Mais de um milhão de pedidos no app do iFood já foram entregues por meio desse modal sustentável, que agora chega a Recife, Salvador, Brasília e Porto Alegre
Em outubro de 2021, o iFood Pedal completa um ano embalado na subida. O primeiro serviço do mundo de aluguel de bicicleta elétrica exclusivo para entregadores agora vai cruzar as fronteiras de São Paulo e Rio de Janeiro, que já contam com um total de 500 bicicletas elétricas, e disponibilizar mais 2.000 em outras quatro capitais –Recife, Salvador, Brasília e Porto Alegre– ao longo de 2022.
Em parceria com a Tembici, empresa líder de micromobilidade, o projeto agora será o maior da América Latina a oferecer bicicletas elétricas para o delivery. No primeiro ano do iFood Pedal, foram entregues de bicicletas mais um milhão de pedidos, evitando a emissão de 271 toneladas de CO2 –e colaborando para o objetivo do iFood de realizar metade de suas entregas usando modais não poluentes até 2025.
As novas cidades foram escolhidas de acordo com as demandas que apareceram em pesquisas e em conversas com os entregadores. Foi dessa maneira, aliás, que o projeto nasceu.
“O iFood Pedal foi co-criado com entregadores parceiros e se provou sustentável e plenamente alinhado com o impacto operacional, ambiental e social que queríamos alcançar”, afirma Fernando Martins, head de inovação e logística do iFood. “Esse modelo veio para ficar porque vimos consumidores e restaurantes serem atendidos de forma mais eficiente, e os entregadores satisfeitos por ter ganhos maiores em menos tempo.”
Modal sustentável
David Anastacia, de 38 anos, é entregador parceiro do iFood há quatro anos. Ele conta que começou fazendo entregas com sua própria bicicleta e resolveu testar o iFood Pedal em março de 2021, depois que sua magrela quebrou.
“Antes eu trabalhava dois dias para descansar um. Agora, com a elétrica, eu posso trabalhar em intervalos maiores. Ela é bem mais leve, mais ágil, não cansa muito”, conta David, que costuma rodar por bairros paulistanos como Itaim, Vila Olímpia e Brooklin. “Com o dinheiro que eu fiz com a elétrica, consegui comprar outra bike, para revezar.”
Esse ganho de agilidade é possível por causa do pedal assistido, que aciona o motor elétrico quando a bicicleta é pedalada, deixando-a mais leve –e permitindo que o entregador alcance uma velocidade de 25 km/h. Em paralelo, a inteligência artificial por trás da plataforma do iFood destina rotas mais curtas para os entregadores de bicicleta.
Apoio aos entregadores
Quando ficou desempregado, Luís Fabiano Pinheiro, de 42 anos, viu no delivery uma oportunidade de geração de renda durante a pandemia de Covid-19. “Já tinha visto as bicicletas circulando pela avenida Paulista. Assim que entrei para o iFood, me cadastrei.”
Como ele não tem moto, aderiu à bicicleta elétrica por ser um meio acessível para começar a trabalhar na área no início de 2021. “Não tenho mais pique de novinho, não”, brinca o entregador, que trabalha entre as regiões dos Jardins e de Pinheiros, em São Paulo. “Com ela faço mais entregas porque venço as distâncias mais rápido. Hoje consigo pagar todas as minhas contas e estou economizando para, um dia, comprar uma moto.”
No iFood Pedal, os entregadores de São Paulo e Rio de Janeiro podem utilizar a bicicleta elétrica por quatro horas e contam com pontos de apoio nos locais de retirada, onde se disponibilizam equipamentos de proteção, filtros de água, banheiros, microondas, pontos de recarga de celular e espaço de descanso.
Além disso, os parceiros também têm acesso ao Pedal Responsa, uma parceria com o Instituto Aromeiazero para oferecer cursos online de capacitação e de conscientização sobre cuidados e responsabilidades que os entregadores precisam ter em seu trabalho –especialmente em meio à pandemia.
Quem atua em São Paulo tem vez também no Girando Ideias, uma ação do iFood Pedal na capital paulista para promover encontros e dinâmicas com discussões sobre como melhorar o dia a dia dos entregadores. As atividades são conduzidas por mentores focados no diálogo e na escuta ativa.