Custo de Aquisição de Clientes: como reduzir o CAC da startup?

Saiba por que é importante calcular o CAC e conheça estratégias para melhorar esse índice e crescer

Para conquistar clientes sem comprometer o orçamento, os empreendedores precisam acompanhar as métricas de conversão de clientes e o CAC da startup (ou Custo de Aquisição de Clientes).

Isso ajuda a entender a viabilidade do negócio e a direcionar a tomada de decisão para que uma empresa prospere e se firme no mercado. 

O CAC da startup impacta diretamente a sustentabilidade do negócio, dependendo do retorno, da margem de lucro na venda e do ciclo de vida desses clientes. 

Saiba, a seguir, qual é a importância de calcular esse CAC e conheça estratégias que você pode implementar para melhorar esse índice e impulsionar o crescimento de sua empresa. 

O que é CAC e por que é importante para sua startup?

O Custo de Aquisição de Clientes é uma métrica utilizada para determinar quão efetivas são as ações de marketing e vendas de uma empresa. 

O CAC é calculado pela divisão do investimento total para aquisição de clientes pelo número de novos clientes conquistados com esse investimento. O resultado dessa conta indica se os negócios da sua empresa estão saudáveis ou não.

A soma dos investimentos para o cálculo do CAC deve levar em conta apenas a área de marketing e vendas e as ações diretamente envolvidas na estratégia de aquisição de clientes. 

Os custos de área administrativa, SAC e desenvolvimento de produto, por exemplo, não devem entrar nessa conta. A mesma lógica vale para o número de clientes conquistados. 

Em relação à periodicidade do cálculo do CAC, cada empresa terá aquela que faz mais sentido para o seu modelo de negócio. E é a partir desses resultados que sua equipe otimizará os investimentos e embasará as estratégias para tomada de decisão na captação de clientes 

Lifetime Value 

Outro dado importante é o LTV, ou Lifetime Value, que é o valor que um cliente deixou em sua empresa ao adquirir um produto ou serviço no período em que ele os consumiu. O cálculo do LTV é feito multiplicando o valor médio da venda pelo tempo de retenção desse cliente.

Especialistas consideram que uma relação saudável entre o LTV e o CAC deve ser maior do que 3. Se o CAC da startup se aproximar do LTV, é sinal de que há prejuízos em alguma área. Essa relação é essencial para saber se a empresa está gastando mais ou menos para adquirir clientes e retê-los. 

Com esses dados em mãos, é possível avaliar a rentabilidade, fazer projeções e redefinir estratégias a tempo de evitar prejuízos, além de fortalecer a empresa na hora de negociar com fornecedores e vender. 

Estratégias para reduzir o CAC da startup

Existem diversas estratégias que visam reduzir o CAC da startup, como aprimorar as vendas por meio do marketing e aumentar a especialização da equipe de vendas ou mesmo garantir um atendimento de qualidade. 

Afinal, clientes satisfeitos com o atendimento podem se tornar fãs de sua marca e acabar voltando para fechar novos negócios. 

Cada empresa precisa descobrir qual é a melhor forma de rever suas estratégias, mas trazemos alguma pistas de por onde você pode começar:

Otimize o marketing de conteúdo

A produção de conteúdo relevante, com técnicas de SEO (Search Engineering Optimization) no blog da sua marca e uso estratégico de palavras-chave, pode atrair tráfego orgânico, o que é ótimo para reduzir o CAC da startup. 

Com essa estratégia, seu conteúdo pode alcançar um público mais qualificado, que já está buscando o seu conteúdo e, portanto, está preparado para a compra. O que os motores de busca fazem é acelerar esse encontro, levando o público até você. 

Além disso, tente eliminar etapas ou barreiras desnecessárias no processo de conversão, simplificando o processo para que esse potencial cliente não desista do seu produto ou serviço. 

Maximize a conversão de leads em clientes

As métricas sobre as taxas de conversão em cada ponto de contato com seus leads e clientes são importantes para saber onde o atendimento precisa melhorar e embasar as decisões. 

Abertura de e-mails, cliques, preenchimento de landing pages e conversão em vendas são resultados importantes que ajudam a acompanhar a jornada dos leads rumo à compra e reduzem o desperdício de investimento.

É necessário testar diferentes abordagens, layouts e cores de páginas e artes, CTAs (call-to-action, ou chamado para uma ação) e elementos para verificar o que é mais efetivo na hora de comprar. Não tenha medo de ousar e testar. 

Faça parcerias estratégicas 

Fazer parcerias com outras empresas, influenciadores ou organizações de seu nicho de atuação ou que tenham alguma relação com o seu core business pode ajudar a reduzir os custos de aquisição de clientes. 

Os influenciadores, por exemplo, têm acesso a um público qualificado e interessado, além de passarem credibilidade e confiança. 

Em relação a empresas, você pode fazer parcerias para divulgação em conjunto (colabs). Dessa forma, sua empresa tem acesso a novas redes e canais de marketing e as duas organizações saem ganhando, pois alcançam novas audiências e os custos do marketing ficam mais diluídos. 

A expertise complementar também é uma vantagem para desenvolver projetos em conjunto, compartilhar conhecimento e oferecer serviços que se complementam.  

Fazer parte do Ecossistema iFood, por exemplo, é uma vantagem para as startups, que saem fortalecidas no mercado de inovação, e também para o iFood, que pode incorporar novas soluções para oferecer serviços mais eficientes e alinhados com as exigências dos consumidores. 

O iFood Labs é o hub responsável por testar, codesenvolver e investir em novas soluções. O sucesso de uma startup depende da implementação de estratégias para redução do CAC  e também da consolidação de um produto ou serviço no mercado. 

Conectar-se com o iFood Labs pode trazer grandes resultados para o seu negócio, aumentando a eficiência da aquisição de clientes e impulsionando o crescimento.

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