Lista de compras de supermercado: entenda como organizar a sua

A gente te explica aqui como fazer uma lista de compras completa — e ainda dá dicas de como economizar na hora de fazer mercado.

Fazer compras é uma tarefa comum na rotina do brasileiro: seja semanal ou diariamente, para aquele jantar especial ou para o churrasco com os amigos, a gente prepara a lista de compras de supermercado e vai atrás dos itens que estão faltando na geladeira.

Com a correria do dia a dia, é normal que a gente acabe esquecendo um ingrediente ou outro, ou produtos de limpeza e higiene, e as idas ao mercado acabam se tornando mais frequentes — o que é um problema que afeta, principalmente, o bolso!

A verdade é que fazer compras sem organização acaba se tornando um verdadeiro desafio e, para a conta fechar no positivo no final do mês e também evitar o desperdício de alimentos, é muito mais simples contar com uma lista sempre à mão para se guiar na hora das compras.

Mas como fazer uma lista de supermercado completa?

O iFood sempre te ajuda quando o assunto é mercado — e, hoje, separamos um guia rápido sobre como fazer uma lista de compras realmente eficiente.

Acompanhe abaixo para saber o que não pode faltar na lista de compras, como fazer um bom planejamento, e ainda algumas dicas valiosas para economizar na hora das compras.

Boa leitura!

Leia também:

Como planejar as compras de mercado?

saiba o que colocar na lista de supermercado

Assim como acontece com várias outras atividades da nossa rotina, fazer mercado exige planejamento: é o pilar para economizar dinheiro, tempo e evitar os desperdícios na cozinha.

Antes de fazer a lista de compras de supermercado, o primeiro passo é verificar o que você já tem em casa. Isso evita a compra de itens duplicados ou desnecessários.

Também é interessante definir um limite de gastos para as compras, que ajuda a priorizar o que é essencial e controla os custos para não passar do orçamento.

Se você é do time que cozinha em casa todo dia e gosta de planejar as refeições, elaborar um cardápio semanal facilita na hora de comprar os ingredientes e alimentos necessários, deixando a feira da semana mais objetiva.

Com base nesse “inventário” do que se tem em casa mais as necessidades da sua família, é possível fazer uma lista detalhada de tudo o que é preciso comprar no mercado — sem tantos gastos extras!

Quais itens não podem faltar na sua lista de compras de supermercado?

Cada casa possui hábitos e rotinas alimentares diferentes, que determinam o que é preciso comprar no supermercado para as refeições ao longo do dia.

As famílias com crianças sabem que os lanchinhos para a escola não podem faltar no armário, assim como quem é ativo nas atividades físicas não pode ficar sem proteínas, grãos e cereais — a sua rotina é quem diz o que não pode faltar na lista de compras!

No entanto, o brasileiro entra em consenso sobre alguns itens básicos da cozinha que sempre estão presentes nas refeições principais do dia; a gente separou abaixo o que você provavelmente vai incluir na sua lista de compras de acordo com cada refeição. Veja os principais itens para a sua lista:

Lista de supermercado com itens essenciais para compra

Lista de compras para o café da manhã

A primeira refeição do dia é fundamental para começar bem a rotina e garantir uma alimentação nutritiva e variada: após um longo período de jejum durante a noite, o café da manhã ajuda a fornecer a energia necessária para iniciar o dia. 

Ainda, o café da manhã pode ser uma oportunidade para incorporar na dieta alimentos saudáveis, como frutas, vegetais, grãos integrais e proteínas magras. 

Começar a manhã com uma refeição nutritiva estabelece um padrão saudável para o resto do dia!

Confira o que não pode faltar na sua lista de compras para o café da manhã:

  • pão;
  • leite;
  • café;
  • ovos;
  • queijo;
  • iogurte;
  • cereais;
  • manteiga;
  • mel e geleia;
  • presunto magro ou peito de peru;
  • frutas frescas, como bananas e maçãs.

Vale lembrar que o café da manhã pode variar de acordo com as preferências culturais e individuais, e a nossa lista serve apenas como uma base geral: cada pessoa pode personalizá-la de acordo com suas necessidades específicas e objetivos nutricionais.

