O que é um neobanco? Saiba como eles estão transformando o setor financeiro

Os neobancos estão transformando o mercado financeiro! Com o iFood Pago, o iFood tem a sua marca nesse mercado também, e oferece crédito e dados a milhares de restaurantes pelo país. Saiba mais.

Se você veio até aqui, provavelmente está se perguntando o que é um neobanco e de que forma esse termo começou a ficar tão popular por aí — nos jornais, artigos online e demais canais de comunicação que falam do mercado financeiro.

Os neobanks são parte de uma verdadeira revolução digital que os bancos estão passando atualmente; trata-se de instituições digitais que oferecem serviços bancários de forma moderna, ágil e acessível e, diferentemente dos bancos tradicionais, utilizam tecnologia de ponta para eliminar burocracias e proporcionar uma experiência centrada no cliente.

Apesar de parecerem uma chegada recente no setor financeiro, os neobancos já desafiam as práticas dos bancos convencionais desde 2020: a SwissInfo noticiou 5 anos atrás que novos bancos digitais estavam surgindo em Zurique e dando trabalho para os famosos e tradicionais bancos suíços.

Esse modelo inovador de instituição financeira tem conquistado cada vez mais espaço e desafiado o mercado financeiro tradicional, destacando-se por serviços mais baratos, personalizados e fáceis de acessar.

Inovação é parte do ecossistema do iFood, e a empresa já está há um tempo com o seu próprio representante no universo dos neobanks: o iFood Pago, inovação financeira voltada para restaurantes que combina tecnologia e expertise para oferecer soluções personalizadas.

No texto abaixo, a gente te explica melhor como funcionam os neobancos e apresentamos mais sobre o iFood Pago; vamos nessa?

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O que é um neobanco e como ele funciona?

o que é um neobanco e como ele funciona?

Neobancos são instituições financeiras que operam exclusivamente no ambiente digital, sem agências físicas. 

Eles são projetados para simplificar o acesso a serviços bancários, usando tecnologia para oferecer soluções rápidas, transparentes e acessíveis.

Por meio de apps intuitivos, os neobancos permitem que os clientes realizem uma série de operações bancárias, como abertura de contas, transferências e pagamentos: e tudo sem a necessidade de enfrentar filas ou lidar com a burocracia dos bancos tradicionais.

Além disso, eles se diferenciam por serem centrados no cliente, oferecendo suporte eficiente, interfaces amigáveis e serviços adaptados às necessidades individuais — exatamente o que a nossa geração de consumidores pede atualmente.

Quais são os serviços oferecidos pelos neobanks?

Os neobancos costumam disponibilizar uma gama de serviços que atendem tanto pessoas físicas quanto jurídicas.

  • A abertura de contas digitais é simples, rápida e sem necessidade de documentos impressos; os pagamentos e transferências são práticos e costumam ser gratuitos, com destaque para o PIX e o QR code.
  • Os cartões de crédito e débito oferecidos por esses bancos costumam ser sem tarifas ou com taxas reduzidas, muitas vezes vinculados a programas de cashback ou recompensas.
  • Ainda, por serem nascidos no digital, os neobancos se destacam ao centralizar as atividades das contas bancárias em aplicativos intuitivos e bem navegáveis; eles costumam incluir ferramentas para monitorar gastos, criar orçamentos e controlar finanças em tempo real.
  • A sessão de empréstimos e investimentos dos neobancos também costuma oferecer soluções acessíveis e personalizadas, com foco em atender diferentes perfis de clientes.


Por que os neobancos estão crescendo?

por que os neobancos estao crescendo

O crescimento desses bancos digitais é resultado de uma combinação de fatores que refletem mudanças no comportamento do consumidor e avanços tecnológicos. 

A preferência por soluções digitais fez com que o uso de smartphones e aplicativos financeiros aumentasse consideravelmente, especialmente entre jovens adultos que buscam praticidade e inovação.

Ainda, sem os altos custos operacionais associados às agências físicas, os neobancos oferecem serviços mais baratos ou até gratuitos — o que agrada o contribuinte.

Outro fator importante que justifica o crescimento dos neobanks é a personalização que eles oferecem: por meio da análise de dados, eles podem proporcionar experiências adaptadas, como alertas de gastos e recomendações de economia, cativando o cliente.

Dados, inclusive, são um dos recursos mais valiosos dos bancos digitais, determinantes para que essas instituições consigam oferecer uma experiência centrada no usuário: o iFood Pago, por exemplo, contribui para o sucesso dos restaurantes ao oferecer insights que ajudam o dono do estabelecimento a fidelizar seus clientes.

