A segurança do Sistema de Avaliação do iFood

Luana Godoi

💻 Product Manager no iFood

Como estamos aprendendo a tornar as avaliações mais confiáveis para toda a plataforma.

Aloha! Eu sou Luana Godoi, Product Manager no iFood, onde trabalho há 9 meses — mas, na verdade, já faz um tempão que saí do período gestacional. 😛

O meu desafio no iFood desde o início tem sido cuidar das Avaliações, com foco maior na experiência dos Restaurantes. Para entendermos melhor esse desafio, um primeiro passo foi dado: o Product Discovery.

Através de muitas pesquisas, identificamos diversas dores. Uma das mais citadas pelos usuários foi: “o sistema de avaliação do iFood não é justo”. Mas será que é fácil resolver essa dor, considerando que o conceito de justiça é relativo e amplo?

A importância da avaliação

A avaliação é um recurso disponibilizado pelo iFood para coletar as opiniões dos usuários que passaram por experiências reais de pedido e, assim, fornecer feedbacks úteis e construtivos aos estabelecimentos parceiros, promovendo uma forma justa e confiável do uso da plataforma.

A avaliação é importante pois:

  • Impacta a experiência do consumidor e seus critérios de escolha;
  • Impacta a experiência do restaurante na melhoria e valorização de seu serviço e produtos;
  • É um dos fatores na composição de índices e ranking de restaurantes na plataforma.

Portanto, é fundamental olharmos com carinho e melhorarmos constantemente o nosso sistema para torná-lo o mais justo e confiável possível.

Avaliando (e investigando) nosso problema

Foco no problema! Mergulhamos então sobre os problemas mais citados pelos restaurantes relacionados à justiça. Um dos mais frequentes: “há muitas avaliações falsas que prejudicam o meu estabelecimento”.

Para entender as avaliações falsas, passamos a outro passo: devorar dados! Precisávamos identificar padrões para nos ajudar na definição do conceito de avaliações falsas e para pensar nas tratativas para o problema.

Além de olhar dados internos, também fizemos um benchmarking para descobrir como os principais players que utilizam avaliações tratam esse problema. E fomos atrás do maior site de reviews do mundo. Já adivinhou?

Pois bem, o TripAdvisor é o maior site de recomendação do mundo, com mais de 600 milhões de usuários. De acordo com o Oxford Economics Study de 2017, ele influenciou US$ 546 bilhões (10,3%) de todo o turismo global gasto no setor de viagens e hotelaria do ano.

No TripAdvisor a recomendação de restaurante é tão frequente quanto indicação de passeios e hotéis. Então nós aprendemos com os conteúdos sobre inteligência para identificar fraudes do TripAdvisor e bingo!

Definindo uma solução

Chegamos à nossa solução própria, que foi composta por três partes:

1. Definimos o conceito de avaliação falsa

Passamos a considerar como falsas as avaliações que não correspondem a experiências reais dos clientes no estabelecimento em questão. Geralmente, as avaliações falsas se dividem em duas categorias:

Alavancagem: avaliações positivas que não são originadas de experiências reais, criadas somente para benefício do próprio estabelecimento.

Vandalismo: avaliações negativas que não são originadas de experiências reais, criadas somente para prejudicar a nota de um estabelecimento.

2. Criamos uma Política de Avaliações

Com regras e diretrizes definidas, disponibilizamos no Portal do Parceiro — a plataforma onde os restaurantes encontram o que precisam — a nova Política de Avaliações com tudo que é aceito ou não e possibilidade de penalidades.

Essa Política foi criada para garantir que as avaliações tenham a maior relevância e utilidade possível.

3. Criamos um modelo de regras automatizado

Agora, quando uma avaliação é cadastrada no iFood, nossa inteligência é acionada e identifica através das diversas regras automáticas se ela é uma avaliação falsa ou não e, assim, decide se ela deve ser publicada.

Um novo cenário

Essas iniciativas reduziram em 60% as avaliações fake do iFood e impactaram positivamente a satisfação e a redução de denúncias por restaurantes. Elas foram um trabalho em conjunto entre times de produto, tecnologia, design, data science, fraude, operação e jurídico. ❤

Mas isso é só o começo, ainda temos muito a fazer! O nosso time operacional e de fraude ainda ajuda (e muito!) na identificação de avaliações falsas, além das denúncias que ainda recebemos dos restaurantes, e nos ajudam a evoluir com as regras, que dependem de uma constante calibração.

Ou seja, continuamos acompanhando o que está certo e o que está errado. Isto é mandatório para melhorar cada vez mais a acurácia do que entendemos como fraude e então chegarmos na utilização de machine learning.

Espero que tenham gostado!

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