O iFood tem uma nova política de combate à discriminação e à violência para oferecer a todos um ambiente ético, seguro e livre de qualquer forma de violação de direitos.
Afinal, nosso compromisso é alimentar um futuro mais justo e respeitoso, impactando socialmente nosso ecossistema.
A empresa não aceita qualquer tipo de discriminação, preconceito ou violência contra qualquer pessoa que faça parte do nosso ecossistema, como entregadores, clientes, lojas, operadores logísticos e franqueados.
Esses princípios já estão expressos no Código de Ética e Conduta de Terceiros e na Cartilha de Respeito e Igualdade. Agora, a empresa está implementando sua nova Política de Combate à Discriminação e Violência.
Essa política reforça seu compromisso para promover um ambiente onde cada interação seja um ingrediente especial para um mundo mais justo e acolhedor.
Acesse aqui a íntegra da Política de Combate à Discriminação e à Violência
Com essa iniciativa, além do combate à discriminação, o iFood busca promover um ambiente digno, íntegro, inclusivo e de respeito e deixa claro que não admite condutas violentas de quem utiliza sua plataforma.
Essa nova política se baseia em três pilares:
-
- Cumprir as leis é algo esperado de todos
-
- Valorizar a diversidade em um ambiente inclusivo e de respeito a diferenças
-
- Promover a equidade com tratamento justo a todos
Quais atitudes não são toleradas no iFood?
Algumas das atitudes que vão contra a Política de Combate à Discriminação e à Violência do iFood são:
-
- Agressão verbal ou física
-
- Ameaças
-
- Assédio ou importunação sexual
-
- Discriminação
-
- Racismo
-
- LGBTfobia ou transfobia
-
- Gordofobia
-
- Capacitismo
-
- Classismo
-
- Direção perigosa
-
- Etarismo
-
- Porte de armas
-
- Roubo
Como eu posso denunciar esse tipo de atitude?
Pessoas Entregadoras
Se estiver em rota: no App iFood para Entregadores, clique no botão de emergência.
Se não estiver em rota: no App iFood para Entregadores, use o tópico “Alerta de casos graves” disponível no menu. Na sequência, clique em “Sofri um Incidente” e relate detalhadamente o que aconteceu, anexando o máximo de evidências.
Lojas
Se o pedido estiver em andamento, use o Gestor de Pedidos ou o Portal do Parceiro, no tópico ‘’Pedido em andamento’’ > Pedido > ‘’Problemas com este pedido?’’ > Fale com iFood > Preencha as informações e anexe as Evidências.
Se preferir usar o Aplicativo do Parceiro, clique em Ajuda> Por que abrir chamados > Pedido em andamento.
Se o pedido for cancelado ou concluído: vá ao Portal do Parceiro, na aba “chamados e ajuda’’ > atendimento > abrir um chamado > Pedidos > Reportar ocorrência com entregador ou verificar pedido suspeito (para casos que envolvem Clientes Finais).
Clientes
No app do iFood, após realizar o pedido, vá em Pedido > Ajuda > Casos Críticos > Reportar um incidente grave.
Operadores Logísticos e Franqueados EntreGô
Vá ao JIRA, insira seu email > continue com a conta > clique na aba Franqueado ou Operador Logístico, dependendo da sua categoria e relate o que aconteceu.
E o que acontece após a denúncia?
O iFood tem regras para investigar e aplicar sanções a quem cometa atos que vão contra seu Código de Ética e sua Política de Combate à Discriminação e à Violência.
Essas sanções podem ir desde advertências e treinamentos até a desativação da conta, dependendo da seriedade do caso, dos danos causados e das pessoas envolvidas.
A nova política pretende garantir que qualquer conduta que viole a segurança e a integridade das pessoas seja direcionada para os canais necessários e que sejam garantidas as penalidades dentro e fora da plataforma.
Além disso, o iFood oferece aos entregadores e às entregadoras que atuam em sua plataforma a Central de Apoio Psicológico e Jurídico. Em parceria com a Black Sisters in Law, a empresa dá assistência gratuita a quem sofrer discriminação, agressão física, ameaça ou violência sexual durante o trabalho.
