Inovação e Tecnologia no iFood
Linha do tempo
2011
Cardápio migra para a internet
Fundação do iFood, que no mesmo ano digitalizou o modelo do Disk Cook – guia impresso de cardápios criado em 1997 – para receber pedidos via site. A maioria dos pedidos era feita por telefone e fax, integrados a um call center em Jundiaí (SP).
2012
Surge o app do iFood
Nos primeiros 6 meses, o aplicativo tinha 600 restaurantes e recebia cerca de 16 mil pedidos, em muitos recebiam e processavam pedidos de modo manual. No ano seguinte, o iFood recebe o primeiro investimento da Movile, que aposta na transformação em uma empresa de tecnologia.
2014
Uma empresa 100% digital
A Movile se torna controladora do iFood, que acelera para se tornar uma empresa totalmente digital, o que acontece em 2 anos. A transição para a nuvem e as integrações com restaurantes automatizam os pedidos, enviados pelo app. Com algoritmos básicos, já é possível estimar o tempo de entrega.
2018
A IA dá seus primeiros passos
O iFood cria um time de dados e migra de um Data Warehouse para um Data Lake para armazenar e processar essas informações e trabalhar melhor com diferentes tipos de dados. Começa o uso de IA para personalização. No mesmo ano, o iFood passa a oferecer logística para restaurantes.
2019
Algoritmos ficam mais inteligentes
A empresa implementa sistemas avançados de machine learning para melhorar decisões em tempo real – como alocação de entregadores e recomendação de restaurantes. Em 2020, fortalece o algoritmo e avança na logística de última milha.
2020
O drone decola
O iFood e a Speedbird Aero realizam o primeiro voo do drone para entregas no Shopping Iguatemi Campinas (SP). Em 2022, o iFood se torna a primeira empresa das Américas a ter permissão para usar drones no delivery e começa a testar rotas para viabilizar a entrega em locais pouco acessíveis. O time de tecnologia cresce e passa a representar 50% dos funcionários da empresa.
2021
Estreia da robô ADA
A ADA, robô desenvolvida em parceria entre o iFood e a Synkar (primeira startup de entrega autônoma do Brasil), faz a sua primeira entrega, no shopping Iguatemi de Ribeirão Preto (SP). Ela pega pedidos nos restaurantes e leva para o hub em que os entregadores retiram o pedido para levar até os clientes.
2022
A IA generativa entra em cena
O iFood investe no Anota AI, solução de chatbot que usa inteligência artificial para atendimento via WhatsApp. IA passa a ser fundamental nas principais áreas da empresa e no atendimento a consumidores. No ano seguinte, começa a usar inteligência artificial generativa para melhorar o atendimento ao cliente e criar conteúdos no app (como descrições automáticas de pratos).
2024
Maquinona e Salão levam inteligência ao restaurante
Lançamento da Maquinona (um dispositivo que recebe pagamentos de maneira integrada com o delivery do iFood) e do iFood Salão, frente para ajudar a integrar o mundo online e o espaço físico dos restaurantes e aumentar os pedidos.
2025
A IA avança para o futuro
Com mais de 4.000 engenheiros e cientistas de dados, o iFood roda mais de mais de 170 modelos próprios de IA e 130 de IA generativa para identificar padrões que ultrapassam os limites do pensamento humano e trazer conveniência para os consumidores, mais pedidos para os parceiros e mais renda para os entregadores.
Vem mais por ai
Modelos proprietários de inteligência artificial generativa (Large Commerce Models), treinados com dados exclusivos do nosso ecossistema;
Parceria com OpenAI e testes para testar produtos em primeira mão;
AGI Club: primeira comunidade brasileira focada em IA exclusiva para profissionais conectados ao tema;
Processamento de cerca de 14 bilhões de predições (ou previsões) por mês, usando dados e IA para oferecer serviços mais eficazes e personalizados.
Tecnologia

Pagamento digital para parceiros iFood: como as soluções digitais do iFood beneficiam restaurantes parceiros
No iFood, os donos de restaurantes contam com o iFood Pago para potencializar as vendas e ter uma gestão financeira completa e eficiente. Saiba mais!

Como foi o desenvolvimento de software para logística no iFood
Renan Freitas, nosso staff engineer, conta como foi construir, do zero, a estrutura de logística da empresa

Novas tecnologias: conheça quais são e tendências para o futuro
As tecnologias se atualizam constantemente — e podem oferece diversos benefícios para o seu negócio. Acompanhe este artigo e conheça quais são as novas tecnologias do futuro.

Compartilhar itens da sacola usando SharePlay
Saiba como você também pode aplicar esse framework de atividade em grupo ao seu contexto
Inteligência Artificial

Thiago Cardoso conta como o iFood vem liderando a revolução em IA e Big Data
Saiba como o iFood usa IA e Big Data para inovar e melhorar a experiência do usuário pela visão do nosso diretor Thiago Cardoso. Confira!

Confira a websérie especial do iFood sobre inteligência artificial
Executivos da empresa contam como usam IA no aplicativo, no trabalho, e qual é sua visão para o futuro dessa tecnologia

3 tecnologias brasileiras que o iFood mostrou no BBB24
Conheça melhor as inovações desenvolvidas com empresas nacionais para tornar o delivery mais ágil e sustentável

iFood é quarta melhor empresa do país em inovação com startups
Ranking promovido pela ABStartups traz o iFood como a empresa brasileira de tecnologia mais bem colocada.
iFood Labs

Inovação aberta: iFood lança vídeocast sobre fintech
A cada episódio, um convidado ou convidada conversa com nosso diretor de inovação sobre um tema diferente

Como o iFood Labs se relaciona com o ecossistema de startups
Já está mais do que consolidada a ideia de que

iFood e startups se encontram para falar de inovação aberta
Saiba o que rolou no iFood Innovation Day, realizado no Cubo Itaú, do qual o iFood agora faz parte

Custo de Aquisição de Clientes: como reduzir o CAC da startup?
Saiba por que é importante calcular o CAC e conheça estratégias para melhorar esse índice e crescer