça, com muitos estímulos e com um pensamento positivo sobre o que está por vir.
No evento, eles terão a oportunidade de saber o que já está acontecendo em outros países, em outros negócios. O iFood Move vai ter palestrantes de diversos setores, cada um trazendo uma história diferente para inspirar os empreendedores.
Vamos trazer, por exemplo, o Jay Livingston, CMO do Shake Shack, uma rede de hamburgueria de Nova York que é muito admirada no mundo inteiro por experiência do consumidor e inovação nos seus processos.
Outro palestrante é o Michel Alcoforado, um estudioso do comportamento dos consumidores. Pensando na Geração Z [pessoas nascidas entre 1996 e 2010], que vai entrar agora no mercado de trabalho e de consumo, o que já sabemos sobre ela e como vai impactar o comportamento de compra?
São essas discussões que queremos trazer, que ajudem os empreendedores a tomar melhores decisões para os seus negócios.
O Move está trazendo pessoas que têm boas histórias para contar sobre o que já está acontecendo, porque muitas vezes pensamos que o futuro está super longe, quando na verdade ele já começou. O futuro não é previsível, mas é mapeável.
Nós estudamos o futuro olhando o que deu certo no passado, para então entender como mapear o que vem depois.
iFN – Outro tema do Move é a IA. Como os restaurantes devem se preparar para usá-la?
Beatriz
Tem muita coisa que já está sendo colocada em prática. O Move vai justamente trazer esses exemplos para inspirar os nossos empreendedores.
Um dos nossos palestrantes será o Fernando Machado, que foi CMO da NotCo, uma empresa de alimentos que produz alternativas à base de plantas para produtos alimentícios de origem animal.
Usando a IA, a empresa aprende e estuda diariamente combinações infinitas de plantas que podem replicar produtos de origem animal e torná-los ainda mais ricos e saborosos.
No setor de restaurantes, a gente foca em usar a inteligência artificial para fazer os negócios crescerem. A IA já está sendo usada para otimizar e facilitar processos que antes eram manuais.
No iFood, por exemplo, temos mais de 200 modelos de IA sendo testados, e que nos ajudam a tomar decisões mais rapidamente, sempre considerando a ética e a autenticidade de dados.
iFN – Qual é o resultado que o iFood espera deste evento?
Beatriz
Nosso maior objetivo é que as pessoas saiam do Move preparados para o futuro tecnológico no setor de alimentação e com uma visão aprimorada de gestão e crescimento para o seu negócio.
As pessoas vão sair de lá motivadas e prontas para o que está por vir no futuro e preparadas para investir ainda mais no crescimento dos seus negócios.
Será um momento excelente para construção de rede de contatos e de conhecimento para esses empreendedores.
A minha expectativa é que as pessoas saiam com um sentimento de aprendizado, mas também com aquele incômodo positivo de que ainda tem muito mais por vir.
iFN – Para além do Move, como o iFood apoia o crescimento dos restaurantes?
Beatriz
Com diálogo e educação. Para começar, todos os novos restaurantes que entram no iFood podem assistir, gratuitamente, a um mini curso ao vivo e online com o João Barcelos, especialista em delivery.
Esse curso faz parte do Decola, uma plataforma de educação à distância com conteúdo 100% gratuito para todos os perfis de parceiros, desde quem acabou de chegar até quem quer saber mais sobre alavanca de vendas, gestão financeira e como fazer uma boa estratégia de marketing, por exemplo.
Além disso, no Portal do Parceiro tem informações de negócio, dados sobre as vendas do restaurante, para que os empreendedores consigam tomar as melhores decisões para crescer.
O iFood também está sempre aberto a ouvir os restaurantes para saber onde podemos melhorar. Para isso, realizamos desde 2022 o Fórum de Restaurantes, temos canais nas redes sociais e patrocinamos vários eventos regionais para poder estar próximos desses parceiros que não estão nos grandes centros.
O Move é um evento que a gente já queria fazer havia algum tempo. O Fórum ajudou a gente a construir essa relação e nos deu força para fazer algo muito maior e com mais poder de conexão.