Como empresas podem contribuir com a educação digital?

O acesso a educação digital pode facilitar o aprendizado, e empresas podem impulsionar esse movimento; saiba mais.

A tecnologia é uma ferramenta importante para democratizar o acesso à educação digital e revolucionar o processo de aprendizagem

Na pandemia de Covid-19, muita gente teve que adaptar o trabalho e o estudo para o modelo remoto. Essa experiência fez muitos empregadores e instituições de ensino perceberem que o digital poderia ser muito mais do que uma ferramenta temporária ou um mero substituto para quando o presencial não fosse viável.

A possibilidade de estudar remotamente deu um novo significado às ferramentas digitais na área de educação, defende Kaan Terzioglu, CEO do VEON Group, em um artigo para a Forbes. Para ele, a possibilidade de estudar remotamente deu um novo significado para as ferramentas digitais e nos permite ver a educação sob uma perspectiva mais digitalizada e personalizada, com foco na trajetória individual de cada estudante.

Nesse sentido, Kaan diz que as lideranças das empresas podem desempenhar um papel fundamental para a educação digital —e lista quatro maneiras de fazer isso:

Democratizar a educação

O ensino remoto mostrou que as ferramentas digitais não são apenas uma distração para as aulas, e sim um recurso valioso para aumentar o acesso à educação e a novos formatos de aprendizagem. 

Enquanto mais de 72 milhões de crianças não frequentam o ensino básico ao redor do mundo, de acordo com o Humanium, é possível pensar em alternativas de acesso, por meio da internet, para democratizar o ensino, levando a sala de aula às pessoas que não conseguem frequentá-la.

Usar Realidade Aumentada

Com a internet, é possível acessar as mais diversas informações por meio de alguns cliques no smartphone. Então, os modelos de ensino tradicionais, em que professores apenas fornecem informações aos alunos, torna-se ultrapassado. 

Nesse sentido, o uso da realidade aumentada em um contexto educacional permite compreender que o ensino pode proporcionar uma experiência imersiva, por meio de dispositivos tecnológicos, como uma forma de equalizar as oportunidades oferecidas para alunos de diferentes contextos.

Investir em educação personalizada

No artigo, Kaan imagina “um mundo onde cada criança receba uma lição personalizada individualmente”, criada com a ajuda de um processo baseado em Inteligência Artificial.

Segundo o Digital Education Outlook 2021, da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), soluções híbridas, que mesclam Inteligência Artificial e contato humano, podem promover um ensino mais personalizado, por “considerar características mais abrangentes dos estudantes, como auto-regulação, motivação e emoção”.

Capacitar pessoas em tecnologia

Outras questões intrigam Kaan: como garantir que todos os países tenham acesso ao potencial de crescimento que a tecnologia traz? E como preparar as mentes criativas de cada região para aproveitar os melhores recursos disponíveis e para se tornarem líderes em tecnologia?

Ele acredita que os líderes das nações em desenvolvimento têm uma oportunidade única de transformar suas economias por meio da digitalização e investir em educação para promover a próxima geração de engenheiros de software, especialistas em IA e analistas de big data.

Kaan reforça ainda que o aprendizado ao longo da vida deve fazer parte de qualquer programa de transformação digital e se tornar parte da mentalidade das pessoas. “As empresas precisam aproveitar essa oportunidade e trabalhar com os governos para dar aos cidadãos oportunidades de aprendizado e uma porta de entrada para as habilidades necessárias para o futuro”, escreve. 

Esse conteúdo foi útil para você?
SimNão

Publicações relacionadas