Salvador, 15 de Setembro – Salvador foi escolhida para sediar o projeto piloto de uma atualização importante no sistema de biometria facial usado pelo iFood. A tecnologia, que já faz parte dos mecanismos de segurança da plataforma, está sendo aprimorada para permitir verificações em tempo real ao longo da jornada de entrega dos entregadores, elevando a confiabilidade e a proteção digital no setor de delivery.
Com o novo modelo, em casos de suspeita de fraude, a autenticação passa a acontecer em mais momentos estratégicos da rotina, como no aceite de uma rota ou na chegada a estabelecimentos.
O novo sistema utiliza inteligência artificial e tecnologia de detecção de última geração para realizar checagens instantâneas, confirmando se a pessoa é real e está fisicamente presente. Com isso, aumenta a segurança e eficiência do sistema contra fraudes com fotos, vídeos ou deepfakes e garante: prevenção ao uso indevido de contas por terceiros, autenticidade dos profissionais cadastrados, mais confiança e segurança em toda a cadeia de entrega e fluidez no processo, tudo sem comprometer a agilidade das entregas.
Salvador como vitrine de inovação
A escolha de Salvador como cidade piloto reforça seu papel como espaço estratégico para o desenvolvimento e teste de soluções digitais. “Estamos investindo continuamente em tecnologia de ponta para fortalecer a segurança do setor, e Salvador cumpre um papel fundamental nesse processo”, afirma Johnny Borges, Diretor de Impacto Social do iFood.
O piloto será acompanhado em Salvador e em, em breve, no Rio de Janeiro e em outras cidades do país. Os resultados vão orientar a expansão da tecnologia.