Toda startup começa com uma boa ideia, mas nenhuma sobrevive sem recursos. Na hora de buscar aportes financeiros para o impulsionar seu crescimento, você precisa mostrar que sua empresa está organizada e tem um plano de negócio —é onde entra a importância do chamado pitch de investimento.
Ferramenta estratégica para captação de novos recursos, ele possibilita que founders (fundadores) e gestores apresentem seu negócio para o mercado, mostrando qual é o seu potencial de retorno financeiro para o investidor.
Além disso, o pitch também permite que os empreendedores saibam quais são as possíveis lacunas e gargalos do seu planejamento.
Pensando nisso, reunimos neste artigo as melhores práticas para preparar um pitch de investimento para sua startup, capaz de aumentar suas chances de sucesso.
Por que o pitch de investimento é importante para sua startup?
De modo geral, um pitch de investimento, também chamado de pitch deck, ajuda os empreendedores a posicionarem seu negócio em um cenário de incertezas, de mercado e validação de produto, levando em conta fatores de risco que os investidores costumam colocar na balança antes de investir numa startup.
Como, na maioria das vezes, os negócios não são fechados em um único encontro, o pitch é usado como uma ferramenta estratégica para despertar o interesse do investidor.
A ideia é garantir uma segunda reunião ou, ao menos, um pedido de mais informações, que possam levar seu projeto para uma próxima etapa, aumentando as chances de receber os recursos necessários.
Um investidor costuma acompanhar vários pitches ao longo do ano. Por isso, ele tem uma habilidade aguçada na hora de identificar quais negócios realmente têm potencial de crescimento e, consequentemente, merecem receber seu aporte.
Portanto, por mais inovadora que seja sua proposta, a startup precisa ser bem defendida no pitch.
Além de claro, animado e informativo, o pitch deve apresentar uma estrutura concisa e apresentar o máximo de informações relevantes sobre seu negócio, como por exemplo, faturamento, números de clientes ativos, margem de lucro, custos fixos, entre outros dados.
Como estruturar um pitch de investimento eficiente?
Mas, afinal, quais são as boas práticas que devem ser levadas em consideração na hora de elaborar um pitch de investimentos eficiente? Confira a seguir as principais dicas:
● Defina o objetivo da apresentação
Antes de qualquer coisa, os empreendedores precisam desenvolver um roteiro para seu pitch, definindo o objetivo principal da apresentação. Fundadores devem deixar claro o que estão buscando, como, por exemplo, qual o percentual de investimento desejado.
● Tenha conhecimento sobre o seu negócio
O primeiro passo para apresentar um pitch de investimento que seja eficiente é conhecer bem o seu negócio para reunir o máximo de informações relevantes possíveis como tamanho do mercado, lucro líquido da empresa, market share, entre outros números que possam evidenciar o potencial de crescimento da startup.
Os empreendedores também precisam explorar muito bem seu modelo de negócios, explicar de qual segmento faz parte, quais são os canais de venda, de onde vem os recursos principais, quais são suas parcerias em andamento, entre outros dados que precisam estar na ponta da língua, na hora de defender um projeto.
● Invista no storytelling
Contar histórias é a melhor forma de gerar impacto nos investidores, mas como apenas isso não traz resultado, o storytelling se apresenta como uma estratégia importante. Esse modelo de comunicação aumenta as chances do ouvinte se encantar pela proposta do negócio.
No entanto, vale tomar alguns cuidados na hora de narrar uma história, como ter objetividade e ir direto ao ponto, trabalhar com metáforas, suspense, surpresa, humor, drama, entre outros aspectos que geralmente tornam um relato mais instigante.
● Apresente uma boa proposta de valor
Ter uma boa proposta de valor é um dos segredos mais comuns de um pitch eficiente. Na prática, ele representa a solução que sua startup oferece ao mercado, e o motivo pelo qual o cliente comprará seu produto ou serviço. A startup precisa ser clara, concisa, transparente e única, de preferência resumida em poucas palavras, de forma objetiva e direta.
● Valorize os diferenciais
Falar dos diferenciais da startup logo depois de contextuais quais problemas pode resolver é a melhor forma de explorar a proposta de valor do seu negócio. O investidor tem contato com vários pitchs e geralmente busca negócios que sejam únicos e tenham fatores que possam prevalecer sobre a concorrência em forma de diferenciais.
● Crie um design atrativo
Uma das formas de fazer um pitch encantar investidores é apostar em um design criativo para prender a atenção. Gráficos, imagens, vídeos e números são elementos que colaboram com a compreensão. Ao mesmo tempo, ajudam a encantar as pessoas. Mas lembre-se: sua apresentação precisa ser enxuta e, acima de tudo, ter informações relevantes.
Caso ainda tenha dúvidas sobre como se preparar para um pitch de investimento, confira no nosso blog outros conteúdos com dicas sobre o tema. Além disso, o iFood Labs conta com um ecossistema de oportunidades, prontas para ajudar a impulsionar seu negócio.