O CEO do iFood Pago, Bruno Henriques, fala sobre isso. “O iFood Pago quer ajudar esses empreendedores a identificar quem são seus clientes oferecendo dados estruturados para que eles possam, por exemplo, oferecer um brinde ao ver que aquela pessoa já consumiu cinco vezes naquele mês. Ou mandar uma notificação porque faz tempo que ela não vai ao restaurante”.

A transformação do ecossistema financeiro com os neobancos

Talvez o grande impacto dessas instituições digitais tenha sido a maior concorrência que os neobanks passaram a movimentar.

Com a atuação deles desafiando o mercado financeiro, bancos tradicionais foram incentivados a modernizarem seus serviços, resultando em benefícios para o cliente final.

Ainda, essas instituições são mais acessíveis em termos de inclusão financeira: grupos que antes lidavam com dificuldades no setor, como pequenos empreendedores e trabalhadores informais, agora têm acesso a contas bancárias e crédito.

E, claro, os neobancos também passaram a movimentar um mercado que traz muito mais eficiência aos empreendedores.

Empresas diversas encontram nos neobanks soluções práticas para gerenciar pagamentos, acessar capital e reduzir custos administrativos.

iFood Pago: tecnologia e expertise para restaurantes

Seguindo essa tendência de inovação financeira, o iFood Pago é uma solução especializada criada para atender às necessidades dos restaurantes parceiros do iFood.

E que tem dado certo e agradado muitos empreendedores, viu? O banco digital iFood Pago já tem mais de 170 mil contas ativas e vem ajudando muitos restaurantes a prosperarem em suas comunidades.

Combinando tecnologia de ponta e conhecimento do setor de alimentação, o iFood Pago vai além de uma simples ferramenta de pagamento, oferecendo:

  • tecnologia a favor do empreendedor, com interface intuitiva e suporte dedicado;
  • conta digital integrada, que permite o gerenciamento financeiro completo em uma única plataforma;
  • soluções financeiras personalizadas, com serviços como antecipação de recebíveis e relatórios detalhados de fluxo de caixa;
  • Maquinona, a máquina de cartão que aceita diversos meios de pagamento, como cartões e PIX, com dados de vendas acessíveis em tempo real.

Como o iFood Pago tem contribuído para o sucesso dos parceiros iFood?

O iFood já está no mercado há 13 anos, acumulando uma expertise que identifica dores dos restaurantes e promove soluções para elas — e uma delas é o iFood Pago.

O CEO do iFood Pago também fala sobre isso: “A grande dor do restaurante é crescer. Os pequenos empreendedores aprendem a fazer uma boa comida, abrem um restaurante legal, conquistam clientes. Mas a dificuldade é o que fazer para o negócio crescer e prosperar.”

É aqui que o iFood entra. Bruno Henriques completa: “Nesse sentido, o iFood Pago chega para ajudar de duas maneiras: com produtos e serviços financeiros e, principalmente, com dados”.

O iFood Pago transforma a gestão financeira dos restaurantes, permitindo que os restaurantes parceiros otimizem operações financeiras, ofereçam mais opções de pagamento aos clientes e acessem recursos como antecipação de recebíveis.

Tudo isso, ainda, com o apoio de dados personalizados e com o diferencial da Maquinona, a máquina de cartão que usa inteligência artificial para potencializar os negócios do empreendedor.

Henriques também fala sobre esse recurso do banco digital do iFood: “O iFood usa bastante a inteligência artificial para entender quem são nossos clientes e o que mais gostam de comer. A Maquinona usa esses dados e a IA para trazer insights para o restaurante”.

“Ela pode mostrar quantas pessoas no entorno gostam de comidas que estão no seu cardápio mas nunca compraram no restaurante. Se o seu preço está muito acima da média na região. Ou trazer ideias do que falta oferecer, como um hambúrguer diferente, para explorar melhor o mercado daquela área”, ele comenta.

O iFood Pago é um neobanco — dos restaurantes

Os neobancos representam uma das mudanças mais marcantes no setor financeiro dos últimos anos, oferecendo uma alternativa moderna e eficiente aos modelos tradicionais. 

O crescimento deles reflete uma transformação mais ampla no ecossistema financeiro, com impactos positivos para consumidores, empreendedores e pequenos negócios.

Nesse contexto, o iFood Pago é um bom exemplo de como a tecnologia pode ser usada para simplificar operações financeiras e impulsionar o sucesso de restaurantes. 

Ao adotar essas inovações, tanto consumidores quanto empresas têm acesso a mais praticidade, flexibilidade e controle financeiro em um mundo cada vez mais digital.

Continue aqui no iFood News para ler mais conteúdos como este.

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