O iFood tem uma nova política de combate à discriminação e à violência para oferecer a todos um ambiente ético, seguro e livre de qualquer forma de violação de direitos.
Afinal, nosso compromisso é alimentar um futuro mais justo e respeitoso, impactando socialmente nosso ecossistema.
A empresa não aceita qualquer tipo de discriminação, preconceito ou violência contra qualquer pessoa que faça parte do nosso ecossistema, como entregadores, clientes, lojas, operadores logísticos e franqueados.
Esses princípios para o combate à discriminação já estão expressos no Código de Ética e Conduta de Terceiros e na Cartilha de Respeito e Igualdade. Agora, a empresa está implementando sua nova Política de Combate à Discriminação e Violência.
Essa política reforça seu compromisso para promover um ambiente onde cada interação seja um ingrediente especial para um mundo mais justo e acolhedor.
Acesse aqui a íntegra da Política de Combate à Discriminação e à Violência
Com essa iniciativa, além do combate à discriminação, o iFood busca promover um ambiente digno, íntegro, inclusivo e de respeito e deixa claro que não admite condutas violentas de quem utiliza sua plataforma.
Essa nova política se baseia em três pilares:
- Cumprir as leis é algo esperado de todos
- Valorizar a diversidade em um ambiente inclusivo e de respeito a diferenças
- Promover a equidade com tratamento justo a todos
Quais atitudes não são toleradas no iFood?
Algumas das atitudes que vão contra a Política de Combate à Discriminação e à Violência do iFood são:
- Agressão verbal ou física
- Ameaças
- Assédio ou importunação sexual
- Discriminação
- Racismo
- LGBTfobia ou transfobia
- Gordofobia
- Capacitismo
- Classismo
- Direção perigosa
- Etarismo
- Porte de armas
- Roubo
Como eu posso denunciar esse tipo de atitude?
Pessoas Entregadoras
Se estiver em rota: no App iFood para Entregadores, clique no botão de emergência.
Se não estiver em rota: no App iFood para Entregadores, use o tópico “Alerta de casos graves” disponível no menu. Na sequência, clique em “Sofri um Incidente” e relate detalhadamente o que aconteceu, anexando o máximo de evidências.
Lojas
Se o pedido estiver em andamento, use o Gestor de Pedidos ou o Portal do Parceiro, no tópico ‘’Pedido em andamento’’ > Pedido > ‘’Problemas com este pedido?’’ > Fale com iFood > Preencha as informações e anexe as Evidências.
Se preferir usar o Aplicativo do Parceiro, clique em Ajuda> Por que abrir chamados > Pedido em andamento.
Se o pedido for cancelado ou concluído: vá ao Portal do Parceiro, na aba “chamados e ajuda’’ > atendimento > abrir um chamado > Pedidos > Reportar ocorrência com entregador ou verificar pedido suspeito (para casos que envolvem Clientes Finais).
Clientes
No app do iFood, após realizar o pedido, vá em Pedido > Ajuda > Casos Críticos > Reportar um incidente grave.
Operadores Logísticos e Franqueados EntreGô
Vá ao JIRA, insira seu email > continue com a conta > clique na aba Franqueado ou Operador Logístico, dependendo da sua categoria e relate o que aconteceu.
E o que acontece após a denúncia?
O iFood tem regras para investigar e aplicar sanções a quem cometa atos que vão contra seu Código de Ética e sua Política de Combate à Discriminação e à Violência.
Essas sanções podem ir desde advertências e treinamentos até a desativação da conta, dependendo da seriedade do caso, dos danos causados e das pessoas envolvidas.
A nova política pretende garantir que qualquer conduta que viole a segurança e a integridade das pessoas seja direcionada para os canais necessários e que sejam garantidas as penalidades dentro e fora da plataforma.
Além disso, o iFood oferece aos entregadores e às entregadoras que atuam em sua plataforma a Central de Apoio Psicológico e Jurídico. Em parceria com a Black Sisters in Law, a empresa dá assistência gratuita a quem sofrer discriminação, agressão física, ameaça ou violência sexual durante o trabalho.