Meu Diploma do Ensino Médio iFood: conheça o compromisso do iFood com a educação

Desde 2022, o iFood investe na educação dos entregadores parceiros por meio do Programa que é 100%. Na última edição, o Meu Diploma do Ensino Médio também contou com boas novidades.

Em 2022, 4 em cada 10 brasileiros ainda não havia completado o ensino médio: e isso representa 41,5% das pessoas na faixa etária de 25 a 64 anos, segundo a Síntese dos Indicadores Sociais do IBGE, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

Tal dado é alarmante considerando que a educação é um dos pilares mais importantes para o desenvolvimento pessoal e profissional — e, infelizmente, muitos brasileiros enfrentam barreiras que dificultam a conclusão dos estudos básicos.

No iFood, existem cerca de 70 mil entregadores e entregadoras cadastrados (30% da base da plataforma) que fazem parte dessa estatística, e, para incentivá-los a concluir a educação básica, a empresa investe e divulga o programa Meu Diploma do Ensino Médio iFood.

Essa é uma iniciativa que oferece suporte completo para que entregadores possam concluir o ensino médio, mesmo com a correria do dia a dia — que, nesse ano de 2024, contou com uma novidade: cada entregador ou entregadora pôde indicar o CPF de um familiar para participar do programa. 

Além disso, parceiros de restaurantes e de lojas também puderam se inscrever ou indicar.  

O Meu Diploma do Ensino Médio iFood não apenas promove acesso à educação de forma gratuita, mas também abre caminhos para novas oportunidades de trabalho, crescimento pessoal e conquista de sonhos!

No texto abaixo, o iFood te explica como o programa funciona, quem pode participar e o impacto transformador que essa iniciativa tem gerado na vida de tantos entregadores pelo Brasil.

Boa leitura!

Leia também:

O que é o Programa Meu Diploma do Ensino Médio do iFood?

meu diploma do ensino médio

O Meu Diploma do Ensino Médio é um dos programas do iFood voltado para apoiar a jornada de educação de entregadores e entregadoras.

Uma das etapas dessa jornada é a conclusão do ensino médio e, para que isso aconteça, o iFood dá bolsas para os entregadores fazerem o curso preparatório para o Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos), a prova que dá o certificado de conclusão do ensino médio.

O curso preparatório é realizado em parceria com o Termine seus Estudos, especialistas em educação online; ele é totalmente digital, e a carga horária de estudo recomendada é de pelo menos duas horas e meia por dia, ao longo de três meses.

Já a prova final do Encceja é realizada presencialmente, e a aprovação no exame garante a emissão do certificado de conclusão (ou diploma) do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio.

Quem pode participar do Meu Diploma do Ensino Médio?

Podem se beneficiar dessa iniciativa do iFood todos os entregadores e entregadoras cadastrados na plataforma e que tenham 18 anos ou mais (a faixa etária permitida para atuar como entregador no app do iFood).

Em 2024, a empresa ainda anunciou algumas novidades: empreendedores e funcionários dos restaurantes cadastrados no iFood também podem, agora, se inscrever no programa, que já está na sua terceira edição.

Ainda, o Meu Diploma do Ensino Médio iFood agora conta com o AprendiZAP Encceja: uma ferramenta desenvolvida pela Fundação 1Bi e oferecida gratuitamente como complemento escolar via WhatsApp.

Ela conta com conteúdo para auxiliar na aprendizagem para o EJA e para o simulado da prova do Encceja, com tutoria por meio de inteligência artificial; além disso, a ferramenta também ajuda na parte operacional do Programa, como lembrar as datas de inscrição e da prova Encceja.

A vice-presidente de Impacto Social do iFood, Luana Ozemela, fala sobre as novidades: 

“Com a ampliação do programa para empreendedores e funcionários dos estabelecimentos, esperamos contribuir com a redução das desigualdades e para a jornada de aprendizado dessas pessoas”.

Como o programa tem impactado a vida de parceiros e entregadores do iFood?

Na primeira edição do Meu Diploma do Ensino Médio iFood, 5.314 entregadores e entregadoras se inscreveram para ganhar uma bolsa e se preparar para o Encceja.

