A magia de se reinventar

Depois de fazer um curso de desenvolvedor, o entregador Rogério Fidencio trocou a paixão por truques de mágica e os “corres” pela carreira em tecnologia

Pensar fora da caixa: esse é sempre o modo como o engenheiro de software Rogério Fidencio, de 26 anos, lida com os desafios da vida. E não há nenhum truque nesse jeito de encarar desafios. O segredo está mesmo em combinar lógica, inovação e inteligência na hora de resolver problemas – e também ao buscar oportunidades.

No início de sua vida profissional, ele seguiu o exemplo da mãe, que fazia entregas. E foi com a moto emprestada dela que Rogério partiu em busca de uma renda própria, também como entregador, em Sorocaba (SP), onde nasceu. “Foi um processo natural, era um dos trabalhos que eu tinha em mente para realizar”, conta.

Ficar parado não era para ele. Então logo decidiu engordar o orçamento com um segundo ofício, o de chapeiro em uma lanchonete. O objetivo era comprar a própria moto para incrementar os “corres” com os transportes. E tudo isso com um sonho ainda maior em vista: o de se tornar mágico profissional.

Não é de se estranhar que Rogério tenha “pegado gosto”, como ele mesmo diz, pela arte do ilusionismo. Tudo o que envolve criatividade o encanta. Foi o caso do aprendizado das técnicas com o baralho de cartas, talento que desenvolveu sozinho, lendo livros e pesquisando conteúdo na internet.

Muito da habilidade dos mágicos está em distrair o foco dos espectadores. Rogério é tão bom nisso quanto em não perder o próprio foco nas metas que estabelece. Assim, logo conseguiu juntar dinheiro para a própria moto. E o trabalho com delivery decolou quando ele passou a fazer entregas no iFood, em 2018.

Nova profissão em um passe de mágica

Os shows de mágica que vinha fazendo em bares e festas, no entanto, sofreram um duro golpe com a pandemia da Covid-19. Mas Rogério é dessas pessoas que vivem se reinventando: fazendo pesquisas na internet, ele começou a se interessar por programação —e essa passou a ser a sua grande carta na manga. O que aconteceu em seguida, pode-se dizer que foi algo realmente mágico.

Em 2021, Rogério recebeu um SMS do iFood sobre uma bolsa para um curso de seis meses de desenvolvedor full-stack, oferecida pelo Potência Tech (plataforma de capacitação de tecnologia do iFood) em parceria com a Cubos Academy.

Quando ele terminou o curso de desenvolvedor, surgiu no iFood um processo seletivo para o cargo de engenheiro de software, no começo de 2022. O então entregador se candidatou e foi aprovado.

Dessa maneira, o desejo de ser mágico deu lugar a outro plano, tão encantador quanto. “Descobri a paixão por programação e pretendo seguir na área de tecnologia e fazer uma faculdade”, afirma o desenvolvedor e ex-entregador.

Sua dedicação aos truques com as cartas não foi abandonada: agora, essa atividade virou seu hobby. Rogério diz que percebe semelhanças entre o universo das mágicas e o da programação. 

“Em ambos, trabalha-se muito para pensar e fazer coisas de maneira diferente do comum, encontrando meios de surpreender as pessoas”, diz. É uma opinião de respeito, vinda de alguém que está sempre tirando coelhos da cartola para entregar o melhor de si.

Esse conteúdo foi útil para você?
SimNão

Publicações relacionadas