Entregadores falam da importância do diploma do ensino médio

Formados na primeira turma do programa Meu Diploma do Ensino Médio contam como essa formação faz diferença em suas vidas

No dia 17 de janeiro, entregadores e entregadoras se reuniram na sede do iFood, em Osasco (SP), para celebrar a sua formatura. Eles fizeram parte da primeira turma do Meu Diploma do Ensino Médio, programa de bolsas oferecidas pela empresa para o curso preparatório para o Encceja, a prova que certifica a conclusão dessa etapa do ensino.

O Meu Diploma do Ensino Médio foi criado pelo iFood em 2022, em parceria com a Descomplica e a Termine Seus Estudos. O programa atende a uma demanda importante: 28% dos entregadores e entregadoras cadastrados no iFood não concluíram essa etapa de formação escolar —e a maioria gostaria de se formar, segundo uma pesquisa feita pela empresa em 2022. 


No Brasil, mais da metade das pessoas com mais de 25 anos não completou o ensino médio, de acordo com os dados da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios).

Um dos alunos da primeira turma do programa, Alexandre Aparecido Bispo Silva havia parado de estudar, mas não de escutar os incentivos da esposa (inclusive o de se inscrever no Meu Diploma do Ensino Médio). 

“Parei para olhar o meu passado, o que eu deixei de ganhar e os exemplos que eu tinha ao meu redor, como a minha esposa, que está na segunda faculdade, e minha mãe, que terminou o ensino médio”, afirma. “Pensei: é essa oportunidade, eu tenho que agarrar, e vai ser agora.” 

Depois de passar na prova, Alexandre não perdeu tempo. “Eu peguei meu diploma do ensino médio e no mesmo dia eu já me inscrevi na faculdade, no curso de ciências da computação. Começo agora em fevereiro. Agora é correr atrás dos meus sonhos.”

Outros formandos presentes na formatura realizada na sede do iFood compartilharam com o iFood News por que receber o diploma do ensino médio é importante em suas vidas —e quais sonhos querem perseguir agora (veja os depoimentos no vídeo abaixo).

Nova meta: o diploma da faculdade

Já o Carlos Edenir vestiu a beca para celebrar com os colegas essa conquista no evento de formatura. “Meu objetivo sempre foi dar uma melhora para a minha família. Para isso, eu precisaria dos estudos, porque sem isso a gente não consegue emprego nenhum”, conta ele ao iFood News

Agora, depois de pegar seu diploma do ensino médio, ele quer continuar estudando. Seu sonho? “Fazer uma faculdade e almejar objetivos maiores na minha vida”, diz.

Depois de pegar o seu diploma, o entregador William dos Santos quer fazer uma faculdade

Já o Bruno Calazans dos Santos conta que estava fazendo suas entregas quando de repente recebeu uma notificação no seu aplicativo do iFood sobre o Meu Diploma do Ensino Médio. “Eu decidi: ‘vou estudar’. Nunca tinha feito uma redação, mas com as dicas de estudo consegui passar”, compartilhou no palco do evento.

De tanto trabalhar fazendo entregas, ele tomou gosto pela área de logística —e quer se especializar. “Sempre trabalhei nessa área. Tô correndo atrás de faculdade, não vou parar por aqui.”

Empolgada, a Kerolainy Lourenço da Silva quer ser empreendedora. “Tomei gostinho por estudar, né? Sempre gostei, mas parei por dez anos. Amei o curso e quero fazer o Enem e ir para a faculdade. Vou continuar no iFood com a minha lojinha.”

“O diploma do ensino médio abre muitas portas e possibilidades de seguir novas carreiras, de fazer uma faculdade, de desenvolvimento pessoal. É um momento importante dessa jornada”, comenta Luanna Luna, head de educação do iFood. “É um dia de celebração e estamos muito felizes com essa conquista.”

“O certificado por meio do Meu Diploma do Ensino Médio é uma conquista para o iFood como um todo. Para nós significa o desenvolvimento e a valorização dos entregadores e das entregadoras e para eles é muito mais. Significa dignidade, autoconfiança, ser exemplo e, principalmente, tornar cada vez mais real o sonho de quem pretende entrar para a universidade”, afirma Gustavo Vitti, vice-presidente de Pessoas e Sustentabilidade no iFood.

Esse conteúdo foi útil para você?
SimNão

Publicações relacionadas