Lista de compras para almoço

No meio do dia, todo mundo faz uma merecida pausa no trabalho e nos estudos para almoçar — e, aqui, uma refeição nutritiva e balanceada fornece a energia necessária para manter as atividades ao longo do dia.

Sabia que isso é especialmente importante para manter níveis adequados de glicose no sangue e evitar fadiga?

Um almoço equilibrado deve conter uma variedade de nutrientes essenciais, como proteínas, carboidratos, gorduras saudáveis, vitaminas e minerais.

São itens que vão ajudar você a ter uma lista de compras de supermercado para o almoço bem completa:

  • sucos;
  • molhos e temperos diversos;
  • folhas verdes como alface e rúcula;
  • legumes como cenoura, abobrinha e cebola;
  • proteínas como frango, peixe e carne bovina;
  • leguminosas como feijão, grão-de-bico e lentilha;
  • proteínas vegetais como o tofu para quem é vegetariano;
  • grãos e carboidratos, como o arroz, as massas e a batata.

Acrescente ou remova itens dessa lista de acordo com as preferências da sua família para garantir uma refeição gostosa, nutritiva e completa!

Lista de compras para jantar

o que não pode faltar na lista de compras?

Depois de um dia cheio de atividades que cansam o corpo e a mente, o jantar é a dose de energia necessária para manter o corpo pleno e se preparar para o descanso do final do dia.

Inclusive, consumir uma refeição adequada no jantar permite que o corpo tenha tempo suficiente para digerir os alimentos antes de dormir, evitando desconfortos gastrointestinais e promovendo uma digestão mais eficiente.

Para um bom jantar, a lista pode conter itens como:

  • leguminosas como feijão e grão-de-bico;
  • macarrão, arroz, quinoa e outros carboidratos;
  • vegetais e legumes como pimentão, batata e berinjela;
  • azeite, sal, salsa, pimenta-do-reino e demais temperos;
  • proteínas diversas (carne bovina, peito de frango, tilápia);
  • sobremesas leves como iogurte, gelatina e frutas.

O jantar também é a refeição oficial de receber amigos e familiares em casa e compartilhar aquele momento especial na cozinha; quando esse for o evento, vale incluir na lista bebidas como vinhos e sucos, além de itens para saladas e acompanhamentos.

Lista de compras para higiene pessoal

Uma boa rotina de higiene pessoal é fundamental para a saúde e bem-estar — e, para garantir que não falte itens de higiene em casa, confira o que não pode ficar de fora de uma lista de compras de higiene pessoal impecável, que atenda às suas necessidades e te garanta produtos de qualidade.

  • sabonete;
  • absorventes;
  • desodorante;
  • papel higiênico;
  • escova de dentes;
  • creme dental e fio dental;
  • shampoo e condicionador;
  • creme de barbear e outros itens para barba.

Lista de compras para manter a casa limpa

Manter a limpeza da casa também deve estar incluso na lista de compras de supermercado!

Para deixar a sua casa sempre limpa e cheirosa, confira alguns itens essenciais para colocar na sua lista:

  • detergente;
  • desinfetante;
  • tira-manchas;
  • sacos de lixo;
  • limpador multiuso;
  • esponjas e panos;
  • desodorizador de ambientes.

Lembre-se sempre de armazenar os produtos em um local acessível, mas fora do alcance de crianças e animais de estimação.

Ainda, opte por produtos de limpeza biodegradáveis e livres de produtos químicos nocivos ao meio ambiente e à saúde.

5 dicas para economizar com sua lista de compras de supermercado

Talvez a parte mais desafiadora das compras de mercado seja fazer tudo ficar dentro do orçamento previsto para a semana ou mês.

A lista de compras ajuda o consumidor a ter maior controle sobre seus gastos: ao definir antecipadamente quais itens são necessários, é menos provável que o consumidor compre impulsivamente itens não essenciais, o que resulta em economia de dinheiro.

