iFood lança IA no whatsapp (Cris) para Impulsionar Gestão dos Restaurantes

Em fase de testes, ‘Cris’ conversa com estabelecimentos parceiros para sugerir melhorias, tirar dúvidas e impulsionar resultados com base em dados.

Apresentamos uma nova aliada dos restaurantes na gestão do delivery: Cris, uma agente virtual feita com inteligência artificial generativa que atua como uma mentora 24 horas por dia. Integrada ao WhatsApp, ela conversa com os parceiros de forma simples e direta, dá sugestões personalizadas, compartilha insights e propõe ações práticas para ajudar os estabelecimentos a vender mais.

Cris no iFood Move

Cris está em teste com mais de 10 mil parceiros, e foi apresentada no iFood Move, maior evento para restaurantes da América Latina. A assistente tira dúvidas do dia a dia, acompanha números como pedidos recebidos, GMV (Volume Bruto de Mercadorias), cancelamentos e avaliações.

Nas interações, consegue analisar os dados de desempenho dos restaurantes dentro da plataforma do iFood e oferecer recomendações práticas, como: “Você sabe quais são seus pratos mais vendidos? Podemos usar isso para montar combos com desconto e atrair mais pedidos e clientes”.

Um dos diferenciais da Cris é a leitura do funil de vendas, da visita ao cardápio até o pedido finalizado. A agente virtual mostra quantas pessoas visualizaram pratos específicos, revisaram pedidos e, de fato, compraram. A partir disso, aponta gargalos, como pratos muito acessados e pouco vendidos, e sugere melhorias em descrição, foto ou preço. Cris também consegue comparar a taxa de conversão com a média dos concorrentes da mesma região e categoria.

IA com tecnologia brasileira e do iFood

A agente foi inteiramente criada pelo time de tecnologia do iFood e começou a ser testada em dezembro de 2024. Em maio de 2025, Cris ganhou novas funções e passou a cobrir mais etapas da rotina dos restaurantes, com sugestões ainda mais completas para impulsionar os resultados. A expectativa é que Cris fique disponível para a maioria da base até março de 2026.

“Cris foi pensada para ser uma parceira do dia a dia dos restaurantes, alguém que entende os desafios do delivery e ajuda a tomar decisões com mais segurança e agilidade, baseada em dados. Ela não só responde dúvidas, como antecipa oportunidades, compara informações e sugere caminhos práticos para vender mais. É tecnologia com linguagem simples, feita para facilitar a vida de quem empreende e quer fazer o negócio crescer”, diz Eduardo Olímpio, diretor de tecnologia do iFood, com foco em soluções para restaurantes.

Cris se junta aos 190 modelos proprietários de inteligência artificial do iFood e reforça o compromisso da empresa com inovação a serviço de quem está conectado à plataforma. A agente tem potencial grande de apoiar os restaurantes, sobretudo considerando que 80% dos parceiros são pequenos e médios. “O iFood é uma empresa de tecnologia criada no Brasil, com foco nos brasileiros. Inovamos para facilitar a vida de quem consome, vende e entrega. Cris representa mais um passo na missão de fazer com que todo restaurante tenha acesso à inteligência de dados para crescer de forma consistente, simples e eficiente”, afirma Olímpio.

Vale ressaltar que o iFood já oferece, por meio do Portal do Parceiro (plataforma de gestão com informações de cada estabelecimento), uma ampla gama de tecnologias e dados focados em facilitar a operação dos restaurantes e melhorar resultados. Com a chegada de Cris, essas soluções se tornam ainda mais fluídas e mais simples de serem acessadas. A agente está sendo criada justamente para transformar a interação com os parceiros, antecipando oportunidades de forma ágil e eficiente, e elevando o suporte tecnológico para um novo patamar.

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