Brigadeiro, saiba tudo sobre o doce que é nosso 

Origem, história, curiosidades, receitas: raspe o tacho do conhecimento sobre esse quitute tão brasileirinho e com sabor de infância

Firme por dentro e cremoso por fora, o brigadeiro é um doce único e cem por cento brasileiro. Com sabor de infância, ninguém resiste a esse docinho que faz a delícia de todas as festas. 

Neste guia, você encontra tudo sobre o brigadeiro: origem, história, curiosidades, receitas do brigadeiro clássico, com passo a passo, e até onde encontrar brigadeiro no app do iFood. 

Quem inventou o brigadeiro? 

Há divergências sobre qual confeiteira criou ou fez a primeira receita de brigadeiro, mas registros mostram que ele se tornou popular na década de 40 pelas mãos da doceira carioca Heloísa Nabuco de Oliveira, que teria criado o docinho para arrecadar fundos para a campanha presidencial do brigadeiro Eduardo Gomes, seu candidato favorito. 

O docinho, então anônimo, ficou conhecido quando um grupo de mulheres o ofereceu em festas da campanha do então candidato, que, reza a lenda, era bem popular entre o público feminino, por causa da aparência e porte – alto, bonito, olhos azuis e solteiro. 

O doce era apresentado como o “preferido do brigadeiro” e o cargo do então candidato à presidência acabou dando nome ao quitute, que virou “doce do brigadeiro” e, depois, apenas brigadeiro. 

A verdade é que a mistura de leite condensado, chocolate em pó e manteiga deu tão certo que o brigadeiro virou o principal e mais importante doce da culinária brasileira. 

Como o brigadeiro se tornou paixão nacional?

Depois dessa eleição, não demorou muito para que o brigadeiro virasse paixão nacional, passando a item obrigatório em festas, especialmente as infantis. 

De consistência firme por fora e cremoso por dentro, o brigadeiro é um dos doces mais versáteis da culinária brasileira e vem ganhando variações de sabores e coberturas. 

Nos anos 2000, o rei das festas infantis, ganhou ares mais sofisticados de pelas mãos da confeiteira Juliana Motter, que “gourmetizou”, no bom sentido, o doce. A doceira e autora de O Livro do Brigadeiro criou a marca Maria Brigadeiro, que inovou nos sabores do docinho, com o uso de ingredientes mais nobres do que os convencionais. 

Desde então, surgiram diversas marcas, doceiras locais, confeiteiros renomados fazendo sua própria releitura do doce, inovando nos sabores ou entregando o tradicional bem feito. 

Como fazer o brigadeiro tradicional?

Para fazer o brigadeiro tradicional, é muito simples. A maior dificuldade está em reconhecer o ponto certo, pois é dele que depende sua consistência macia sem ser puxa-puxa. 

Juntando os ingredientes

Em uma panela e fora do fogo, junte 1 lata de leite condensado, 3 colheres (sopa) de chocolate em pó solúvel e 1 colher (sopa) de manteiga. Misture bem o leite condensado com o chocolate em pó para dissolver. 

Dica: use uma panela com fundo largo, grossa e paredes altas. 

Ao fogo 

Leve a mistura ao fogo baixo até que esteja bem integrada. Mexa com uma colher de pau ou espátula tipo “pão duro” de silicone para evitar a queima no fundo e nas laterais. 

Sem parar de mexer, você vai ver que a mistura vai começar a ferver. Depois de 10 minutos em fogo baixo, a massa começa a ganhar consistência e a escurecer. O ponto certo para enrolar é quando a massa começa a se desprender do fundo da panela. Já o brigadeiro para se comer de colher pode ser retirado do fogo um pouco antes, quando ainda estiver mais molinho. 

Massa pronta 

Reserve um prato fundo – ou travessa de vidro –  que deve estar untado com manteiga. Passe a massa para o recipiente assim que atingir o ponto. Deixe a massa esfriar completamente antes de começar a enrolar. 

Enrolando 

Antes de começar a enrolar os doces, unte as mãos com manteiga. Isso vai evitar que a massa grude nas mãos, facilitando o molde em bolinhas. Para fazer brigadeiros regulares, pegue com uma colher de chá pequenas porções da massa. Se a massa estiver grudando muito nas mãos, deixe esfriar um pouco ou verifique o ponto. 

O chocolate dá o acabamento ao brigadeiro. Passe o doce no granulado assim que terminar de enrolá-lo. Desta forma, o chocolate granulado se distribui por igual. Para 35 brigadeiros, você vai precisar de cerca de 80g de chocolate granulado. 

Não erre o ponto do brigadeiro

O ponto correto do brigadeiro é quando, ao inclinar a panela, a massa se desprender de uma vez só do fundo, formando pregas. 

Quando a massa atingir o ponto certo, o fundo da panela vai formar uma fina crosta. Mas se você errar o ponto do brigadeiro, saiba que tem como consertá-lo. 

Se depois de fria a massa ficar mole e não tomar forma, volte ao fogo para engrossar. Caso tenha ficado dura, tipo puxa-puxa, junte algumas colheres (sopa) de leite, bata bem e volte ao fogo até obter o ponto certo. 

