Pratos populares para comemorar o Dia do Nordestino

No Dia do Nordestino, é impossível não pensar na riqueza de sabores das comidas regionais. No iFood, só em 2021, já foram realizados mais de 217 mil pedidos de comida nordestina. Saiba mais!

O dia 8 de outubro, data escolhida para celebrar a cultura e a diversidade nordestina, é uma homenagem ao centenário de nascimento do poeta, compositor e cantor Antônio Gonçalves da Silva, mais conhecido como Patativa do Assaré (1909-2002). O artista, nascido em Assaré, no Ceará, abordou em sua linguagem poética as dificuldades e a vida simples do sertão.

O apelido, aliás, surgiu da comparação entre a beleza de suas poesias e do canto da ave de mesmo nome, nativa da Chapada do Araripe.

O que esperar, então, de uma data tão carregada de significado e beleza? Para o iFood News, bons entendedores de comida que somos, é a ocasião para celebrar toda a riqueza desta culinária.

Tapioca, acarajé, arrumadinho, cuscuz, dobradinha, bolo de rolo, de milho, moqueca… deu água na boca? No app do iFood não poderia ser diferente: de janeiro a agosto de 2021, foram realizados mais de 217 mil pedidos desta gastronomia, um aumento de 55% em relação ao mesmo período do ano passado. Segundo levantamento da FoodTech, São Paulo, Rio de Janeiro, João Pessoa, Maceió e Recife são as cinco cidades com mais pedidos nesta categoria.

Para entender o que faz desta culinária ultrapassar fronteiras em todo o país, conversamos com o gastrônomo, historiador e professor de Cozinha Brasileira pela UNIFG, Erick Buarque. Segundo o especialista, a culinária nordestina é muito maior do que conhecemos, comumente, com características que variam de acordo com cada estado.

“Não podemos ver a culinária nordestina de forma macro, pois cada local tem características específicas, que variam, dependendo se estamos no litoral, zona da mata ou sertão. Este último, por exemplo, até hoje tem uma cultura muito forte da carne de bode e do leite”, comentou.

Sobre o bolo de rolo, por exemplo, Buarque conta que o doce surgiu da adaptação de uma receita originalmente portuguesa: “Ele vem do bolo colchão de noiva, que era feito de pão de ló e um doce de gemas com nozes. Como a goiabada era oriunda de uma fruta abundante aqui, viu-se nela o ingrediente perfeito para a receita. O bolo de rolo popularizou-se fortemente no século 21, mas surgiu por volta do século 18, como uma receita preservada pelas famílias.”

Uma viagem de sabores pelo Nordeste

Já que hoje é o Dia do Nordestino e o tema é culinária, uma boa ideia é aproveitar a data aproveitando muito bem a música regional — seja com forró, frevo, arrocha ou o que você preferir –, acompanhado de um bom prato nordestino.

Confira a nossa dica do que não pode faltar no dia:

1- Cuscuz

Seja com leite ou ao natural, com ovo, verdura, queijo ou carne de sol, o cuscuz é uma sensação. Muitos o consideram como um dos pratos que mais tem a cara do nordeste.

2- Acarajé

Este bolinho feito de massa de feijão fradinho e frito no azeite de dendê conta com um recheio que pode ter o camarão como atrativo principal e pimenta no molho.

3- Bolo de Rolo

Para quem prefere os doces, o bolo de rolo costuma fazer sucesso em qualquer lugar. A goiabada rouba a cena e faz deste doce uma das iguarias mais pedidas da região.

4- Dobradinha

Esta receita é para quem gosta de pratos mais encorpados, e tem em sua lista de ingredientes bucho, calabresa e feijão. É uma sugestão que tem a cara do fim de semana.

5- Tapioca

A tapioca foi ganhando diferentes características pelo Brasil, mas alguns dos recheios que se mantiveram populares até hoje são o coco, a carne de sol com queijo coalho e o leite condensado.

Esse conteúdo foi útil para você?
SimNão

Publicações relacionadas