Segurança no trânsito para entregadores iFood: conheça as ações que promovem a segurança no trânsito dos entregadores

Conheça as ações da empresa para oferecer uma jornada segura de entrega com educação no trânsito, seguros e assistência à saúde

A segurança dos entregadores e entregadoras no trânsito é prioridade no iFood, que oferece vários tipos de suporte para que todos possam trabalhar de maneira segura.

A empresa entende que os entregadores parceiros são pessoas-chave no ecossistema do iFood e, por isso, trabalha constantemente para ampliar suas ações de educação para entregadores e entregadoras sobre a prevenção de acidentes — e essa é somente uma das iniciativas.

O iFood, por exemplo, usa a tecnologia para calcular todo tempo de entrega, e sempre respeitando o limite de velocidade das vias.

Ainda, capacitação para entregadores, cobertura de seguros, pontos de apoio e assistência à saúde são algumas outras ações realizadas pelo iFood com o objetivo de tornar o processo de entregas mais responsável em todo o Brasil.

Além de seu ecossistema, o iFood busca contribuir com ações de conscientização da sociedade sobre segurança no trânsito — para alcançar parceiros e consumidores!

Nesse conteúdo especial, vamos apresentar detalhadamente o compromisso do iFood com entregas responsáveis: confira aqui como são passadas instruções de segurança, como o iFood calcula o tempo estimado de entrega, além de outras informações essenciais.

Acompanhe abaixo para tirar todas as suas dúvidas; boa leitura!

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Impacto das expectativas de tempo: um perfil dos entregadores

Em pesquisa feita pelo Cebrap, o Centro Brasileiro de Análise e Planejamento, para traçar o perfil e as percepções dos entregadores de aplicativo, um dado chama atenção no que diz respeito à segurança no trânsito: 25% dos entrevistados dizem que os acidentes de trânsito são um dos maiores problemas do trabalho. 

O iFood tem máximo respeito por quem está no corre e quer sempre oferecer melhores condições de trabalho e benefícios aos entregadores parceiros.

Nesse assunto, vale esclarecer que o iFood não exige ou estimula a pressa para realizar entregas: o tempo de entrega é calculado de forma que os parceiros possam concluir os pedidos de maneira segura.

A gente te explica melhor logo abaixo.

Como o iFood calcula o tempo estimado de entrega?

As rotas são traçadas por meio de Inteligência Artificial do próprio app do iFood, que leva em consideração a distância e velocidade média das vias — com margens flexíveis, para que o tempo de entrega previsto seja suficiente para o entregador possa concluí-las respeitando a velocidade do viário urbano.

A empresa também informa que sempre é aplicada uma margem extra de tempo para cobrir eventuais atrasos durante o trajeto. 

O horário para o entregador finalizar o pedido sempre é atualizado quando há demora do estabelecimento.

E, vale reforçar que os tempos calculados por esses parâmetros são os mesmos para todos os tipos de pedidos.

Segurança no trânsito para entregadores do iFood

segurança no trânsito entregador ifood

Em 2024, a empresa criou a área Visão Zero para reforçar suas ações de segurança viária e prevenir acidentes envolvendo os entregadores.

A nova área olha para iniciativas de educação no trânsito para os parceiros e busca se aproximar do poder público para colaborar com soluções viárias e criar ações de conscientização sobre segurança nas vias.

Com a missão de reduzir acidentes, o time da Visão Zero usa dados para testar alavancas que ajudem a reduzir a velocidade.  

Em 2023, o iFood se tornou mantenedor do Observatório Nacional de Segurança Viária, que criou o movimento Maio Amarelo, focado em ações para melhorar a segurança no trânsito para os entregadores. 

Com isso, passou a apoiar a causa da mobilidade segura e a colaborar com as discussões sobre o tema por ter um assento no Conselho do Observatório.

Bora conhecer mais, então, sobre as ações da empresa para melhorar a segurança no trânsito?

As iniciativas do iFood em segurança viária

segurança viária

O iFood direciona seu potencial de impacto para promover oportunidades de mobilidade social a entregadores e entregadoras atuando em frentes diversas, incluindo segurança, valorização e respeito e educação.

A empresa promove campanhas de conscientização sobre segurança no trânsito, tanto para os entregadores quanto para os usuários do aplicativo, com o objetivo de incentivar o respeito às leis de trânsito e a convivência pacífica entre motoristas, ciclistas e pedestres.

Ainda, são algumas iniciativas da empresa de tecnologia no que compete à segurança para entregadores:

Capacitação para entregadores

No iFood Decola, entregadores e entregadoras podem fazer cursos rápidos e gratuitos sobre diversos temas — e, entre eles, nove tratam de segurança no trânsito, como o de direção segura e o guia para um trânsito mais seguro. 

