Entregador completa ciclo do passado para reinventar o futuro

Adilson Ofelino dos Santos completou o ensino médio com a ajuda do iFood e já ingressou em um curso superior de empreendedorismo

A história de vida de Adilson Ofelino dos Santos, de 49 anos, já deu muitas voltas. E os ciclos que compõem essa trajetória têm muito a ver com a sua vocação empreendedora.

O trabalho como entregador parceiro do iFood, realizado desde 2019, é  um dos circuitos percorridos por Adilson. E também um ponto de partida para os novos desafios que ele resolveu encarar.

A perda da mãe aos 12 anos foi um fator determinante em seu caminho. Aos 19, já assumia a função de segurança no Carandiru, a Casa de Detenção de São Paulo, poucos depois da chacina ocorrida no local e que ficou conhecida como o Massacre do Carandiru.

Dez anos depois, em 2002, Adilson passaria a alternar rotas entre o universo das entregas e o dos estabelecimentos próprios.

Em relação às primeiras, começou fazendo de carro. Em 2019, tornou-se parceiro do iFood e aderiu aos veículos de duas rodas – inicialmente a bike e em seguida a motoneta.

Em paralelo, nos últimos 20 anos, empreendeu alguns negócios. Entre eles, um mercado e uma empresa de manutenção de impressoras.

Avanços para o futuro

Em 2022, ele viveu alguns giros determinantes em sua estrada. Um deles, por sinal, fundamental para novos avanços.

Devido a alguns obstáculos, Adilson não havia concluído o ensino básico. Graças a uma convocação pelo aplicativo do iFood, ele se inscreveu para ganhar uma bolsa para o curso de preparação do programa Meu Diploma do Ensino Médio.

Aí ele fez o curso de preparação para o Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos), prova que dá direito ao certificado de conclusão do ensino médio.

Em dezembro de 2022, passou na prova. E, na sequência, já emendou outra jornada: ganhou, pelo iFood, uma bolsa para fazer um curso na FAM (Centro Universitário das Américas).

O curso de graduação escolhido representa bem o perfil de Adilson: Empreendedorismo.

E é com um olhar para os negócios da vez que, há seis meses, ele está à frente de uma nova empreitada. Trata-se de um depósito de reciclagem. “É uma área do futuro”, define.

Como um “brasileiro que não desiste nunca”, como ele mesmo diz, Adilson segue completando alguns ciclos e iniciando outros, seguindo sempre em frente na grande roda dos dias.

Esse conteúdo foi útil para você?
SimNão

Publicações relacionadas