Nova IA do iFood agiliza compra de mercado pelo WhatsApp

Saiba como o Compr.AI deixa a conversa mais humanizada e aumenta a conversão de vendas

O iFood lançou, em junho, um chatbot que usa o modelo de inteligência artificial do ChatGPT para ajudar quem quer fazer compra de mercado pelo WhatsApp. Esse novo assistente virtual é o Compr.AI, que já está funcionando em 20 estabelecimentos parceiros espalhados pelo país.

“O WhatsApp já é um dos principais canais de compra online no Brasil. Aproveitamos essa oportunidade para automatizar e melhorar a jornada de compra tanto para os consumidores como para os estabelecimentos”, explica Felipe Pereira, diretor do Compr.AI do iFood.

Os parceiros que estiverem interessados em adotar a tecnologia Compr.AI podem se inscrever na lista de espera preenchendo o formulário disponível aqui. Para os mais curiosos, que desejam experimentar em primeira mão como essa tecnologia funciona, também é disponibilizado um número de teste. 

Ao utilizar o modelo GPT (Generative Pre-Trained Transformer), o Compr.AI é capaz de oferecer conversas mais naturais e humanizadas. Ele permite que os clientes se comuniquem diretamente com a inteligência artificial no mesmo número de telefone que já estão acostumados a usar para entrar em contato com o estabelecimento. 

As respostas não são limitadas a um conjunto pré-definido de opções com botões ou números (como ocorre com muitos chatbots tradicionais), e a interação é mais próxima da que teriam com um/a atendente real.

Felipe destaca o Compr.AI como uma versão avançada do ChatGPT, criada para proporcionar à IA a sensação de um/a atendente real. Ele explica: “Com o GPT, a comunicação flui de forma natural, permitindo que a IA compreenda até mesmo respostas com risadas, como o famoso ‘kkkk’, além de utilizar emojis, o que torna a experiência de compra verdadeiramente pessoal e envolvente para nossos clientes”.

Exemplo de interação com o Compr.AI

Como o Compr.AI aprende com as interações

Como o ChatGPT, esse modelo de linguagem natural foi criado pela OpenAI e é treinado com uma grande quantidade de dados de texto para aprender a se comunicar usando uma linguagem parecida com a nossa. 

Nessa conversa, os clientes podem perguntar qualquer coisa pelo WhatsApp: consultar preços ou tirar dúvidas sobre a área de entrega e os horários do estabelecimento, por exemplo. 

“A vantagem para os consumidores é que eles recebem respostas para suas dúvidas de forma instantânea, diferentemente do atendimento feito por um funcionário da loja, que muitas vezes está ocupado com outras tarefas e pode demorar para responder”, ressalta Felipe. 

“O robô elimina essa falta de sincronia, mantendo um padrão humanizado na conversa, proporcionando uma experiência mais ágil e eficiente para os clientes.”

Além disso, com o passar do tempo a IA vai aprendendo a se adaptar ao contexto e a interagir de maneira mais realista.

“Tivemos um caso em que o cliente avisou que ia mandar o filho buscar a compra de cerveja no mercado e o Compr.AI avisou que isso não seria possível porque o jovem era menor de idade”, conta Felipe. “E o de clientes que terminam a conversa com ‘Fique com Deus’ e a IA responde ‘fique com Deus, amém’.”

A IA entende também as brincadeiras

“O GPT compreende até mesmo a forma peculiar de fazer pedidos no Brasil. Quando o cliente acrescenta a observação ‘Coquinha bem gelada’, a resposta do GPT vem com uma interação divertida, utilizando o emoji de rosto congelado, e só depois apresenta o resumo do pedido”, diz Felipe.

Maior conversão na compra de mercado pelo WhatsApp

Resultado: a conversão de vendas é de três a quatro vezes maior do que a que acontece com o modelo que oferece respostas em forma de “botão”. “É um indicativo de que a fluidez da conversa leva a uma conclusão mais assertiva de compra”, diz Felipe. 

“Com a inteligência artificial, a conversa consegue abranger mais situações que levam os clientes a fecharem mais pedidos, ao mesmo tempo em que o parceiro ganha eficiência na operação.”

O atendimento não é a única etapa automatizada pela IA. Quando o pedido é concluído, o Compr.AI atualiza o estoque da loja em tempo real e faz a integração direta com o PDV, evitando a emissão manual do cupom fiscal, o que minimiza erros e acelera o tempo de entrega.

“Estamos realmente entusiasmados com o potencial da tecnologia GPT aliada ao ecossistema do iFood, representado pelo Compr.AI. Essa combinação tem o poder de revolucionar a forma como as compras por supermercado são realizadas pelo Whatsapp”, afirma Felipe.

“Com a automação proporcionada pelo Compr.AI, os empreendedores podem otimizar suas operações, organizar melhor suas lojas e alocar recursos de forma mais eficiente, resultando em um aumento significativo na produtividade.”

“Além disso,” continua Felipe, “a equipe de atendentes também colhe benefícios significativos com essa tecnologia. Eles não precisam mais interromper suas tarefas para responder a consultas de preços pelo WhatsApp, o que proporciona um fluxo de trabalho mais fluido e menos interrupções. Isso permite aos parceiros focar ainda mais na qualidade do atendimento ao cliente, ao mesmo tempo que impulsionamos o aumento das vendas e a satisfação geral dos consumidores. É uma combinação poderosa que está transformando a experiência de compra de supermercado para melhor.”

Esse conteúdo foi útil para você?
SimNão

Publicações relacionadas