Nesta terça-feira (27), cerca de 500 entregadores e entregadoras estiveram na sede do iFood, em Osasco (SP) para a cerimônia de formatura no ensino médio. Eles fizeram parte da segunda turma do programa Meu Diploma do Ensino Médio, que oferece bolsas para o curso preparatório para o Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos), a prova que dá o certificado de conclusão da educação básica.
Em 2023, 5.264 entregadores e entregadoras passaram no Encceja e terminaram seus estudos. Isso significa um aumento de 500% em relação à primeira edição do programa, realizada em 2022.
Neste ano, mais de 8.500 pessoas já se mostraram interessadas em participar do Meu Diploma do Ensino Médio, realizado em parceria com a Termine Seus Estudos, edtech especializada no curso preparatório para o Encceja.
E tem novidade: em 2024 empreendedores e funcionários dos restaurantes cadastrados no iFood também poderão se inscrever no programa. As inscrições para a terceira edição do programa já estão abertas, por meio do app para entregadores e de comunicações oficiais para restaurantes.
“A educação tem o poder de mudar a sociedade, criar oportunidades e construir um futuro mais igual para todos. O Meu Diploma existe para apoiar os parceiros nessa jornada de estudos e contribuir para que ampliem suas perspectivas. Queremos que todos os entregadores que não têm o ensino médio vejam que ainda há chance de recomeço.”
Luana Ozemela, vice-presidente de Impacto Social do iFood
Atualmente, cerca de 71 mil entregadores cadastrados no iFood (30% da base da plataforma) não completaram o ensino médio. “Para 2024, a nossa meta é atingir 60 mil pessoas com o programa”, afirma Luana. “Com a ampliação do programa para empreendedores e funcionários dos estabelecimentos, esperamos contribuir com a redução das desigualdades e para a jornada de aprendizado dessas pessoas.”
Agora tem WhatsApp no Meu Diploma do Ensino Médio
Em 2024, o Meu Diploma do Ensino Médio traz outra novidade: o AprendiZAP Encceja. Essa é uma ferramenta desenvolvida pela Fundação 1Bi e oferecida gratuitamente como complemento escolar via WhatsApp, com uso de IA generativa.
O AprendiZAP traz conteúdo para auxiliar na aprendizagem para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), e para o simulado da prova do Encceja, com tutoria por meio de inteligência artificial. Além disso, a ferramenta também ajuda na parte operacional do Programa, como lembrar as datas de inscrição e da prova Encceja.