O curso de segurança nas entregas, feito por mais de 37 mil entregadores, hoje é recomendado para todos os que acabaram de aderir à plataforma.

Pedalando com segurança

Quem faz entregas de bicicleta pode fazer o curso online Pedal Responsa, no iFood Pedal, que ensina a usar a bike elétrica e traz dicas de segurança ao pedalar na cidade. 

Atualmente, 28 mil entregadores cadastrados no projeto concluíram a trilha de vídeos educativos.

Cobertura de seguros

Todos os entregadores cadastrados na plataforma têm acesso ao seguro pessoal contra acidentes. 

São sete coberturas diferentes, que incluem despesas médicas e hospitalares em rede credenciada e cobertura por lesão temporária e auxílio para a família.

Tecnologia de segurança

Aqui, vale reforçar que o aplicativo do iFood possui recursos que ajudam a garantir a segurança dos entregadores, como o rastreamento em tempo real das entregas, um botão de emergência para situações de perigo, tal como o reporte sofri um acidente.

Assistência à saúde

Os entregadores e as entregadoras contam com assistência à saúde, incluída no Delivery de Vantagens. 

Com isso, eles têm acesso a teleconsultas gratuitas, consultas presenciais e descontos em farmácias e plano odontológico.

Saiba mais sobre o delivery de vantagens com a palavra do Fabricio Bloisi, presidente do Conselho iFood:

Pontos de apoio

São espaços físicos para o entregador ou a entregadora fazerem uma pausa para descansar durante as entregas.

Os pontos de apoio se localizam em restaurantes parceiros do iFood, em hubs de entrega ou em espaços públicos.

Diretrizes iFood: instruções de segurança fornecidas aos entregadores

Como parte das ações para estimular entregas responsáveis e mais segurança no trânsito para os entregadores, o iFood recomenda equipamentos de proteção individual (EPIs) para trabalhadores cadastrados na plataforma — também porque há equipamentos obrigatórios, conforme o Código Brasileiro de Trânsito, como o capacete e o colete reflexivo.

O capacete deve estar de acordo com as exigências do CONTRAN, que incluem:

  • selo de aprovação do INMETRO; 
  • viseira em bom estado de conservação;
  • adesivos refletivos nas laterais e na parte traseira; 
  • cinta jugular e engate, que ficam posicionados abaixo do maxilar inferior.

Ainda, o uso do colete é regulamentado pela Portaria 251/2007 do Contran, que exige a utilização da vestimenta que ajuda na visualização do motociclista, graças às faixas fluorescentes que refletem a luz.

O iFood recomenda ainda a utilização de jaqueta, botas e luvas para maior segurança do entregador. 

Não há distribuição de EPIs, mas o iFood oferece descontos para compra em lojas conveniadas e disponibiliza os equipamentos para aquisição na Loja do Entregador.

O líder de diálogo com entregadores do iFood Brasil, Johnny Borges, reforça a preocupação do iFood com a segurança dos entregadores e destaca a conscientização como importante aliada — confira o papo que ele bateu sobre esse assunto com o Roseno, entregador e influenciador:

Esclarecimentos sobre mitos de penalização financeira por atrasos

A avaliação de pontualidade do entregador considera somente o tempo de deslocamento até o restaurante e até o cliente; logo, o chamado Score desconsidera atrasos do estabelecimento ou do cliente.

Ainda, sobre a taxa de espera nos restaurantes, o valor é calculado automaticamente pelo sistema quando o tempo de espera na loja passa de 15 minutos.

O pagamento desse valor é automático, não é necessário fazer qualquer solicitação! 

O valor pago por minuto adicional (a partir de 15 minutos) pode variar de acordo com a região e o veículo utilizado para entrega.

Máximo respeito por quem está no corre!

O iFood não hesita quando o assunto é valorizar e investir na segurança e educação dos mais de 310 mil entregadores ativos na plataforma.

No Portal do Entregador, damos mais detalhes de como funcionam os processos como entregador parceiro do iFood, benefícios e vantagens, além de conteúdos atualizados com informações importantes e notícias relevantes para os colaboradores.

A transparência também é um valor fundamental para o iFood — para reforçar esse compromisso, buscamos esclarecer em nossos canais como funciona o cálculo que determina os ganhos de quem faz a entrega.

E, claro, segurança em primeiríssimo lugar: cobertura de seguro e mais diversas ações preventivas e de suporte para, se acontecer algum imprevisto, você poder contar com o iFood.

Vem saber mais sobre o movimento Vai na Boa do iFood!

Para conferir mais conteúdos, continue aqui no iFood News.

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