O iFood zela pela segurança do entregador em caso de violência ou acidente. Os entregadores que atuam na plataforma do iFood podem denunciar rapidamente, em seu aplicativo, qualquer tipo de ocorrência negativa em seu dia a dia, como agressão, ameaças ou acidentes.
Em relação a ameaças e agressões, o iFood reforça que não aceita qualquer tipo de discriminação ou violência em seu ecossistema. A empresa orienta os entregadores a denunciar qualquer incidente no app. Dessa forma, pode aplicar as medidas cabíveis ao agressor, além de oferecer assistência aos entregadores.
Conheça, a seguir, as principais iniciativas do iFood para a segurança do entregador.
Política de Combate à Discriminação e Violência
O iFood tem uma política rigorosa contra qualquer tipo de discriminação ou violência envolvendo entregadores, clientes e parceiros. Para assegurar a segurança do entregador, a empresa incentiva o respeito mútuo e combate atitudes ofensivas de forma ativa, com a possibilidade de desativar permanentemente usuários que praticarem condutas discriminatórias ou violentas.
- Conheça a política de Combate à Discriminação e Violência do iFood
Como fazer a denúncia pelo app
Ao sofrer ou presenciar atitudes como agressão, ameaça, assédio ou discriminação, é possível fazer uma denúncia nos seguintes canais:
Entregadores
Para relatar o caso ao iFood imediatamente, os entregadores e entregadoras devem clicar no símbolo “!” na tela principal do aplicativo iFood para Entregadores, escolher o tipo de incidente e explicar, com detalhes, o que aconteceu.
Se não estiverem em rota, os entregadores devem acessar o tópico “Alerta de casos graves”, disponível no menu. Na sequência, clicar em “Sofri um Incidente” e relatar detalhadamente o que aconteceu, anexando o máximo de evidências.
Clientes
Se você perceber que um entregador pode precisar de ajuda ou caso queira reportar algum incidente envolvendo a entrega, o caminho é simples: no app do iFood, após realizar o pedido, vá em Pedido > Ajuda > Casos Críticos > Reportar um incidente grave.
Lojas
Se o pedido estiver em andamento, use o Gestor de Pedidos ou o Portal do Parceiro, no tópico ‘’Pedido em andamento’’ > Pedido > ‘’Problemas com este pedido?’’ > Fale com iFood > Preencha as informações e anexe as Evidências.
Se preferir usar o Aplicativo do Parceiro, clique em Ajuda> Por que abrir chamados > Pedido em andamento.
Se o pedido for cancelado ou concluído: vá ao Portal do Parceiro, na aba “chamados e ajuda’’ > atendimento > abrir um chamado > Pedidos > Reportar ocorrência com entregador ou verificar pedido suspeito (para casos que envolvem Clientes Finais).
Central de Apoio Jurídico e Psicológico apoia a segurança do entregador
Todos os entregadores e entregadoras ativos no app do iFood que forem vítimas de ameaça, agressão física, discriminação ou violência sexual têm direito à assistência psicológica e jurídica.
O serviço apoia a segurança do entregador e é gratuito. Os entregadores são atendidos por uma advogada e uma psicóloga para lidar com o dano emocional sofrido. Fruto de uma parceria com o coletivo de advogadas negras Black Sisters in Law, a Central atendeu, desde 2023, mais de 600 casos em todo o Brasil, reforçando o compromisso do iFood com a dignidade e os direitos desses profissionais.
Seguros pessoais: segurança do entregador no trânsito
Além do suporte oferecido em situações de violência, desde 2019 o iFood apoia também a segurança do entregador no trânsito, com cobertura gratuita de seguro para casos de acidentes, incluindo:
- Cobertura para acidentes pessoais: garante indenização em casos de morte acidental ou invalidez permanente, total ou parcial ocorridos durante a entrega;
- Despesas médico-hospitalares: cobre custos de atendimento médico decorrentes de acidentes;
- Assistência funeral: apoio à família em caso de morte;
- Proteção durante a volta pra casa: a cobertura vale não apenas durante a entrega em si, mas também no trajeto de volta pra casa.
Em caso de acidente, o sinistro pode ser aberto a qualquer hora do dia pelo telefone 0800 725 2144 ou pelo aplicativo. Familiares também podem acionar o seguro quando necessário.
Campanha #BoraDescer
Para reforçar as iniciativas em prol da segurança do entregador, o iFood promove, desde 2023, a campanha #BoraDescer, que incentiva os consumidores a buscar o pedido no portão ou na portaria.
No Rio de Janeiro, que registra o maior histórico de conflitos entre clientes e entregadores, a campanha reduziu em 70% o número de incidentes reportados até o final de 2024. A divulgação também reduziu de 55% para 32% o percentual de pessoas que esperam receber seus pedidos no apartamento (entre setembro de 2023 e outubro de 2024).
Em 2025, a campanha foi reconhecida no Relatório Farol de Diversidade, Equidade e Inclusão do Fórum Econômico Mundial por seu impacto positivo na promoção da equidade racial e étnica.