Para ajudar você a economizar na hora de fazer mercado, separamos ainda algumas dicas essenciais:

1. Não faça mercado com fome

Quando estamos com fome, tendemos a tomar decisões mais impulsivas em relação às compras, e isso pode levar a adquirir alimentos não planejados, geralmente menos saudáveis — e a gastar mais do que o necessário.

O mais indicado é fazer compras após uma refeição, como o café da manhã ou o almoço, o que vai contribuir para uma tomada de decisões mais consciente.

2. Siga a lista de compras completa

Uma lista completa permite que você se concentre nos itens essenciais que realmente precisa, evitando distrações com produtos desnecessários que podem elevar o valor final da sua compra.

Esse é o principal benefício de se organizar com antecedência antes de fazer mercado: com uma relação de todos os itens, tem como evitar comprar em excesso, principalmente produtos perecíveis, que podem estragar mais rápido se não forem consumidos a tempo.

3. Compre nos dias que realmente precisa

Compras mais frequentes muitas vezes levam a compras em excesso, o que pode resultar em alimentos não consumidos a tempo e, consequentemente, em desperdício de comida

Fazendo compras apenas quando necessário, você reduz esse desperdício, ajudando o seu bolso e o planeta também.

Também, ao limitar suas idas ao supermercado aos dias em que realmente precisa, você reduz a exposição a tentações de compras impulsivas e a produtos não planejados, ajudando a manter um foco maior nos itens essenciais da sua lista de compras.

4. Compare preços

Comparar preços permite que você identifique as melhores ofertas e promoções disponíveis no mercado; isso ajuda a economizar dinheiro ao escolher produtos de qualidade similar, mas com preços mais baixos.

Fazer isso indo de mercado em mercado é realmente inviável: por isso, com o iFood Mercado, você compara preços de supermercados diversos na sua região sem precisar sair de casa — e aproveita as melhores ofertas!

Ainda, ao analisar os preços de diferentes marcas e embalagens, você pode escolher opções mais econômicas que atendam às suas necessidades. 

Isso é especialmente útil para itens básicos e de uso frequente, nos quais pequenas economias podem se acumular ao longo do tempo.

5. Economize com a Lista de Compras do iFood

Se o mercado oferece promoções e descontos, é sinônimo de economia financeira! 

Ao comprar produtos em promoção, você paga menos por itens essenciais, o que contribui para reduzir seus gastos totais no supermercado.

Promoções e descontos são oportunidades ideais para estocar itens essenciais, como alimentos não perecíveis, produtos de limpeza e produtos de higiene pessoal, garantindo que você tenha suprimentos suficientes em casa sem gastar além do necessário.

O iFood Mercado te ajuda nessa: no app você garante cupons nos mais variados mercados da sua cidade e ainda conta com entrega na faixa em muitos deles!

Ainda, você pode aproveitar a função de Lista de Compras do iFood na seção “mercado” do seu app: selecione os produtos que você pede com mais frequência e a gente te indica os melhores lugares para comprar e economizar.

Dá uma olhadinha em como usar a Lista de Compras do iFood aqui no nosso tutorial:

Pensando no que está faltando na geladeira para fazer aquele jantar delicioso? Peça um supermercado delivery pelo iFood e garanta os melhores descontos!

iFood é o delivery de mercado mais amado do Brasil!

Planejar a lista de compras de supermercado é uma forma muito eficiente de economizar tempo, dinheiro e evitar desperdícios!

Com uma lista de compras bem elaborada, você poderá fazer suas compras de forma mais eficiente e otimizar a sua rotina alimentar. 

Lembre-se sempre de adaptar sua lista de acordo com suas preferências e necessidades específicas da sua família. 

Com planejamento e organização, a hora de fazer mercado vai ser muito mais organizada e produtiva!

Ah, e você nem precisa sair de casa para abastecer os armários e a geladeira: pede iFood Mercado nos seus supermercados favoritos com os melhores preços! É fácil, barato e cheio de opções para a sua casa.

Para mais conteúdos como este, acesse o iFood News e fique sempre atualizado dos nossos conteúdos.

Esse conteúdo foi útil para você?
SimNão

Publicações relacionadas