Como é fazer estágio no iFood?

A Carol Quiterio estudou desenvolvimento de sistemas e conta como foi fazer estágio na empresa.

Carol Quiterio

💻 Engineering & Journey no iFood

Você já imaginou como é entrar em uma empresa e sentir que encontrou o lugar certo para você? Pois é, eu nem sabia que isso era possível até entrar no iFood.

Mas antes de tudo, deixe-me apresentar. Eu chamo Carol, tenho 18 anos e amo pizza de mussarela. Tive meu primeiro contato com tecnologia aos 14 anos, em um curso de robótica no Grupo Primavera, e desde então, cada vez mais tenho a certeza de que quero seguir nessa área.

Em 2019 entrei no curso técnico de Desenvolvimento de Sistemas na COTUCA, e logo no primeiro ano já conversei com meus(as) veteranos(as) sobre estágio na área. Um deles, que estava estaglover no iFood, me contou sua experiência, rotina e papel na empresa e fiquei encantado. Depois disso, pesquisei mais sobre os propósitos da empresa e o estilo de trabalho, e decidi que entrar no iFood era um sonho e fazer tudo o que pudesse para conquistar esse objetivo.

No ano seguinte, abri um processo seletivo para estágio no iFood em parceria com a minha escola — o COTUCA, e eu já corri para me inscrever. O processo teve quatro etapas: teste online, entrevista técnica, entrevista com pessoas e à oferta. Eu adorei cada etapa do processo seletivo e, ali mesmo, já fiz conexões incríveis.

No dia 23 de novembro, recebi um vídeo com a notícia de que havia sido aprovado e iniciaria minha jornada em janeiro do ano seguinte. Lembro-me de vê-lo junto com a minha mãe e, literalmente, pular de alegria naquele momento, haha.

Horário de integração

Nos dois primeiros dias tivemos o onboarding , onde assistimos palestras de FoodLovers sobre as diversas áreas da empresa. Ali eu conheci um pouco mais sobre a história do iFood, os valores, o sonho grande e todos os processos.

No terceiro dia conheci meu gestor, Miguel Pimentel, que me convidou para o restante do tempo e me ajudou a configurar algumas ferramentas, e meu amigo, Marcelo Matsumoto, que vem me acompanhando de perto e mentorando até hoje. Com ele, aprendi desde como fazer meu primeiro comando no github até conceitos mais teóricos de programação.

As minhas primeiras semanas foram focadas em conhecer os processos e contexto do tempo, além de me conectar e conversar com todas as pessoas da equipe. Assim, pude conhecer mais sobre outras frentes, como produto, iOS e design, e trocar experiências com outras pessoas sobre assuntos diversos, como carreira, vida e signos. Isso aumentou minha conexão com o tempo, criando momentos de descontração e saindo um pouco do escopo do iFood. Foi um momento muito importante, recheado de perguntas e conteúdos para consumir que fez total diferença na minha relação com as pessoas.

Tecnologia e Desenvolvimento 👩🏼‍💻

Como comentei anteriormente, eu amo tecnologia, e um pouco antes de entrar no iFood tive contato com o desenvolvimento mobile no colégio e em atividades extracurriculares, o que despertou meu interesse pela área. Devido a esse meu background, fui designado para atuar com desenvolvimento mobile Android no iFood.

O primeiro mês da minha jornada foi totalmente dedicado ao aprendizado, fiz cursos online sobre Android, programação e git, fiz projetos horizontais para treinar e entender essas tecnologias e as utilizadas no projeto, participei de pair programmings e mentorias. Sempre com apoio e acompanhamento do pessoal do meu time e de outras pessoas do Android da empresa. Tudo isso fez total diferença no meu aprendizado e acelerou muito a minha carreira.

programação em pares — momento onde duas ou mais pessoas se juntam de maneira sincronizada para debater e programar juntas

Depois disso, eu e meu mentor achamos que eu estava pronto para pegar minha primeira tarefa, ela foi bem simples, era apenas substituir uma imagem por uma nova em umas das telas do app, mas na época isso parecia impossível. Após isso, fui aos poucos começando a participar de maneira mais ativa das entregas e divulgação do tempo, sempre me desafiando e fazendo as tarefas no meu tempo.

