Delivery no Brasil: 60% dos pedidos são feitos fora dos apps, revela pesquisa Ipsos-Ipec

iFood lidera dentre os aplicativos de delivery, mas ainda há muito espaço para digitalização

Em 2024, um em cada quatro brasileiros usou o iFood para pedir comida em um restaurante. Isso significa que a participação da empresa no mercado de delivery de comida chegou a 25,7% – um avanço de 3,2 pontos percentuais sobre 2023, segundo a pesquisa Ipsos-Ipec, líder global em pesquisa de mercado.

Apesar da liderança entre os apps de delivery, a pesquisa mostra que o canal mais usado pelos brasileiros para fazer esse tipo de pedido são os aplicativos de mensagens instantâneas, que ficam com uma fatia de 38,7%. 

O app do iFood fica em segundo lugar, seguido pelos aplicativos de restaurantes e outras plataformas de delivery (15,1%) e pelas demandas feitas pelo telefone (12,1%). Já os pedidos feitos por redes sociais chegam a 8,4%.

infor pesquisa ipsos
image 5

Avanço na digitalização dos restaurantes

Apesar do crescimento do iFood, a pesquisa Ipsos-Ipec revela que ainda há muito espaço para digitalização dos restaurantes no país. Afinal, quase 60% dos entrevistados afirmaram que pedem comida por meio de aplicativos de mensagens, redes sociais ou pelo telefone. Ou seja, fora dos apps especializados em delivery. 

Nesse contexto, o iFood atua como um hub de soluções tecnológicas para os restaurantes, apoiando os empreendedores em sua jornada de digitalização com ferramentas como:

  • Gestão digital: os restaurantes recebem pedidos e contam com meios de pagamento integrados, logística e ferramentas de gestão do pedido;
  • Anota AI: usa inteligência artificial para automatizar o atendimento do restaurante via WhatsApp, com digitalização de cardápio, gerenciamento de pedidos, relatório de vendas e pagamento via PIX automatizado;
  • iFood Pago: além de oferecer serviços financeiros e meios de pagamento online, disponibiliza um totem de autoatendimento para facilitar o processo de pedidos e gerar informações sobre o comportamento de consumo no salão;
  • Maquinona: recebe pagamentos de maneira integrada com o iFood e utiliza IA para ajudar os empreendedores a fazer campanhas de marketing.

“O mercado brasileiro é competitivo e pulverizado em canais, com marcas nacionais, regionais e até de fora do país. A liderança do iFood, dentre os apps de delivery no Brasil, é resultado de 14 anos de inovação, tecnologia e visão de ecossistema. Como empresa brasileira, trabalhamos diariamente para ampliar cada vez mais o acesso à digitalização, sempre respeitando as regras de mercado e promovendo uma concorrência saudável.”, afirma Felipe Crull, Diretor de Relações Institucionais do iFood. 

“Acreditamos que a competição é importante para estimular a inovação e o crescimento do setor, e que isso precisa ser feito com responsabilidade e mentalidade de longo prazo”, completa Crull. 

Metodologia da pesquisa Ipsos

A pesquisa mensal Ipsos-Ipec é realizada por meio de entrevistas pessoais e domiciliares. Sua amostra é de 2.000 pessoas com idade superior a 16 anos, de todas as classes sociais e de forma representativa em relação à população brasileira. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, e o nível de confiança, 95%.

Esse conteúdo foi útil para você?
SimNão

Publicações relacionadas