Salvador já tem 90 Anjos de Capacete

Formação contínua, em parceria com o iFood, transforma capital baiana em referência em segurança no trânsito para entregadores

Salvador se tornou referência em segurança no trânsito com o Anjos de Capacete, um projeto nacional do iFood realizado em parceria com a prefeitura da capital baiana. A cidade é a primeira no Brasil a adotar uma agenda recorrente do curso que capacita entregadores e entregadoras em práticas seguras de direção, prevenção de acidentes e primeiros socorros. Já são 90 entregadores formados no município.

A terceira turma de entregadores soteropolitanos concluiu o programa no dia 30 de setembro. O curso —composto por 40 horas de capacitação teórica, via EAD pelo iFood Decola, e cerca de quatro a cinco horas de aula prática com o SAMU —ensina manobras decisivas para salvar uma vida em caso de ocorrência de trânsito. Como agir rapidamente e de forma consciente no momento do acidente, como chamar o SAMU e como realizar um atendimento prévio de primeiros socorros são alguns dos tópicos abordados. 

Danilo Barreto Mota, que se dedica exclusivamente à plataforma do iFood há cerca de 3 anos e meio como entregador, participou do treinamento e sente que o aprendizado será valioso.

“Hoje, saio do curso com uma nova bagagem. Posso ajudar e fazer a diferença em qualquer lugar, na rua ou dentro da minha casa, se algum dia acontecer alguma coisa. Gostaria de agradecer muito por essa oportunidade, isso vai agregar valor ao meu currículo e à minha vida como um todo” — Danilo Barreto Mota, entregador

Ítalo Paixão, entregador presente em Salvador e há 4 anos no iFood, ressalta a importância de conhecer os protocolos de primeiros socorros no trabalho: “Essas orientações nos ajudam a tomar decisões assertivas para minimizar possíveis problemas. No dia a dia, dá mais segurança no trânsito”. Fernando Santos, outro participante, complementa que entregadores podem ter papel fundamental na hora de salvar vidas após um acidente. “Como estamos na rua direto, é mais fácil presenciarmos um acidente. Agora podemos oferecer o primeiro suporte até que os profissionais de saúde e socorro cheguem”, conclui.

Exemplo para outras regiões

As primeiras turmas de Anjos de Capacete foram compostas por entregadores motociclistas. Posteriormente, ciclistas também passaram a receber o treinamento que pode salvar vidas. Atualmente, o esquadrão é formado por 675 entregadores, entre ciclistas e motociclistas, espalhados pelo Brasil.

No final de julho, foi em Salvador também que 20 entregadores que usam a bike no delivery viraram Anjos de Capacete, uma formação importante, uma vez que o  iFood Pedal —primeiro serviço do mundo a oferecer aluguel de bicicleta exclusivo para entregadores— chegou à cidade no início de 2022. Essa foi a segunda turma “exclusiva” de Anjos de Capacete para quem faz entregas de bike — a primeira foi a de Recife (PE). 

Tayara Calina, coordenadora de Políticas Públicas do iFood, destaca a dedicação da cidade de Salvador em tornar o trânsito mais seguro para todas as pessoas, ao tornar recorrente a agenda de valorização dos entregadores.

“Acreditamos que exemplos como esse podem sensibilizar outras regiões a seguirem caminhos semelhantes e estamos abertos ao diálogo que beneficie a todos” — Tayara Calina, iFood

Etapas da formação

Ações como o Anjos de Capacete promovem a educação e a conscientização sobre as responsabilidades de todos e capacitam as pessoas para realizar o primeiro atendimento a possíveis vítimas (sem, é claro, substituir o trabalho feito pelos socorristas do SAMU).

Os entregadores e entregadoras parceiros aprendem tudo isso em um curso híbrido, que tem aulas a distância e presenciais. Pelo computador, todos recebem instruções sobre segurança viária, quais comportamentos levam a acidentes e como evitá-los. Já nas aulas presenciais, realizadas pelo SAMU, descobrem como atender as vítimas de acidentes de trânsito (ou de qualquer outra situação) que demandem socorro imediato. 

No fim dos cursos, os novos Anjos recebem um kit. Para os motociclistas, são entregues jaquetas, capacetes, antena corta-pipa e kit de primeiros socorros. Já os ciclistas ganham camiseta, corta-vento, squeeze, suporte de bicicleta, capacete e também um kit de primeiros socorros. Os que assinam um dos planos do iFood Pedal podem ainda complementar a formação em segurança no trânsito, de forma gratuita e online, acessando o Pedal Responsa.

Esse conteúdo foi útil para você?
SimNão

Publicações relacionadas