Aqui o desenvolvimento é constante 🚀

No iFood o aprendizado faz parte do dia a dia de todos os FoodLovers e é ainda mais presente no dia a dia de uma pessoa estagiária. Um dos nossos valores aqui é a fome de aprender, e para isso temos alguns incentivos:

  • PDI — No início de cada ciclo nós estruturamos junto com a nossa liderança um plano de desenvolvimento individual, onde colocamos as coisas que queremos aprender, metas e como vamos fazer isso;

  • Quarta de Desenvolvimento: todas as manhãs das quartas-feiras são totalmente dedicadas para estudo e desenvolvimento pessoal, podemos por exemplo, aplicar os tópicos definidos em nosso PDI;

  • Temos um incentivo para o consumo de livros/cursos relacionados à nossa área de atuação;

  • Temos o iLearn, uma plataforma interna em que podemos fazer cursos online, ler livros e ouvir podcasts dos mais diversos assuntos;

  • Além de tudo isso, nós amamos compartilhar conhecimentos e montar grupos de estudos entre nós, estagiários, e entre pessoas de nossas áreas, como Android ou Backend, por exemplo.

Tudo isso facilita o nosso desenvolvimento a curto e a longo prazo, assim podemos ter uma visão mais lógica sobre o que precisamos fazer para atingir nossas metas pessoais e profissionais.

O maior desafio — até agora

Quando olhamos para um lugar novo, a gente dá de cara com um milhão de informações, processar e entender tudo é um processo longo que exige muita dedicação, e para mim, não foi diferente.

No início, lembro de me preocupar em decorar os conteúdos no momento em que eu era passado, mas com o tempo, entendi que não é assim que funciona. A gente tem que respeitar o nosso tempo, não precisamos entender a empresa inteira em uma semana, recomendamos ir aos poucos e no nosso ritmo. O iFood é uma empresa que muda rápido, então estamos o tempo todo nos atualizando e aprendendo uns com os outros.

Para superar esse desafio eu tive muita ajuda do meu mentor e do meu tempo. Desde o início, eles me guiaram e sempre me ajudaram a encontrar um caminho em meio a tudo que estava acontecendo, isso fez com que eu percebesse as coisas que estava aprendendo e não me sentisse perdida.

Minha parte favorita de tudo isso

Entre no iFood com certeza foi a realização de um sonho, a jornada até aqui tem sido uma realização nova a cada dia. Antes, a minha impressão era “app de pedir comida”, mas depois que entrei vi que é muito mais do que isso! O iFood tem o sonho grande de impactar pessoas, ajudar o meio ambiente, promover e se preocupar com a diversidade e inclusão.

Para mim, o mais mágico de tudo isso é trabalhar em um lugar com tanta gente incrível ao meu redor. Ver diariamente exemplos de pessoas e atitudes, conhecer histórias e culturas diferentes, ouvir sotaques de diversas regiões do Brasil e do mundo, fazer amizades, ouvir diferentes pontos de vista e ter momentos de descontração faz total diferença no cotidiano. Um ambiente assim, com pessoas que se preocupam com o seu desenvolvimento, aprendizado, inclusão, saúde mental e física, aumenta a nossa vontade de trabalhar todos os dias.

95% das nossas transações são processadas abaixo de 40ms

Uma jornada que passa voando

Antes de entrar no iFood eu sempre via postagens de FoodLovers nas redes sociais sobre “Um ano do calendário é igual a 3 meses no iFood”, e hoje em dia vejo que é assim mesmo. O tempo aqui passou voando, parece que foi ontem que eu estava iniciando minha jornada e conhecendo a empresa.

Durante esse tempo, eu já me desenvolvi muito, aprendi 1 milhão de coisas e estou animado para seguir aprendendo um pouco mais a cada dia. Sou extremamente grato pelas pessoas que me acompanham, e pelas oportunidades que estou tendo aqui dentro. Sei que meu principal objetivo como estagiário é aprender e estou muito animado com isso.

Junte-se a nós

Você se compromete com nossa jornada? Junte-se a nós para revolucionarmos o universo da alimentação! Confira aqui o Mobile Dream, processo de estágio do Grupo Movile que inclui o iFood.

Esse conteúdo foi útil para você?
SimNão

Publicações relacionadas