Dia da Pizza: quais são as preferidas no iFood?

Saiba quais são as mais populares no app, mostrando que os brasileiros preferem os recheios que só temos aqui

Todo dia 10 de julho, os brasileiros comemoram o Dia da Pizza. Por aqui, a data surgiu por causa de um concurso para eleger a melhor receita. Já na Itália, onde nasceu essa receita tão adorada, celebra-se no dia do santo padroeiro dos pizzaiolos, em janeiro.

No iFood, as pizzas são um dos pratos mais pedidos, especialmente no jantar do fim de semana. Em 2024, 103 milhões de pizzas foram vendidas no app, especialmente de sabores bem brasileiros, como calabresa e frango com catupiry.

Leia também:
Sabores de pizza: conheça 13 opções de dar água na boca

Descubra as 10 pizzas mais inusitadas que você encontra no iFood!

Como nasceu a pizza havaiana (e por que ela é tão polêmica)

Qual é o dia da pizza no mundo?

Na verdade, não existe apenas um dia da pizza oficial, que valha para todos os países. Cada um comemora a redonda na data que escolheu. Os Estados Unidos, por exemplo, celebram em 9 de fevereiro seu National Pizza Day (ou Dia Nacional da Pizza).

E a Itália, pátria-mãe desse prato tão amado, oficializou o dia 17 de janeiro como dia da pizza, pois é Dia de Santo Antão, padroeiro dos pizzaiolos. E a festa é bastante celebrada por lá, especialmente em Nápoles, que tem seu estilo próprio de pizza.

Quando é comemorado o dia da pizza no Brasil?

Aqui no Brasil, o Dia Nacional da Pizza é comemorado oficialmente em 10 de julho. Essa história é bem mais recente do que a europeia. Tudo começou em 1985, quando o então secretário de Turismo de São Paulo, Caio Luiz de Carvalho criou um concurso para eleger as melhores pizzas Margherita e de mussarela do estado.

O sucesso dessa deliciosa competição foi tão grande que o secretário decidiu decretar o dia do encerramento, 10 de julho, como o Dia da Pizza no calendário paulista. Com o tempo, a comemoração se espalhou por todo o Brasil.

Qual é a origem do dia da pizza e por que ele existe

Os precursores da pizza são pães achatados. No século 6 a.C., soldados persas assavam a massa e cobriam com queijo e tâmaras. Na Grécia Antiga se preparava o plakous, temperado com  ervas, cebola, queijo e alho. E os romanos tinham a focaccia. 

Mas a inovação que deu origem à pizza de massa fina foi o uso do tomate como cobertura. Levado das Américas para a Europa, no século 16, ele se popularizou no continente. No final do século 18, era comum que as pessoas mais pobres da região de Nápoles adicionassem tomate ao seu pão achatado feito com fermento. 

Foi assim que surgiu a pizza. Mas as primeiras receitas napolitanas tinham recheios simples: alho, banha, sal e um queijo feito com leite de égua chamado caciocavallo.

Também foi em Nápoles que se criou a receita de pizza que conhecemos hoje, com molho de tomate e queijo. Em 1889 surgiu um dos sabores mais tradicionais: a Margherita. Ela foi criada para homenagear a rainha Margherita de Savoia e seu marido, o rei Umberto I. Para isso, o pizzaiolo Rafaelle Esposito usou ingredientes que tinham as cores da bandeira italiana: 

  • Manjericão (verde)
  • Mussarela (branco) 
  • Tomate (vermelho)

3 curiosidades sobre a pizza

1 – A guerra trouxe a pizza para a América

As forças aliadas que serviram na Itália durante a Segunda Guerra trouxeram para os Estados Unidos a receita da pizza. Com o tempo, os norte-americanos se tornaram referência em pizza, uma vez que imigrantes italianos se estabeleceram no país.

Na América, a pizza ganhou novos estilos, como:

  • Deep Pan: famosa em Chicago, tem uma massa grossa e fofa, alta como a de uma torta;
  • New York Style: tem uma massa finíssima e macia, vendida em fatias;
  • Pizza havaiana: ame ou odeie, ela foi criada por um imigrante grego no Canadá, Sam Panopoulos, que decidiu colocar abacaxi em conserva no recheio só por diversão.

2 – Os sabores que só existem no Brasil

A gente também deu nosso toque especial à pizza com muita criatividade. Algumas das invenções dos pizzaiolos brasileiros – e que só existem aqui – são:

  • Pizza de Calabresa com Cebola: em outros países até tem calabresa, mas nunca a pizza forrada de cebola fatiada;
  • Pizza de Frango com Catupiry (afinal, esse requeijão cremoso só existe aqui);
  • Pizza Portuguesa: nem em Portugal se encontra essa favorita feita com presunto, ovos cozidos, ervilhas, cebola e azeitonas;
  • Pizza de Chocolate: lá fora, nada dessa nem de outras doces, como banana com canela e Romeu e Julieta;
  • Pizza de Strogonoff, de carne ou de frango, coberta com batata palha – um clássico das pizzarias mais ousadas.

3 – Tem até pizza de peixe 

Os brasileiros são criativos, mas os japoneses não ficam atrás. Por lá é comum colocar flocos de peixe seco na pizza – além de ingredientes como repolho. E os russos são muito fãs da Mockba (que significa Moscou em russo), uma pizza com sardinha, atum, cavala, salmão e finalizada com cebola, ervas e ovas.

Quais são as pizzas mais pedidas no iFood?

Confira o ranking das mais vendidas pelo app no primeiro semestre de 2025:

  • Calabresa: 15 milhões de unidades
  • Frango com Catupiry: 6 milhões de unidades
  • Mussarela: 5 milhões de unidades
  • Chocolate: 3 milhões de unidades 
  • Margherita: 2 milhões de unidades
  • Portuguesa: 2 milhões de unidades 
  • Quatro Queijos: 1 milhão de unidades
  • Brigadeiro: 1 milhão de unidades
info pizza

Quais são os dias que mais pedem pizza pelo iFood?

Os brasileiros gostam de pedir pizza tanto no final de semana como durante a semana, mas têm preferência pela noite – e até de madrugada. No app do iFood, os horários preferidos para os pedidos entre janeiro e junho de 2025 foram:

  • Jantar de final de semana
  • Jantar durante a semana
  • Final do dia no fim de semana
  • Final do dia durante a semana
  • Lanche durante a semana

Quais são as regiões que mais pedem pizza no iFood?

Como se pode imaginar, o estado de São Paulo, onde vive uma grande parte da comunidade italiana, é o que mais pede pizza no Brasil. O ranking, no primeiro semestre de 2025, fica assim:

  1. São Paulo
  2. Rio de Janeiro
  3. Minas Gerais
  4. Paraná
  5. Ceará

Para celebrar o Dia da Pizza, que tal pedir uma no iFood? Dos sabores clássicos aos recheios mais criativos, tem uma pizza perfeita esperando por você!

Esse conteúdo foi útil para você?
SimNão

Publicações relacionadas