Curiosidade, atenção aos detalhes e pensamento estratégico. Essas são algumas das características que fazem uma Product Manager de sucesso. Mas há algo mais.
Quando diferentes perspectivas se encontram, a inovação acontece. A diversidade de experiências e olhares amplia as possibilidades, desafia ideias preestabelecidas e cria soluções mais eficientes e acessíveis. Com mulheres na tecnologia, isso significa produtos mais completos, que refletem a pluralidade de quem os utiliza.
Para o iFood, a área de Produto é o coração da experiência do usuário. A cada decisão, inovação e estratégia se encontram para criar soluções que fazem a diferença na vida de milhões de pessoas, o que chamamos de Jeito iFood de Trabalhar. E cada vez mais, são mulheres que estão liderando esse processo.
“Não esperamos que a inovação aconteça por acaso. Criamos processos para testar hipóteses, validar soluções e construir tecnologias que podem ser referência para todo o mercado.”
Ayana Meyer
Ayana Meyer faz parte dessa mudança. Head de Produto no iFood, ela sabe que tecnologia não é só sobre código ou interface — é sobre impacto real. “Temos espaço para testar, errar, acertar e aprender continuamente. Crescemos junto com o impacto que geramos”, conta. Na prática, isso significa que a equipe está sempre de olho em novas tendências, analisando dados e identificando necessidades que ainda não foram atendidas.
De descoberta ao propósito: como Ayana encontrou seu lugar como Product Manager
Nem todo mundo entra na tecnologia sabendo que pertence a ela. Ayana Meyer descobriu sua vocação antes mesmo de nomeá-la. Nos anos 2010, Product Manager ainda era um termo pouco conhecido no Brasil, mas Ayana já fazia esse trabalho sem perceber. Seu dia a dia era conectar marketing digital a tecnologia, criando soluções para geração de leads, até que alguém disse: “Você sabe que já é uma PM, né?”.
A frase mudou tudo. Deu nome ao que ela fazia e abriu caminho para uma jornada que passaria por uma trajetória empreendedora, passando por startups e empresas menores até chegar ao iFood. A mudança veio como um salto. “Eu vinha de uma empresa pequena e, de repente, estava lidando com um universo e desafios completamente novos”, lembra.
Um exemplo disso aconteceu em um final de ano, período em que o tráfego do iFood atinge seu pico. Durante esse momento, a equipe de tecnologia trabalhava na construção de um novo módulo da plataforma, mas o processo acabou gerando uma indisponibilidade inesperada. “A gente está falando de 55 milhões de usuários. Não queríamos causar indisponibilidade, não queríamos deixar as pessoas frustradas, sem conseguir realizar seus pedidos dentro do aplicativo”, relembra Ayana.
Diante da situação, o time precisou agir com rapidez e estratégia, garantindo que a plataforma continuasse funcionando enquanto a nova solução era desenvolvida simultaneamente. “Foi um momento que exigiu equilíbrio: manter tudo no ar no curto prazo e, ao mesmo tempo, construir o que precisávamos para o médio prazo”, explica.
Mas ser PM vai além de métricas e processos. É sobre entender pessoas. “Nosso papel é ser a ponte entre as necessidades do negócio, dos usuários e da tecnologia. O desafio está em transformar problemas em soluções reais”, diz Ayana.
Reunimos os principais aprendizados de Ayana Meyer e dicas para desenvolver sua carreira na área de Produto. Confira abaixo:

Um ingrediente essencial na tecnologia: mulheres que fazem a diferença
Mulheres que lideram abrem espaço para outras chegarem, e isso muda tudo. No iFood, a cultura de Produto incentiva mentorias, treinamentos e trilhas de desenvolvimento para que mais profissionais assumam papéis estratégicos. “Temos um time de liderança forte e inspirador.
Para quem quer crescer, há sempre espaço para aprendizado e conexões com outros líderes”, destaca Ayana. No vídeo abaixo, Ayana compartilha como a cultura do iFood acolhe a liderança feminina na tecnologia, proporcionando autonomia, flexibilidade e qualidade de vida — fatores essenciais para sua rotina como profissional e mãe de três filhos.
Criar ambientes onde diferentes perspectivas se encontram é o que torna os produtos tecnológicos criados pelo iFood mais completos. “Se todo mundo no time pensa igual, não há novidade”, diz Ayana. “A troca de experiências faz com que nossas soluções sejam mais ricas e permaneçam relevantes”.
Construir esse espaço também significa criar segurança para que ideias circulem. “Nenhuma sugestão é descartada sem discussão. Criamos um ambiente onde todas as vozes são ouvidas”, faz questão de reforçar.
Flexibilidade, acolhimento e respeito às individualidades fazem parte desse processo. “Sou mãe de três filhos e só consigo equilibrar tudo porque tenho autonomia para organizar minha rotina. Meu time entende que há compromissos inegociáveis, e essa confiança faz toda a diferença”.
Quer ver como o Jeito iFood de Trabalhar se traduz na prática? Confira no vídeo abaixo um trecho em que Ayana explica como a cultura do iFood prioriza qualidade de vida, autonomia e flexibilidade para todas as pessoas do time.
O futuro da tecnologia precisa de novas referências. Mais mulheres assumindo a frente, mais diversidade em cargos estratégicos e mais inovação que nasce do encontro de perspectivas diferentes.
Para quem deseja entrar na área de Produto, Ayana dá um conselho direto: “Seja curiosa, pergunte, olhe para os problemas e tente entender suas causas. Comunicação e pensamento estratégico fazem toda a diferença”.
E para quem já está no setor, mas sente que precisa provar seu valor a cada passo, ela lembra: “Vá com calma. No início, eu me cobrava muito, sentia que precisava entender tudo rapidamente. Mas respeitar meu tempo de aprendizado foi o que realmente me fez crescer”.
O mercado de tecnologia está mudando — mas não sozinho. Ele muda porque mulheres como Ayana estão transformando esse espaço.
Vem com a gente?

Para quem tem #FomeDeInformação, o portal reúne reportagens e artigos sobre Nova Economia, Negócios, Inovação e Tendências no Food Delivery.