Abandonou o exercício na pandemia? Aqui vão 3 dicas para voltar

Sedentarismo cresceu durante o período de isolamento, mas pode ser revertido

Antes da pandemia, muita gente tinha o hábito de sair para caminhar, correr, ir à academia ou praticar um esporte. Depois das mudanças trazidas pelo isolamento social, 62% dos brasileiros disseram que não estavam fazendo atividade física, aponta um estudo realizado pela Fundação Oswaldo Cruz em 2021, em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais e a Universidade Estadual de Campinas.

Se o nível de exercício caiu, o de sedentarismo, por outro lado, aumentou. A mesma pesquisa revela que o tempo médio gasto vendo TV foi de 1h30 para 3h20 por dia, e que os entrevistados passam 5h20 diárias na frente de um computador ou de um tablet.

“As pessoas tiveram que se adaptar ao trabalho em casa e pararam de fazer exercício. Como resultado, vimos que aumentou a frequência de sobrepeso e obesidade, o que pode trazer problemas mais sérios, como diabetes, por exemplo”, afirma Vera Nascimento, analista pleno de saúde do iFood.

Se está difícil retomar o pique, ela dá três dicas para voltar a fazer exercícios:

Não pensa, só vai

Nada de ficar pensando muito sobre as melhores condições para fazer exercício na semana, porque o momento ideal não existe, vai ser preciso encaixar uns minutinhos na agenda. Não pense muito sobre os empecilhos: defina que vai fazer exercício em determinado dia e horário e, quando chegar o momento, só vai.

Adapte o exercício à sua agenda

A Organização Mundial da Saúde define que o ideal é dedicar de 150 a 300 minutos por semana a fazer uma atividade física moderada (ou de 75 a 150 minutos a uma atividade física intensa). Ou seja, caminhar 20 minutos por dia já é uma maneira de chegar lá. “Se você tem 15 minutos de manhã, use essa janela para fazer o exercício. Aproveite a hora do almoço, o fim do expediente. O importante é adaptar a atividade aos seus horários”, diz Vera.

Faça o que você gosta

Já é difícil se motivar para sair do sofá; mais complicado ainda é fazer uma atividade de que você não goste. Ninguém tem obrigação de correr ou malhar: experimente diferentes tipos de exercícios e veja qual deles você mais gosta de praticar, recomenda Vera.

iFood contra o sedentarismo

Para motivar seus colaboradores a se mexer, o iFood adotou, em 2019, um app criado pela VIK que usa a gamificação para animar grupos a se exercitar. Começou assim: uma vez por ano, um novo desafio é criado, com duração de 90 dias.

Os grupos de pessoas que atingem seus objetivos ganham bônus que podem virar prêmios como desconto para comprar material esportivo. Além disso, quanto mais se exercitam, maior é a doação para uma ONG escolhida pela empresa.

“O app ajuda as pessoas a se motivarem entre elas para cumprir os objetivos dos desafios”, comenta Vera, acrescentando que 1.500 funcionários aderiram à iniciativa —e seguiram firmes mesmo durante a pandemia. “Fez tanto sucesso que agora fazemos dois desafios por ano.”

Com a retomada gradual do trabalho na sede da empresa, uma nova iniciativa adotada em março de 2022 foi a de disponibilizar personal trainers para orientar os colaboradores a fazer exercícios —como ioga, basquete e zumba. “É uma boa para quem quer chegar mais cedo ou sair mais tarde para fugir do trânsito”, diz Vera.

Leia mais:

Esse conteúdo foi útil para você?
SimNão

Publicações relacionadas