Valorização do entregador: iFood investe R$ 744 milhões em 2025

Investimentos se dividem em três pilares estratégicos: incentivos financeiros; ampliação dos pontos de apoio e novos hubs; e iniciativas de bem-estar

valorização do entregador no iFood se traduz em números: em 2025, a empresa investiu mais de R$ 744 milhões em iniciativas para apoiar seu dia a dia na plataforma. 

Esses recursos foram direcionados a três pilares estratégicos da valorização do entregador:

  • Incentivos financeiros (como recompensas, promoções e bônus);
  • Ampliação dos pontos de apoio e novos hubs para entregadores;
  • Iniciativas de bem-estar, com ações voltadas à saúde, cultura e educação.

O valor é complementar ao repasse padrão feito pelas entregas e reforça o compromisso da empresa em oferecer melhores condições de trabalho, suporte operacional e oportunidades de desenvolvimento para quem atua na plataforma. 

Incentivos financeiros

No pilar de incentivos financeiros – essencial para a valorização do entregador –, o iFood lançou o Super Entregadores, primeiro programa de recompensas para a categoria no Brasil. 

Presente em mais de 30 cidades, o Super Entregadores distribuiu, apenas em dezembro, mais de R$ 17 milhões em bônus para mais de 10 mil participantes, com valores entre R$ 900 e R$ 3 mil para cada, pagos diretamente no repasse.   

Ao longo do ano, o iFood também investiu em promoções e incentivos que garantiram ganhos adicionais aos entregadores em todos os meses. 

Suporte operacional: mais pontos de apoio e hubs

No segundo pilar, o de suporte operacional, o iFood ampliou a rede de pontos de apoio e alcançou 31 unidades em diferentes regiões do país, sendo a mais recente em Brasília. 

Criados pelo iFood e acessíveis a profissionais de diferentes plataformas, os pontos de apoio garantem um lugar seguro e confortável para pausas durante a jornada, pois oferecem:

– Área para refeição e descanso

– Recarga de celulares

– Banheiros e água potável

– Estacionamento para motos e bicicletas

Ao longo do ano, o iFood também ampliou a criação de hubs, espaços que agilizam a retirada de pedidos em shoppings.

Iniciativas de bem-estar e educação 

O terceiro pilar de investimentos engloba as iniciativas de bem-estar, com ações voltadas a saúde, cultura e educação. 

Entre elas estão a garantia de cobertura de seguro contra acidentes e campanhas de entrega de itens essenciais à rotina (como bags, camisas UV e capas de chuva), reforçando a segurança e o conforto térmico em diferentes condições climáticas. 

Apenas entre novembro e dezembro, mais de 16 mil itens estão sendo distribuídos em diferentes regiões do país. O iFood promoveu ainda ações de cultura e lazer, como ingressos para shows, festivais e cinemas, além de campanhas de saúde exclusivas para este público.

O iFood também investiu na ampliação de projetos de educação ao longo do ano, pilar fundamental de desenvolvimento dos entregadores. 

Por meio do programa Meu Diploma do Ensino Médio, mais de 11 mil pessoas já concluíram a formação básica. Além disso, os trabalhadores têm acesso a:

  • Bolsas de estudo para cursos técnicos e de ensino superior;
  • Iniciativas de capacitação contínua, como a plataforma Decola;
  • Projeto Anjos de Capacete, voltado à formação em primeiros socorros.

500 mil entregadores: recorde na operação

O ano também foi marcado por resultados inéditos. O iFood alcançou o marco de 500 mil entregadores ativos em novembro. E registrou 3,8 milhões de pedidos em um único dia na Black Friday, maior volume de sua história.

A valorização do entregador passa também por reconhecer seu trabalho. Nesse sentido, o iFood fortaleceu iniciativas que ampliam ganhos, como a campanha Entrega Premiada, que contemplou mais de cem entregadores em novembro com motos, televisores e celulares. 

A plataforma lança ainda, pelo segundo ano consecutivo, a Retrospectiva de Entregadores, já disponível no app, reunindo dados individuais sobre número de entregas, avaliações, gorjetas e outros indicadores.

