O iFood divulgou em março seu Relatório de Sustentabilidade 2022/2023, que mostra como a empresa está colocando em prática o seu propósito de alimentar o futuro do mundo.
Além de explicar o modelo e as frentes de negócio do iFood, o documento traz os resultados das iniciativas da empresa em educação, meio ambiente e impacto social no período de abril de 2022 a março de 2023.
O relatório mostra que, além de movimentar 0,53% do PIB (Produto Interno Bruto) nacional com seus mais de 80 milhões de pedidos por mês, o iFood causa um impacto positivo em seu ecossistema, que engloba mais de 200 mil entregadores e entregadoras e os mais de 350 mil estabelecimentos que estão no app —além de seus mais de 5.000 colaboradores.
O impacto do iFood em educação e meio ambiente
Um exemplo desse impacto é o investimento em educação, a principal causa do iFood. As ações da empresa nessa área já beneficiaram 1,1 milhão de jovens na
educação básica e 350 mil pessoas que fizeram cursos de capacitação (como entregadores, entregadoras e restaurantes).
Outro exemplo são os resultados na área de meio ambiente para reduzir a geração de lixo plástico e a reduzir as emissões de gases poluentes nas entregas. No ano fiscal de 2023, o iFood tinha presença de 26% de plástico nas entregas —e 22% das que foram feitas por entregadores cadastrados no app utilizaram modais limpos.
Iniciativas para restaurantes, entregadores e colaboradores
O relatório também apresenta as iniciativas em relação ao diálogo para a melhoria contínua dos restaurantes e o incentivo ao empreendedorismo, especialmente de pequenos estabelecimentos.
E lista também os resultados de suas ações de diálogo com os entregadores para melhorar aspectos como ganhos, transparência, segurança e assistência à saúde. Outro ponto importante são as iniciativas do iFood para valorização e respeito desses profissionais.
Quanto aos colaboradores da empresa, o relatório explica como é a cultura da empresa e traz resultados relacionados às metas de inclusão e diversidade do iFood, além de seu Índice de Segurança Psicológica, que mede o nível de inclusão de pessoas de grupos sub-representados.