Receita para brigadeiro sem leite condensado

Há quem diga que brigadeiro só é brigadeiro se tiver leite condensado. Mas hoje existem diversas receitas de brigadeiro sem leite condensado, nas versões sem lactose e fit. 

Batata doce cozida, leite de coco em pó, biomassa de banana verde, leite condensado à base de leites vegetais, como arroz e castanha de caju, podem virar brigadeiros deliciosos e aptos para veganos. 

Já na linha fit, o brigadeiro pode ser feito com leite em pó desnatado, adoçantes tipo polióis (eritritol, isomalte, lactitol, manitol, xilitol etc) e chocolate sem açúcar com 70% de cacau ou mais. 

Curiosidades: coisas que você não sabia sobre o brigadeiro

O brigadeiro é um doce tão onipresente na vida dos brasileiros que é impossível pensar em comemorações e festas, especialmente infantis, sem a presença do amado docinho. 

Confira, a seguir, algumas curiosidades sobre o brigadeiro. 

Primeira receita de brigadeiro na imprensa 

A primeira receita de brigadeiro apareceu na revista O Cruzeiro, em 1949, em um texto intitulado “Coisas para uma festinha” em uma seção de culinária assinada pela cozinheira Helena Sangirardi. 

Leite condensado era comida infantil na década de 20 

Antes de ser o principal ingrediente do brigadeiro, o leite condensado era alimento para as crianças, que tomavam mamadeiras do leite açucarado inclusive por recomendação médica. 

Cem por cento brasileiro 

Diferentemente de outros doces, como pudim, inventados em outros lugares mas adaptados ao nosso paladar, o brigadeiro é um doce 100% brasileiro, criado por aqui. 

Apreensão de leite condensado 

A doceira Juliana Motter conta em seu livro A História do Brigadeiro que teve uma bagagem com 20 de latas de leite condensado confiscadas no aeroporto quando tentava embarcar para os Estados Unidos com elas. O funcionário que confiscou a mala disse que uma em cada dez malas que saem para o exterior leva escondida ao menos uma lata de leite condensado. 

Negrinho ou brigadeiro 

No Rio Grande do Sul, o brigadeiro é chamado de negrinho. Isso porque diz a lenda que o doce de leite condensado, chocolate, manteiga e gemas teria sido criado naquele estado. O Rio Grande do Sul é o único estado do Brasil que chama o brigadeiro de negrinho.

Do brigadeiro gourmet ao tradicional: 6 receitas simples do doce

Do brigadeiro tradicional, com chocolate em pó, o doce evoluiu para versão gourmet, muito apreciado e procurado, seja para festas de casamento ou mesmo como sobremesa do dia a dia. 

Para ser considerado gourmet, o brigadeiro deve ser feito com bons ingredientes, como chocolate com manteiga de cacau e sem gordura hidrogenada e manteiga de boa qualidade. 

Além disso, o brigadeiro gourmet é fresco, ou seja, feito para ser consumido logo após o preparo. 

Brigadeiro gourmet tradicional 

O brigadeiro gourmet tradicional leva, além do leite condensado, creme de leite, chocolate em pó de qualidade ou chocolate belga 50% e manteiga. 

Brigadeiro gourmet meio amargo (dark)

O brigadeiro gourmet tradicional leva, além do leite condensado e creme de leite, chocolate belga 70% cacau ou acima e manteiga. 

Brigadeiro gourmet de chocolate branco

O brigadeiro gourmet de chocolate branco tem chocolate branco belga, creme de leite, manteiga e gemas. 

Brigadeiro gourmet de capim-limão 

O brigadeiro gourmet de capim limão leva o capim-limão batido com leite, leite condensado e creme de leite. O resultado é um doce super aromático e leve. 

Brigadeiro gourmet de café

O brigadeiro gourmet de chocolate de café tem café solúvel na sua composição, chocolate nobre 50% cacau ou mais, creme de leite e manteiga. 

Brigadeiro gourmet de amendoim 

O brigadeiro gourmet de amendoim é feito com amendoim de qualidade moído, leite condensado e creme de leite. 

10 opções de brigadeiro no app do iFood

Há diversas opções de brigadeiro no app do iFood, do tradicional ao gourmet. 

Em São Paulo, as lojas de brigadeiro mais bem avaliadas no app do iFood são a Brigadeiro Factory, a Divino Brigadeiro Clelia, a Brigadeiro com VC e a Doce Delivery. 

Já no Rio de Janeiro, há opções como o Bem Brigadeiro, Brigadeiro com VC, Dilza Brigaderia, Goûter Brigaderia, Brigadeiros da Nina e Brigadeiro Top Gourmet. 

Certamente na sua cidade também tem ótimas opções de brigaderias – como são chamadas as “boutiques” do doce – que vendem pelo app do iFood. Basta procurar pelo doce no item “Busca” do aplicativo. 

Esse conteúdo foi útil para você?
SimNão

Publicações relacionadas