Preferência é ainda maior entre os jovens de 16 a 25 anos; marca também é uma das favoritas na região Sudeste
Na hora de pedir comida, o iFood é a marca preferida dos brasileiros, especialmente dos mais jovens, aponta o Datafolha. Seis em cada dez pessoas que têm de 16 a 25 anos (62%) disseram que o app é o melhor delivery de restaurantes. Além disso, os jovens também consideram o iFood o melhor serviço na internet.
Entre o público geral, de todas as idades, o iFood também foi citado por 42% das pessoas entrevistadas pelo Datafolha como o serviço online de delivery de restaurantes preferido. A pesquisa sbusca entender o comportamento dos brasileiros na vida online e são as suas marcas favoritas no digital.
No Brasil, a geração Z (pessoas nascidas entre 1996 e 2010) compreende mais de 32 milhões de jovens e é a primeira dos nativos digitais com poder de compra. Por isso, é muito disputada entre as marcas.
O iFood vem há algum tempo construindo uma relação com esse público, em especial entre os gamers. Em maio de 2022, a empresa anunciou seu primeiro patrocínio no universo dos eSports (competições oficiais de jogos eletrônicos) ao apoiar o Fluxo, organização criada por duas das maiores estrelas do Free Fire, Nobru e Cerol.
Segundo matéria publicada na Folha de S.Paulo, o app reúne atributos valorizados por essa geração, entre eles o prazer de comer algo gostoso entre amigos.
“O primeiro passo para apoiar o consumidor, além das constantes atualizações do aplicativo com foco em sempre trazer uma melhor experiência para o usuário, está em dar suporte aos empreendedores da plataforma no processo de transformação digital”, explica ao jornal o diretor de marketing do iFood, João Clark.
A pesquisa foi realizada com 1.500 brasileiros de 16 anos ou mais, de todas as classes sociais e regiões do Brasil e que acessam a internet todos os dias. O levantamento, realizado entre 21 e 28 de março de 2022, tem uma margem de erro de três pontos percentuais e uma confiabilidade de 95%.
A marca mais lembrada do Sudeste
Além das mentes e corações da geração Z, o iFood foi lembrado como uma das marcas favoritas dos brasileiros que vivem no Sudeste, dividindo o primeiro lugar com a operadora Vivo.
Apesar de sua atuação nacional, boa parte do público do iFood vive na região que concentra 42% da população brasileira (80,3 milhões de pessoas, de acordo com o Censo de 2010). Rio de Janeiro e São Paulo, aponta o jornal, são as maiores praças da foodtech brasileira e aos poucos vão ganhando mais serviços do que a conveniência de levar a comida do restaurante ou a compra do mercado para casa.
No último verão carioca, por exemplo, quem estava curtindo uma praia na Zona Sul da cidade (do Leme ao Leblon) não precisava sair da praia e cruzar a cidade para comprar algo da farmácia ou comer algo do seu restaurante ou bar favorito. Era só pedir no iFood e retirar a encomenda em um quiosque sinalizado.
Já em São Paulo, a empresa promoveu, em setembro passado, o Espaço iFood, uma experiência gastronômica dentro do Parque Ibirapuera. Seis restaurantes parceiros estiveram por lá para alimentar a fome de quem visitava o principal cartão postal da capital paulista.