Dia do Chocolate: confira algumas curiosidades sobre essa delícia

Você sabe onde surgiu esse derivado de cacau e como se transformou nas barras que conhecemos hoje? A gente conta

O chocolate é um dos alimentos mais deliciosos (e curiosos) que existem. Tudo começou com uma bebida sagrada, e hoje o doce não pode faltar nas confeitarias, padarias e sobremesas. 

Quer saber mais sobre essa história? Vem com a gente neste pequeno guia sobre suas origens e que também traz curiosidades, os benefícios para saúde e receitas.  

Qual é a origem do chocolate?

A origem do doce remonta à civilização asteca, que habitou as regiões norte e central do México entre 1300 e 1521. Eles torravam e moíam as amêndoas de cacau para transformá-las em um bebida amarga, chamada de cacahuatl ou xocolatl.

Os espanhóis que chegaram à região, no século 16, acharam o preparo muito amargo, quase impossível de consumir. Então, passaram a adicionar açúcar e especiarias à bebida. 

O chocolate foi levado para a Espanha e, no começo do século 17, já tinha chegado também à Itália e à Inglaterra. Durante séculos, foi consumido como uma bebida. Até que os holandeses descobriram, no século 19, como separar a manteiga de cacau da amêndoa de cacau moída, o que tornou possível a criação do cacau em pó e, mais tarde, da barra de chocolate. 

Quem inventou o chocolate?

O primeiro chocolate sólido, que deu origem ao desenvolvimento de barras, foi criado pela empresa inglesa Fry and Son, em 1847. 

Duas inovações aprimoraram o doce de vez: o surgimento do chocolate ao leite e o desenvolvimento de uma máquina que melhorou a consistência do doce. 

Em 1876, o confeiteiro suiço Daniel Peter usou o leite em pó —criado havia pouco tempo pelo seu conterrâneo Henry Nestlé— para fazer a primeira barra ao leite. 

Dois anos depois, o industrial Rudolphe Lindt inventou uma máquina que misturava juntos amêndoas de cacau, açúcar e leite em pó para obter um produto de consistência suave.

Desde então, o chocolate se tornou um dos produtos mais consumidos e utilizados em produtos de confeitaria. Em 2002, foram consumidas 7,5 milhões de toneladas no mundo. 

Quais são os 4 tipos de chocolate? 

São 4 tipos: ao leite, amargo (escuro), branco e ruby. Cada tipo tem diferentes teores de dulçor, o que vai depender dos ingredientes adicionados a eles.

Conforme o tipo, podem ser considerados “finos” ou “nobres”, que são aqueles produzidos com amêndoas selecionadas e processadas em pequenos lotes. 

Já os mais baratos são feitos com amêndoas comuns processadas e contêm a quantidade mínima de sólidos e manteiga de cacau e a máxima de açúcar e lácteos.

Ao leite  

O chocolate ao leite é o tipo mais popular e suave de todos. É feito com leite em pó e uma grande proporção de açúcar em relação à manteiga de cacau, que é de 20% a 39%. 

Por causa do baixo teor de manteiga de cacau, o chocolate ao leite é mais macio e menos rígido do que o amargo ou meio amargo. 

Amargo (escuro)

O amargo contém manteiga de cacau e sólidos de cacau, mas não leva leite em pó ou outro lácteo sólido. O amargo não contém açúcar, e tem entre 56% e 99% de cacau. 

Já o meio amargo, uma variação do amargo, contém açúcar e massa de cacau (manteiga de cacau e sólidos do cacau) numa proporção que varia de 40% a 55%. 

Branco 

O chocolate branco é feito a partir de uma mistura de manteiga de cacau, leite em pó e açúcar, sem ter sólidos de cacau. 

Inventado por volta de 1930, esse tipo é usado em contraste com o chocolate comum para decoração, e também em barras e ovos de Páscoa. 

Ruby 

O ruby é um tipo naturalmente colorido em tons de rosa que foi lançado no mercado em 2017 pela marca belga Barry Callebaut. 

O chocolate ruby é produzido com amêndoas de cacau que possuem naturalmente o tom rosa. O sabor é suave com notas de frutas silvestres. 

5 curiosidades que vão te surpreender

De bebida ritualística dos astecas a item obrigatório em confeitaria, o chocolate evoluiu ao longo dos séculos para se tornar um dos ingredientes mais consumidos e apreciados. 

Veja abaixo 5 curiosidades:

Xocolatl 

Servida durante cerimônias religiosas e outros rituais dos astecas, xocolatl (água amarga), a bebida feita à base de cacau, recebia temperos como frutas, flores, pimentas, baunilha, mel, milho, urucum e até cogumelos alucinógenos.

Moeda de troca 

Grãos de cacau eram tão valiosos no século 14 no México que eram usados como moeda de troca para a compra de itens como ouro e roupas. 

Canabinóides 

O chocolate contém compostos químicos canabinóides, semelhante aos ingredientes ativos encontrados na maconha. Porém, as substâncias estão presentes em quantidades muito pequenas e, por isso, não têm efeito psicoativo. 

Proibido para cães

O consumo por cães de qualquer raça pode ser fatal por causa da teobromina, substância altamente tóxica para esses animais. Por isso, lembre-se de que seu pet está proibido de ganhar chocolate. 

Produção de cacau

O Brasil é o sétimo maior produtor de cacau do mundo, com uma produção de 265 mil toneladas em 2021. A região Norte é a líder nacional de produção, com 53,2% do total. 

O maior produtor de cacau do mundo é a Costa do Marfim, na África, concentrando 39% da produção mundial, seguida por Gana, Indonésia, Nigéria, Equador e Camarões. 

5 doces que levam chocolate

Existem muitas receitas com chocolate. Veja abaixo algumas delas.

Bolo de chocolate simples

Um bolo simples leva cacau em pó, chocolate em barra derretido, ovos, óleo ou manteiga, ovos, farinha, fermento e bicarbonato. O cacau em pó e o chocolate garantem a cor marrom escura e sabor acentuado do bolo. 

Chocolate quente 

Para fazer aquela bebida cremosa, use chocolate em pó, açúcar, amido de milho, creme de leite e leite. Se preferir uma versão mais fit, troque açúcar por adoçante (xilitol, eritritol ou sorbitol), e o chocolate em pó por cacau em pó. 

Mousse de chocolate 

A mousse é uma sobremesa super fácil e versátil. Combine gemas e chocolate derretido em banho maria. Acrescente à mistura clara em neve. Daí, é só gelar e servir. 

Pavê

A sobremesa gelada à base de biscoito de maisena recebe camadas intercaladas de creme de chocolate e creme branco. É uma sobremesa fácil, não tem erro. 

Ganache

A ganache é um dos preparos mais simples e mais versáteis do chocolate, usada como cobertura e recheio de bolos e para fazer trufas. 

Para ganache macio, são usadas medidas iguais de chocolate e creme de leite. Mais firme, usam-se duas partes de chocolate para cada parte de creme de leite. 

Esse conteúdo foi útil para você?
SimNão

Publicações relacionadas