Valorização do entregador: os marcos de 2025

Para além dos investimentos, ao longo de 2025, o iFood avançou no seu plano de valorização do entregador. Entre os principais marcos estão:

Abril

seguro

Reajuste no valor das taxas mínimas de até 15,4%;

Padronização nacional do raio de atuação de entregas de bicicleta para 4 km; 

Ampliação do seguro pessoal para até R$ 120 mil reais em casos graves.

Junho

Isenção de taxas para antecipação de repasses;

Nova funcionalidade de rotas com o rota destino.

Julho

supedu

Lançamento do Super Entregadores, o primeiro programa de recompensas do setor com ganhos adicionais e diversas vantagens.

Setembro

chip

Lançamento do iFood Chip

Abertura de sete novos pontos de apoio; 

Atualizações no programa Segunda Chance

Parceria com a Mottu com renda extra e acesso facilitado a motos econômicas.

Novembro

ifoodpedal

Expansão do iFood Pedal, que em parceria com a Tembici poderá chegar a até 45 mil e-bikes nos próximos anos. Esse é o maior projeto de descarbonização do delivery com bicicletas elétricas da América Latina. O projeto possibilita acesso ao veículo e, consequentemente, aumento de ganhos para quem trabalha com entregas;

Lançamento do iFood Chip para todo o Brasil.

Dezembro

apoio

Chegada ao marco de 30 pontos de apoio

Liberação de R$ 17 milhões em bônus pelo Super Entregadores;

Ampliação nacional da funcionalidade Rota Destino

Luanna

“Encerrar o ano com tantos avanços nos enche de orgulho e reforça nossa missão de seguir criando mais qualidade de vida, mais ganhos e melhores condições de trabalho para quem escolhe o iFood todos os dias”, complementa Luana Ozemela, CSO e Vice-Presidente de Impacto Social do iFood.

johnny

“Como uma empresa brasileira, que atua há 14 anos no Brasil, temos um olhar profundo para as necessidades dos trabalhadores e transformamos essas demandas em soluções reais. Esse compromisso faz parte da nossa cultura e da forma como cuidamos do ecossistema”, afirma Johnny Borges, diretor de Impacto Social do iFood.

O que o iFood oferece aos entregadores

Remuneração sem comissão do app

Os entregadores recebem 100% do valor calculado por rota: não há taxa ou comissão retida pelo iFood.

Taxa mínima garantida

Mesmo em rotas curtas ou com poucos pedidos, há um valor mínimo por rota e por quilômetro rodado.

Flexibilidade de horário

Os entregadores decidem quando trabalhar, e podem fazer entregas conforme a sua disponibilidade.

Antecipação de repasse sem taxas

A partir de 2025, entregadores com “score ativo” podem sacar o valor das entregas no mesmo dia, sem pagar taxa.

Programa de recompensas e bônus extras

Com o programa Super Entregadores, quem tiver bom desempenho pode ganhar bônus de até R$ 3.000 em dezembro de 2025.

Seguros

Desde 2019, o iFood oferece seguro gratuito em caso de acidentes pessoais, além de cobertura para casos de lesão, invalidez ou morte acidental e auxílio para família em caso de falecimento.

Assistência Saúde

Os entregadores têm à disposição planos de saúde com desconto, consultas online ou a preços reduzidos, desconto em farmácias e acesso a parcerias em saúde.

Descontos

Acesso a descontos em lojas parceiras, manutenção de veículo (troca de óleo, pneus), plano de celular com preço acessível, e uma “Loja do Entregador” para comprar equipamentos de trabalho com preço reduzido.

Transparência e controle financeiro

O entregador consegue ver no app com clareza o quanto vai ganhar em cada entrega, bônus e adicionais.

As novidades em 2025

Em 2025, o iFood lançou melhorias para dar mais comodidade e potencial de ganho aos entregadores:

  • Rota com escolha de destino: permite que o entregador escolha regiões para receber entregas, facilitando o retorno para casa ou definindo trajetos mais convenientes.

  • Bônus e recompensas: pelo Super Entregadores, quem teve bom desempenho (muitas entregas, bom “score”) têm acesso a missões e prêmios, podendo ganhar mais do que a média. 


