Ir além da tela do app para cocriar com todos os usuários – clientes, entregadores e restaurantes – é um dos segredos do iFood para ser a segunda empresa mais admirada em Produto no Brasil. Mas não é o único.
“No iFood, a área de produto é guiada por cinco princípios para criar melhorias e soluções que gerem valor para todo o nosso ecossistema”, afirma Bel Araújo, diretora de Produto e Design da empresa. “Ter uma cultura forte de produto significa viver a experiência do usuário todos os dias, e não apenas desenhar telas.”
Em outubro de 2025, o iFood ficou na segunda colocação do ranking das 20 empresas brasileiras mais admiradas em Produto, elaborado pela escola de negócios e produtos digitais PM3 e baseado em um levantamento que ouviu mais de 2.000 profissionais do setor.
Dessa forma, a empresa manteve a vice-liderança, também conquistada no ranking de 2024. Aproveitando a ocasião, Bel compartilhou com o iFood News os princípios do time de Produto que fazem do iFood uma empresa diferenciada no mercado.
Os 5 princípios do desenvolvimento de Produto
A área de produto do iFood se destaca não apenas pela capacidade técnica, mas também por uma cultura orientada por cinco princípios que guiam o time na criação de soluções que geram valor para todo o ecossistema – veja quais são eles.
1 – Ir além da tela
No iFood, desenhar produtos vai muito além de criar interfaces digitais. “A gente vive a experiência dos nossos usuários. Os profissionais de Produto fazem entregas, participam do atendimento, falam com restaurantes e entregadores para entender a operação. Isso nos permite entender quais são os problemas reais de cada um para desenhar um produto eficiente”, diz Bel.
Além disso, o app e as soluções são discutidas e testadas com os consumidores da Comunidade iFood e discutida em eventos como o Fórum de Restaurantes e o Fórum de Entregadores. “Todos os nossos produtos são feitos em cocriação com usuários, principalmente quando são novos.”
Ela conta que a empresa já redesenhou produtos a partir desse feedback. “Validamos o novo gestor de pedidos junto ao Fórum de Restaurantes, iteramos o protótipo e, quando implementamos, já colhemos resultados positivos de cara”, exemplifica.
2 – Produto com alma de negócio
Outro pilar dessa cultura é o “faça produto com alma de negócio”, uma visão que valoriza o olhar estratégico da empresa. “O time de produto trabalha lado a lado com as demais áreas para garantir que cada solução traga impacto real para o ecossistema”, destaca.
Essa integração permite que o time de produto tenha protagonismo na evolução da empresa. “Quando precisamos reestruturar algo grande, o time de produto articula com o time de negócios a importância daquilo. Isso mostra como o produto está no centro das decisões estratégicas”, aponta a diretora.
3 – Construção de pontes
Construir pontes é outro princípio norteador. Afinal, no iFood as áreas não funcionam isoladas: Produto, Design, Dados, Tecnologia e Negócios atuam de forma integrada. “Nosso produto tem essa perspectiva de ecossistema. Buscamos sinergia com outras disciplinas e áreas para gerar valor conjunto”, explica Bel.
4 – Dados centro das decisões
Bel comenta que um mantra da área é “comece o dia com dados”, o que traduz o olhar analítico e a cultura de aprendizado contínuo da área. “Temos uma cultura de dados muito forte. Quando testamos um produto, temos bastante informação. E usamos inteligência artificial para aumentar nossa eficiência”, diz a diretora.
Os dados são usados ainda para melhorar a experiência de quem usa o app. “Toda a jornada é uma fonte de dados. Pensamos em como usar essas inteligências para melhorar a performance do usuário e também a qualidade de trabalho de entregadores e restaurantes.”
5 – Sonhar grande, começar pequeno
Por fim, Bel destaca o princípio que melhor traduz o espírito do iFood: “Sonhe grande, comece pequeno”.
“Esse é um dos maiores diferenciais do iFood. A gente tem velocidade. Crescemos rápido, e o produto acompanha esse ritmo. Sonhar grande faz parte da nossa cultura: conseguimos projetar o futuro e fatiar esse sonho em pedaços para ir validando e construindo até chegar lá”, afirma.
Essa mentalidade é o que mantém o time em constante movimento. “Aqui, ninguém quer trabalhar num produto cheio de legado, onde não dá para inovar. As pessoas valorizam a velocidade, a ousadia e a possibilidade de construir algo novo.”
Assim, com uma combinação de ousadia, dados e cocriação, o time de Produto do iFood mostra que inovar não é apenas lançar novas funcionalidades. “Nossa cultura de inovação e de sonhar grande permeia todas as áreas. Isso faz com que a gente realmente dê saltos de crescimento e provoque mudanças reais. Temos um time dinâmico, inquieto e com alma de futuro”, conclui.


