O que é a Central de Apoio do iFood para entregadores?

Conheça o serviço de assistência psicológica e jurídica gratuita para quem sobre discriminação e outros tipos de agressão e assédio

Em junho de 2023, o iFood lançou uma Central de Apoio Jurídico e Psicológico que fornece assistência jurídica e psicológica para e entregadores e entregadoras que sofram discriminação de clientes ou de restaurantes durante seu trabalho ou que passem por casos de agressão física, ameaça, assédio, abuso e/ou violência sexual.

Fruto de uma parceria com o coletivo de advogadas negras Black Sisters in Law, a Central atendeu, desde então, mais de 600 casos em todo o Brasil, reforçando o compromisso da empresa com a dignidade e os direitos desses profissionais. O iFood não tolera ofensas ou agressões a entregadores e entregadoras nem manifestações de preconceito, assédio, bullying e incitação à violência contra esses trabalhadores.

“Isso não é um problema só dos entregadores do iFood, é um problema que está enraizado em toda a sociedade brasileira, que é o racismo”, afirma Luana Ozemela, vice-presidente de Impacto Social do iFood. “Decidimos dar um passo para a inibição da impunidade e de novos casos de racismo.”

Como funciona a Central de Apoio?

Para informar esse tipo de ocorrência, entregadores e entregadoras contam com um canal de denúncia em seu aplicativo. Para fazer a denúncia, basta entrar no menu do aplicativo iFood para Entregadores e seguir estes passos:

  • Acesse a tela principal do app “iFood para Entregadores”;
  • Toque no botão para emergências, com o símbolo “!”;
  • Escolha o tipo de incidente;
  • Explique de forma detalhada o que aconteceu;
  • Se tiver, anexe fotos importantes para documentar;
  • Envie a sua denúncia.

Ao acionar a Central, o entregador ou entregadora recebe assistência humanizada e personalizada de uma advogada para registro do  boletim de ocorrência, acompanhamento de toda a investigação e para a instância judicial, quando aplicável. Além disso, são realizadas sessões de psicoterapia com profissionais indicadas pela organização.

A assistência é gratuita para os entregadores ativos na plataforma. E as advogadas da Black Sisters in Law apoiam todo o processo jurídico, desde o registro do boletim de ocorrência até a finalização da investigação do caso na delegacia. 

Resultados da Central de Apoio

Durante o segundo ano de atuação da Central (entre julho de 2024 e junho de 2025), 464 casos foram atendidos, o que representa mais que o dobro do ano anterior (entre junho de 2023 e junho de 2024), quando os casos atendidos chegaram a 215. Entre os incidentes, 40,52% foram relacionados à discriminação, evidenciando como o preconceito social e racial ainda está presente na profissão de entregador. 

Em 23,24% dos casos houve ameaças e, em 21,22% deles, chegou a ocorrer algum tipo de agressão física. Além disso, 2,17% dos casos foram relacionados a assédio ou violências sexuais. As três cidades com mais registros foram São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, colocando o Sudeste como região com mais casos. Curitiba ficou em quarto.

“O fortalecimento dessa iniciativa ao longo desses dois anos demonstra como o acolhimento e a escuta ativa têm um papel central na construção de um ambiente mais seguro e respeitoso para quem entrega com a gente. Nossa prioridade é garantir que nenhum caso de violência passe impune — e, mais do que isso, que cada entregador se sinta protegido e amparado sempre que precisar”, afirma Tatiane Alves, gerente de Impacto Social do iFood.

Além do suporte direto às vítimas, a Central também tem gerado impacto positivo para a atuação das mulheres negras no Direito: mais de 200 advogadas da rede Black Sisters in Law já foram envolvidas na iniciativa em todas as regiões do país.

Esse conteúdo foi útil para você?
SimNão

Índice

Agora, assinantes do Clube iFood receberão R$ 250 em créditos todo mês para economizar em grandes marcas, tudo dentro do app
Saiba como usar o app para encontrar hamburguerias próximas, abertas agora, com entrega rápida, promoções e filtros para escolher o hambúrguer ideal
A empresa marca presença pelo quarto ano consecutivo no maior evento cultural do país e aposta em experiências, música e ativações que celebram a brasilidade
Quais são os parâmetros para saber se é possível usar essa tecnologia para mostrar os pratos no app