Ações do iFood para a valorização do entregador

Apoiar e reconhecer os entregadores é prioridade para o iFood, uma vez que esses profissionais são fundamentais para o ecossistema do delivery.

Por isso, a empresa tem diversas iniciativas, que vão desde a oferta de seguro contra acidentes até uma central de apoio psicológico e jurídico para quem sofre qualquer tipo de agressão ou discriminação.

O iFood também apoia a jornada de educação dos entregadores, com programas especiais que ajudam esses profissionais a terminar o ensino médio e dão bolsas para cursos de capacitação e até de nível superior.


Confira abaixo com mais detalhes como o iFood ajuda os entregadores:

Central de Apoio contra discriminação

Lançada em 2023, a Central de Apoio oferece assistência jurídica e psicológica gratuita para entregadores e entregadoras que passem por situações de discriminação, agressão, ameaça ou assédio de clientes ou restaurantes. 

Os entregadores que acionam a Central recebem assistência humanizada e personalizada de uma advogada para registro do  boletim de ocorrência, acompanhamento de toda a investigação e para a instância judicial, quando aplicável. Além disso, são realizadas sessões de psicoterapia com profissionais indicadas pela organização.

Descontos e seguros no Vantagens

Outra ação de apoio ao entregador é o Vantagens, um programa que desde 2019 oferece: 

  • Cursos gratuitos;
  • Pontos de apoio;
  • Assistência à saúde;
  • Seguro contra acidentes e para a moto;
  • Descontos exclusivos de empresas parceiras para os entregadores cadastrados na plataforma.

Além de seguro pessoal, o programa oferece auxílio para a família e coberturas específicas para mulheres entregadoras, especialmente para as que são mães. O Vantagens também dá desconto para quem quiser alugar bicicletas pelo iFood Pedal.

Em 2025, esse pacote foi atualizado para incluir também:

  • Antecipação de repasse (isenta de taxas);
  • Planejamento de rotas com escolha de destino;
  • Super Entregadores: programa de recompensas para entregadores com alta performance.

Pontos de apoio

O iFood também disponibiliza aos entregadores e às entregadoras Pontos de Apoio em vários estados.

Esses espaços são projetados para proporcionar momentos de pausa e para recarregar as energias. Eles podem ficar localizados em restaurantes parceiros do iFood, em hubs de entrega ou em espaços públicos.

Nos Pontos de Apoio em restaurantes, os entregadores podem tomar água e ir ao banheiro. Já nos que são públicos, eles podem recarregar o celular, esquentar a comida no micro-ondas e descansar.

Meu Diploma do Ensino Médio

O Meu Diploma do Ensino Médio é um programa dedicado a ajudar entregadores e entregadoras a completar seus estudos. Em 2025, o iFood investiu R$ 5 milhões no programa.

Com esses recursos, o iFood dá bolsas para entregadores fazerem o curso preparatório para o Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos), a prova que dá o certificado de conclusão do ensino médio.

O programa já atendeu a quase 6.000 pessoas, que terminaram o ensino médio com o apoio das bolsas oferecidas pelo iFood. Em 2024, 23 mil participantes foram beneficiados.

Quase metade (45%) dos entregadores que se formaram nesse programa disseram que sua renda aumentou – e 28% afirmaram estar matriculados em cursos de nível superior ou técnico após a conclusão do Ensino Médio.

iFood Decola

O Decola para Entregadores é uma plataforma que oferece cursos gratuitos que os entregadores podem fazer pelo próprio app do iFood. 

As aulas são sobre temas variados, que vão desde como aumentar a possibilidade de ganhos e fazer entregas com segurança no trânsito até aprender novas habilidades, como comunicação, empreendedorismo e inglês.

Chega Junto apoia projetos

O iFood também tem um edital – o Chega Junto – para selecionar ideias que melhorem a vida de entregadores e entregadoras. Esse fundo investirá R$ 10 milhões em 2025 em projetos que criam impacto positivo para os entregadores – e podem ser desenvolvidos por eles ou por organizações sem fins lucrativos. 

Com essa iniciativa de valorização do entregador, o iFood busca abrir caminhos para que os entregadores e as entregadoras causem impactos que sejam positivos para suas próprias vidas e para a categoria como um todo. 

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