Soft skills deixaram de ser uma diferencial para ser essencial para profissionais em qualquer etapa da carreira.
Uma pesquisa do LinkedIn revelou que 80% dos entrevistados acreditam que as softs skills são cada vez mais importantes para o sucesso da empresa.
O termo em inglês refere-se às habilidades e comportamentos humanos que determinam como nos relacionamos, nos comunicamos e trabalhamos.
Portanto, neste guia você vai encontrar a definição de soft skills, como se diferenciam das hard skills, o que fazer para desenvolvê-las e de que forma o iFood tem o priorizado em seu ecossistema.
O que são soft skills?
Primeiramente, soft skills são características e e competências do comportamento humano que têm relação com aptidões mentais e emocionais interpessoais.
Assim, elas representam nossa capacidade de lidar com problemas e desafios, e são mais importantes do que qualquer habilidade técnica para o mercado de trabalho.
Por fim, o termo soft skills engloba diversas habilidades como trabalho em equipe, controle do tempo, empatia e capacidade de delegar tarefas.
Exemplos de soft skills:
Alguns exemplos são: inteligência emocional, foco, resiliência, integridade, comunicação, adaptabilidade, pensamento crítico, entre outras.
Além disso, o Fórum Econômico Mundial listou, no relatório O Futuro do Trabalho (2020), dez soft skills que estarão em alta até 2025. Portanto, são elas:
- Pensamento analíitico e inovação;
- Pensamento crítico e análise;
- Criatividade, originalidade e iniciativa;
- Resiliência, tolerância ao estresse e flexibilidade;
- Liderança e influência social;
- Inteligência emocional;
- Persuasão e negociação;
- Solução de problemas complexos;
- Proatividade para aprender e estratégias de aprendizado.
Soft skills e hard skills: qual a diferença?
Enquanto as soft skills são competências que vão se conectar ao comportamento humano, as hard skills vão se relacionar com habilidades técnicas e conhecimentos específicos de uma área.
Dessa forma, podemos identificar as hard skills facilmente e dizem respeito à formação profissional, como cursos técnicos e de graduação, certificados, especialização e domínio de idiomas.
De modo geral, uma complementa a outra, sendo as soft mais importante, no sentido de que não basta, para um profissional, ter apenas conhecimento técnico.
Assim, ele precisa de ser capaz de se relacionar e se comunicar com a equipe, mudar quando necessário e lidar com situações e momentos de pressão no trabalho.
Qual a importância das soft skills?
A importância das soft skills está no fato de que elas determinam o quanto uma pessoa é capaz de trabalhar ou interagir bem com os outros.
A maioria das interações humanas demanda a uma ou mais soft skill em algum nível. Dessa forma, desenvolver essas habilidades pode ajudar na evolução da carreira.
São essas capacidades que vão ajudar um candidato na hora de conseguir uma vaga de emprego, na negociação do salário e até mesmo em dinâmicas de grupos.
Para as empresas, essas habilidades são essenciais porque o mercado de trabalho está em constante mudança, com cada vez mais demandas, complexidade e diversidade.
No entanto, estar alinhada com essas transformações exige da empresa profissionais capazes de se adaptar, comunicar bem, liderar, inovar, apresentar novas ideias e entregar resultados.
Quais são suas principais habilidades?
As principais habilidades de soft skills são: inteligência emocional, comunicação, tomada de decisão, integridade, determinação, foco e equilíbrio, segundo Bernard Marr, escritor e estrategista de negócios.
Inteligência emocional tem a ver com quão bem uma pessoa se relaciona com as outras, como ela consegue se colocar no lugar do outro.
Além disso, pode ser trabalhada por meio da empatia e entendimento.
É uma das habilidades mais importantes quando se trabalha com uma equipe ou na liderança de um time, para entender a cultura organizacional e para lidar com clientes e colegas.
Outra habilidade fundamental é a comunicação. Saber se comunicar de forma clara, com superiores, colegas e equipe, é essencial para qualquer pessoa em um ambiente de trabalho.
Já um profissional decidido e focado será essencial em qualquer negócio e posição, pois dará andamento aos processos, evitando procrastinação e indecisão.
Integridade, por sua vez, torna as pessoas confiáveis, pois elas cumprem com aquilo que se propõem eassumem seus próprios erros, sem terceirizar suas responsabilidades.
Por fim, determinação, foco e equilíbrio são outras habilidades requisitadas, pois fazem do profissional que trabalha bem e bastante mas sabe dosar vida profissional e pessoal.
Quais são as soft skills que estão em alta no mercado de trabalho?
De acordo com a Forbes, as soft skills que estão em alta no mercado de trabalho são: comunicação eficaz, pensamento criativo, resiliência, empatia, liderança e ética no trabalho.
A comunicação pode ser feita de diversas formas e uma das mais eficazes é a escuta ativa. forma de ouvir com atenção o que o outro está falando, sem julgamento ou interrupção.
Ouvir as demandas de entregadores parceiros, em encontros presenciais marcados pela escuta ativa, tem sido uma prioridade para o iFood.
Em 2021, a empresa esteve presente em cerca de de 200 encontros e ouviu mais de e 100 lideranças dos entregadores profissionais,cujas demandas foram assimiladas e entendidas.
Como as empresas avaliam soft skills?
As empresas avaliam soft skills de diferentes formas, dependendo da etapa da carreira em que está o profissional, de acordo com o site de carreiras e estudo Na Prática.
Em candidatos a uma vaga de emprego, elas são avaliadas por meio de perguntas feitas durante a entrevista.
Para cargos de aprendiz, como estagiários e trainees, são feitas dinâmicas de grupo, estudo de casos e painéis para identificar soft skills nesses profissionais.
Como desenvolver habilidades de soft skills?
Desenvolver habilidades de soft skills deixou de ser um diferencial para ser um pré-requisito em qualquer posição e área na qual o profissional busca colocação.
Autoconhecimento, alinhar expectativas com as do cargo pretendido, saber ouvir, buscar feedback, ter disciplina e paciência, aprimorar-se continuamente são algumas formas.
Essas práticas valem tanto para os candidatos quanto para os recrutadores da vaga.
Como desenvolver soft skills nos colaboradores?
Desenvolver soft skills nos colaboradores requer algumas ações, técnicas e ferramentas que podem levar algum tempo para serem absorvidas e entendidas, mas que valerá a pena.
O site de recrutamento Gupy elencou algumas medidas para desenvolver essas habilidades.
Um primeiro passo pode ser a conscientização dos colaboradores sobre sua importância para o desenvolvimento e progresso da carreira e do trabalho.
Por fim, oferecer treinamento, fortalecer a cultura organizacional, priorizar o trabalho em equipe e demonstrar confiança nos colaboradores são formas de desenvolver soft skills.
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