Desse total, 950 passaram na prova e concluíram o ensino médio — e, em janeiro de 2023, o iFood realizou em sua sede em Osasco um evento de formatura para esses profissionais (agora formados no ensino médio!).

Repetindo o sucesso do primeiro ano, o iFood continuou a investir no Programa que, na segunda edição, teve 5.264 entregadores e entregadoras aprovados no Encceja, um aumento de 500% com relação à edição anterior.

Vem conferir como foi a formatura dos entregadores que participaram do Meu Diploma do Ensino Médio no ano de 2024:

O iFood, ao investir em educação, busca fortalecer a autoestima e a autonomia de seus parceiros, permitindo que eles expandam seus horizontes e realizem sonhos antigos.

“Para a gente aqui no iFood, educação é a chave para o sucesso e para o futuro do Brasil”, comentou o Presidente do Conselho iFood, Fabricio Bloisi, sobre o Programa. “Poder investir e ajudar nossos parceiros a se educar mais e crescer pessoal e profissionalmente é muito recompensador”.

Além dos benefícios individuais, o programa também gera impacto social ao contribuir para a redução da evasão escolar e ao reforçar a importância da educação como ferramenta de transformação.

Histórias inspiradoras

meu diploma do ensino médio

A cada ano, o iFood se orgulha de compartilhar relatos emocionantes de entregadores e entregadoras que tiveram suas vidas transformadas pelo Meu Diploma do Ensino Médio iFood.

O Maicon Moreira Gonçalves, 33 anos, trabalha há cinco anos como entregador no iFood e fez o Meu Diploma do Ensino Médio em 2023. 

“Fui assistindo às aulas no aplicativo com fé em Deus que ia passar. E foi o que aconteceu. Quando recebi o resultado do Encceja, eu não sabia o que fazer, de tanta emoção. Foi inesquecível”, ele diz.

Matheus Ferreira da Silva, 28 anos, deixou a escola com 15 anos para ganhar a vida. “Cresci ouvindo que meus pais não terminaram os estudos, então isso acaba se tornando comum”, explica o entregador, que vive em São Paulo. 

Ele procurou voltar aos estudos, mas não conseguia encaixá-los com o trabalho e o cuidado dos filhos. Até que ficou sabendo do Meu Diploma do Ensino Médio. “No começo de 2023, decidi que minha meta do ano seria terminar os estudos”, ele comenta. “Pela acessibilidade no aplicativo, foi fácil terminar. Ele ajuda a nos organizar pra estudar”.

Já o Januário Aparecido Galvão, de São Paulo, tem uma história parecida: parou de estudar ainda jovem, para trabalhar e ajudar a família. Por isso, quando viu no app do iFood a oportunidade de terminar o ensino médio, agarrou-a.  

Hoje, ele é chefe de bar em um turno e entregador no iFood em outro. “Eu estava sempre tentando estudar, mas não conseguia terminar”, diz. “Agora não foi fácil, mas consegui. Naquela correria, né? Eu acordava bem cedo para estudar, a primeira coisa que eu fazia era assistir aos vídeos. Aproveitei tudo o que a plataforma me ofereceu, eu precisava dessa orientação”.

O Programa é 100% gratuito?

Sim, o Meu Diploma do Ensino Médio é completamente gratuito para os entregadores e parceiros cadastrados na plataforma do iFood. 

A empresa cobre todos os custos relacionados às aulas, materiais e certificado — e esse compromisso reflete o desejo do iFood de promover inclusão e acessibilidade, eliminando barreiras financeiras que poderiam dificultar o acesso à educação.

O Meu Diploma do Ensino Médio iFood faz parte da Jornada de Educação de Entregadores, que contempla, além da conclusão do ensino médio, capacitação para o delivery com o iFood Decola, cursos rápidos no Potência Tech e parcerias com universidades diversas para entregadores que têm interesse em ingressar no ensino superior.

O iFood tem máximo respeito por quem está no corre, e continua a investir em ações para apoiar os estudos de entregadores e entregadoras pelo Brasil.

Continue no iFood News para saber mais sobre as iniciativas da empresa para entregadores.

Esse conteúdo foi útil para você?
SimNão

Publicações relacionadas