Precificação: porque é essencial saber a margem de contribuição

A margem de contribuição é essencial na precificação para entender qual é o preço adequado para cobrir as despesas fixas do negócio. Aprenda aqui a calcular.

Você sabe qual é o preço ideal para cobrir as despesas fixas do negócio? Aprenda a calcular


Uma parte importante da precificação dos produtos é definir quanto de cada venda pode ser usado para pagar os custos fixos do negócio. Dessa forma, é possível saber quantas unidades precisam ser comercializadas para cobrir as despesas fixas em um mês, uma medida importante para traçar as metas da estratégia de venda.

Para isso, é preciso calcular a margem de contribuição, que é a diferença entre o preço de venda e os custos variáveis. “A margem de contribuição é quanto cada venda contribui para pagar os custos fixos e, se sobrar algum dinheiro, gerar lucro”, afirmou Felipe Chiconato, consultor financeiro de estratégia do Sebrae-SP em uma live especial para a Semana do Empreendedorismo iFood (que você pode assistir na íntegra aqui).

Ele explicou que a margem de contribuição é diferente do lucro, que é o resultado da soma de todas as vendas menos as despesas fixas, variáveis e investimentos. “Quando dizemos que de cada venda deve sobrar um dinheiro, isso não é lucro, é a margem de contribuição.”.

Para calcular a margem de contribuição é preciso, primeiro, saber a diferença entre custos fixos e variáveis. “Pergunte-se: se eu vender mais eu gasto mais? Se a resposta for sim, o custo é variável; se for não, ele é fixo”, diz Felipe.

O que é custo fixo?

Despesas que não variam conforme as vendas ou a produção aumentam ou diminuem. Elas não têm, necessariamente, o mesmo valor todo mês.

O que é custo variável?

São as despesas que variam proporcionalmente com a venda. Por exemplo: para produzir mais, é preciso ter mais matéria-prima, então esse é um custo variável; o mesmo acontece com a taxa de cartão.

E como eu calculo a margem de contribuição?

Margem de contribuição = preço de venda – custos variáveis

Passo 1: monte a ficha técnica e descubra o custo variável

Exemplo:
Hambúrguer +
Óleo +
Pão +
Maionese +
Embalagem

= custo de R$ 9,80

Passo 2: adicione as despesas ligadas às vendas
Supondo que a soma das taxas represente 24% do valor de vendas

Impostos +
Taxa de cartão +
Comissão

= R$ 3,80

Passo 3: subtraia do valor de venda
Supondo que o hambúrguer seja vendido por R$ 15,90:

Margem de contribuição = preço de venda – custos variáveis

MC = 15,90 – (9,80 + 3,80) = 2,30

Para cada lanche vendido, a margem de contribuição é de R$ 2,30.

Como calcular o preço para ter a margem desejada

Segundo Chiconato, uma margem de contribuição saudável em geral fica entre 40% e 60%

O cálculo deve ser o seguinte:

Preço = custos variáveis/100% – (% despesas variáveis + % margem de contribuição desejada)

Para uma margem de 40%, o cálculo fica assim:
R$ 9,80 / 100% – (24% + 40%) = R$ 27,23 → esse deve ser o preço do lanche para ter a margem de contribuição desejada.

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