Ação em Fortaleza recolhe 8 toneladas de recicláveis no Réveillon

Projeto Re-ciclo, apoiado pelo iFood, convoca 350 catadores locais para limpar a praia durante a festa; confira a galeria

Ano novo, praia limpa. Na orla de Fortaleza, a virada veio na onda da sustentabilidade. Um grupo de 350 catadores de associações locais e também autônomos recolheram oito toneladas de resíduos recicláveis durante os eventos de Réveillon nos dias 30 e 31 de dezembro.

A iniciativa fez parte do projeto Re-ciclo, uma plataforma gratuita de coleta de recicláveis da prefeitura de Fortaleza que conta, além do iFood, com as parcerias da startup Solos e da Ecofor Ambiental.

Do total coletado, 64% foram de resíduos de vidro, 17% de alumínio, 15% de plásticos e 4% de papelão, segundo a prefeitura de Fortaleza. Cada catador ganhou, em média, R$ 660 pelos dois dias de trabalho, o dobro do valor que eles costumam arrecadar por mês.

Para incentivar a conscientização sobre a destinação correta do lixo, 40 pontos de descarte foram instalados ao longo da área ocupada pelos festejos do Réveillon de Fortaleza. Nesses locais, havia sinalização sobre o manejo adequado de cada tipo de resíduo.

Todo o material recolhido foi alocado em duas centrais de reciclagem montadas no aterro da Praia de Iracema. Depois de separados e pesados, os resíduos foram encaminhados para o galpão das associações de reciclagem.

O saldo sustentável das festividades não para por aí. Para cada tonelada recolhida de resíduos recicláveis, o projeto Re-ciclo, com a participação de seus apoiadores, realizará o plantio de mil árvores. Serão, então, 8 mil no total, enriquecendo a cobertura vegetal de Fortaleza.

O que é o Re-ciclo?

O Re-ciclo surgiu em setembro de 2022. Seus objetivos são promover a coleta seletiva porta a porta em residências, bares e restaurantes em cinco bairros do município e atingir a marca de 370 toneladas de recicláveis coletados até junho de 2023.

No Re-ciclo, a coleta é feita por triciclos elétricos conduzidos por catadores de associações selecionadas para atuar no projeto para gerar maior inclusão social e aumento de renda para os catadores.

Fortaleza também foi, em setembro, a primeira cidade do país a aderir ao “Guia para Cidade Modelo em Gestão de Resíduos e Reciclagem”, publicação criada pelo iFood em parceria com a Manuia Consultoria

Resultado de uma imersão nos desafios da reciclagem de lixo no Brasil, o guia foi elaborado com base na Política e o Plano Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). A publicação passou a integrar o Programa Fortaleza Mais Verde, orientando práticas como a gestão de resíduos recicláveis em grandes cidades direcionando para um modelo que atenda à política atual.

Esse conteúdo foi útil para você?
SimNão

Publicações relacionadas